Vantagens do ERP no Planejamento e Controle da Produção

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

20 de Junho de 2023

Dentro de indústrias e empresas afins, a aplicação do ERP e do Planejamento e Controle da Produção (PCP) em conjunto, pode ser uma ótima alternativa. Afinal, se individualmente já apresentam vantagens, ao integrá-los, os benefícios se somam.

A seguir, entenda um pouco melhor o PCP e o ERP, e como podem auxiliar sua indústria ou empresa correlacionada.

O que é Planejamento e Controle da Produção?

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) tem o papel de gerenciar a produção da indústria. Ou seja, por meio do departamento, a empresa consegue avaliar o número de matérias-primas, quantidade de produtos, local de produção e ordem de fabricação. Além disso, compara a prática fabril ao plano inicial.

Em resumo, o PCP ajuda no gerenciamento de uma indústria. Ele permite saber quando, onde e como produzir, para que você saiba que tudo vai funcionar de acordo com o planejamento.

Portanto, você pode investir no PCP para ter o controle da qualidade da produção industrial. Assim, a sua indústria vai melhorar a eficiência das entregas e dos produtos. Ademais, esta é uma forma de se destacar diante da concorrência, tendo uma produção e operação otimizadas e efetivas.

O PCP auxilia a indústria com o planejamento, logística, controle, execução de tarefas, sequência produtiva, etc. Então, você pode estabelecer o momento de realizar cada operação e atividade do sistema produtivo. Além disso, pode verificar se a sequência está em conformidade com a ordem de produção e com a ordem de prioridade dos pedidos. Outro ponto interessante é que, a partir do planejamento e com os dados reais em mãos, você pode elaborar análises completas, inclusive, para reformular os planos e controles.

O que é ERP?

A plataforma ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) como o próprio nome sugere é um sistema que auxilia as empresas com os processos corporativos, por meio da integração e automatização.

Sendo assim, trata-se de um sistema que busca otimizar a produtividade e aumentar os lucros da sua empresa, com o uso de tecnologia de ponta. Com o software, você pode integrar os diferentes departamentos do seu negócio, do chão de fábrica às áreas administrativas.

Com isso, é possível ter uma visão completa do que acontece em tempo real, gerando relatórios e análises que guiam a tomada de decisão dos gestores.

Existem ERPs específicos para a indústria, incluindo soluções que facilitam a produção industrial, a gestão de estoque e a logística. 

Conheça o ERP no nosso artigo:

Quando o ERP e PCP se unem dentro da indústria, nos computadores do chão de fábrica, o negócio ganha agilidade nos processos. Veja algumas vantagens dessa integração!

Benefícios ao integrar o ERP e o Planejamento e Controle da Produção

Automatização de processos

Certamente, a automatização é um dos principais benefícios do ERP, já que ao utilizar a plataforma, a equipe ganha tempo e poupa esforço em atividades manuais e repetitivas. Dessa forma, o time pode focar em outras atividades do PCP.

Informações de fácil acesso

Outra vantagem ao usar o ERP é que os departamentos podem compartilhar informações da indústria dentro de um único sistema. Portanto, controle os recursos da empresa e compartilhe com o comercial, com a produção e demais áreas necessárias. Os dados além de fácil acesso, trazem agilidade aos procedimentos. Por exemplo, se você atualizar uma informação no sistema, esse dado é atualizado automaticamente para os outros setores dentro da plataforma.

Padronização de dados

A organização do departamento de Planejamento e Controle da Produção também melhora com o ERP, pois o software auxilia na padronização de informações. Ter um mesmo software para os dados corporativos facilita a uniformização de arquivos, assim, auxiliando na comunicação entre os setores.

Aumento do fluxo de materiais na linha de produção

Quando você une o ERP ao PCP, pode otimizar o fluxo de materiais na linha de produção, uma vez que o sistema pode auxiliar nas previsões de demanda. Assim, o seu chão de fábrica fica mais organizado com o auxílio da tecnologia, aumentando a produtividade e os seus lucros.

Antecipação de situações de risco com custos

Como o ERP integra todas as áreas do negócio, a análise de dados também fica mais assertiva. Por isso, você consegue antecipar situações de risco por meio da verificação do andamento da produção e cruzamento de dados com outras áreas, como a gestão de estoque. Desse modo, é possível fazer a previsão de situações de risco e projetar os possíveis custos, tendo como base a documentação da área financeira, que também faz parte do sistema.

Avaliação da necessidade de matérias-primas

O ERP também colabora com o gerenciamento de matérias-primas que são importantes para a produção. Desse modo, ele também pode conter o módulo de WMS, uma solução para a gestão de armazéns. Nesse sentido, você pode se antecipar em relação à necessidade de novas aquisições e garantir que nenhum insumo fica parado por muito tempo.

Redução de desperdícios

O uso da tecnologia na indústria garante a redução de desperdícios. Afinal, mesmo com uma ótima equipe, podem acontecer erros devido a falhas humanas em tarefas repetitivas. Ao automatizar processos e analisar a gestão de materiais em tempo real, você pode contar com a ajuda do sistema para minimizar gastos operacionais, identificar gargalos com mais facilidade, evitar problemas na gestão de estoque, entre outras questões.

Conheça o Viasoft Korp ERP

O Viasoft Korp ERP é um sistema de gestão que nasceu na indústria. Por isso, entendemos as suas preocupações com o chão de fábrica e os demais departamentos. 

Contar com uma solução específica para o seu segmento é a virada de chave que você precisa para melhorar os resultados e aumentar o lucro do seu negócio.

Isso porque o ERP conta com módulos específicos que podem impulsionar o Planejamento e Controle da Produção. Desse modo, você pode unir uma série de áreas e processos, como:

  • Vendas;
  • Compras; 
  • Planejamento de produção (MRP I e II); 
  • Sequenciamento de produção (APS); 
  • Engenharia; 
  • Manutenção; 
  • Qualidade, fiscal/contábil; 
  • Logística da empresa, entre outros.

Se você deseja dar o próximo passo para a sua indústria, rumo à transformação digital, saiba mais sobre o Viasoft Korp ERP.

Fale com um consultor e agende uma demonstração!

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Economia Circular na Indústria: Inovação e Impacto

17 de julho de 2024

Continuar lendo

O que é Montagem Industrial? Saiba tudo sobre!

15 de julho de 2024

Continuar lendo