Como evitar desperdícios na produção industrial?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

20 de Junho de 2023

Evitar desperdícios na produção é uma pauta bastante discutida tanto nas indústrias quanto em outros segmentos de mercado. Realizar uma gestão de materiais adequada e estruturada gera rentabilidade, venda, empregos e soluções em diversas áreas.

Então, quando a produção industrial está com problema em relação ao planejamento e desperdícios, isso pode provocar várias consequências. Por exemplo: impactos no consumo, desemprego, escassez de produtos no mercado, entre outros.

Veja, no artigo, o que causa o desperdício e as principais soluções!

O que causa o desperdício na produção industrial?

O desperdício representa prejuízo, o que pode significar uma grande quantia de dinheiro e material perdidos. Por isso, o tema merece atenção e um cuidado especial. Veja alguns fatores que geram desperdícios nas indústrias: 

  • Superprodução, 
  • Grande quantidade de defeitos,
  • Estoque lotado, movimentação 
  • Desnecessária de materiais, etc.

Todos esses fatores podem prejudicar o negócio. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI),os custos subiram para 8,6% das indústrias no terceiro semestre de 2020 e 68% das indústrias brasileiras têm dificuldade de obter insumos, devido à alta nos preços.

Nesse contexto, tomar medidas como a otimização dos estoques se tornou uma medida fundamental para reduzir os desperdícios.

O conceito de lean manufacturing visa trazer mais eficiência à indústria, com a menor quantidade de recursos possível.  Por isso, ela ajuda a identificar as causas do desperdício no seu negócio. Conheça algumas possibilidades!

Matéria-prima em excesso

O excesso de matérias-primas e ferramentas também pode ser uma causa de desperdícios, representando gastos desnecessários para a empresa. Além disso, influenciam na necessidade de maior ocupação do espaço e pode até atrapalhar manutenções.

Tempo de espera

Algumas causas também podem se relacionar com o tempo, como no caso de burocracias ou problemas nos processos. Portanto, busque otimizar processos e manter a organização na produção.

Deslocamentos de colaboradores e materiais

A falta de planejamento nos layouts da fábrica pode gerar problemas no deslocamento de colaboradores, equipamentos e materiais. Afinal, não é produtivo precisar gastar tempo de locomoção todos os dias para realizar suas tarefas dentro de um mesmo espaço de trabalho. Por isso, é importante investir na organização dos fluxos de produção para otimizar o espaço.

Alto volume de produção

Quando se produz mais do que o necessário, você corre o risco de criar desperdícios na indústria. O estoque parado também significa perda de dinheiro. Desse modo, tome cuidado com produtos que não podem ser armazenados por um longo período, pois correm o risco de se tornarem obsoletos.

Dicas para evitar desperdícios na produção industrial

Confira, a seguir, 5 dicas para evitar desperdícios na produção industrial:

1 – Realize o mapeamento da cadeia produtiva

Evitar desperdícios na fábrica é tão importante quanto implementar estratégias de venda. Sendo assim, os gestores precisam controlar e gerir o negócio periodicamente. A equipe deve unir informações e dados para conferir as fases que precisam de correções e arrumá-las de modo ágil.

As análises fazem parte do cuidado com os processos corporativos. Portanto, objetivando angariar o máximo de dados contidos nos setores empresariais, retirar relatórios atualizados e entender a real situação da capacidade produtiva, conte com um sistema ERP. O software além de permitir a integração de informações, possibilita a visualização de relatórios completos em tempo real, a comparação de períodos, entre outras vantagens.

2 – Diminua e elimine os defeitos

Materiais com defeitos causam mais custos, por conta de retrabalho. Afinal, os colaboradores e máquinas ficarão mais tempo produzindo, a fim de criar as unidades corretamente. Além disso, mais matérias-primas serão consumidas para formar o produto, sem falar naqueles materiais descartados por defeito.

Processos ineficientes, qualidade precária de materiais e a não qualificação de profissionais contribuem para os defeitos e desperdícios dentro das indústrias. Nesse sentido, planeje os processos operacionais para cada máquina, padronize algumas atividades e sempre busque a evolução dos procedimentos.

3 – Sem excessos para evitar desperdícios na produção

Ao produzir bem mais do que o necessário, há o desperdício de produtos acabados no estoque. Dependendo do item, é possível guardá-lo por um certo tempo, porém aqueles com um curto prazo de validade, precisarão ser descartados. Esses produtos criam custos de estocagem para a empresa, sem necessidade.

De modo geral, a superprodução ocorre pela falta de previsão nas vendas, ou ainda, por problemas no planejamento e controle da produção.

4 – Estoque enxuto

As compras excessivas, que vão além do potencial de produção ou venda, fazem com que mercadorias acumulem e formem um grande estoque, sem saídas.

Esse excesso ocasiona gastos às fábricas, espaços de armazenagem ocupados e há a necessidade de constantes inventários de estoque. Além disso, pode originar perdas de materiais.

5 – Elimine a movimentação desnecessária

A fim de evitar desperdícios na produção industrial, elimine a movimentação desnecessária no chão de fábrica. Isto é, as equipes precisam de um bom layout na empresa para uma produção eficiente.

Dessa maneira, diminui-se os deslocamentos entre estoques e o setor de produção. Além do mais, o layout adequado auxilia os veículos a se movimentarem rapidamente dentro do armazém.

Sistema APS para evitar desperdícios na produção

O sistema APS, ou Planejamento Avançado de Produção, é uma ferramenta que analisa o planejamento, priorizando as principais tarefas e otimizando a produção. Desse modo, facilita a redução de recursos, melhorando toda a cadeia de produção e o fluxo de processos.

Quando as demandas da indústria aumentam, fica mais difícil priorizar as entregas. Portanto, o sistema APS ajuda os gestores a tomarem as melhores decisões, de modo a aumentar a produtividade de toda a equipe. Além disso, o APS garante vários benefícios, como:

  • Nivelamento dos recursos ao mesmo tempo;
  • Estipulação da prioridade do processo produtivo;
  • Melhoria no nível de utilização das máquinas;
  • Redução dos tempos de setups;
  • Otimização da comunicação entre os departamentos;
  • Diminuição das horas extras, etc.

Esse sistema pode se integrar ao Viasoft Korp ERP, o software de gestão especializado em indústria. Saiba mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo:

As empresas que desejam dar um passo à frente no mercado, precisam investir em tecnologias que garantem que a produtividade aumenta junto com o crescimento do negócio. Por isso, investir em um ERP é uma escolha importante para o futuro da sua indústria.

Quer reduzir o desperdício na sua fábrica? Saiba mais sobre o Viasoft Korp ERP!

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

EIP: tudo sobre Enterprise Intelligence Platform

03 de junho de 2024

Continuar lendo

Kaizen: o que é e como aplicar na indústria

24 de maio de 2024

Continuar lendo