Dentro de indústrias e empresas afins, a aplicação do ERP e do Planejamento e Controle da Produção (PCP) em conjunto, pode ser uma ótima alternativa. Afinal, se individualmente já apresentam vantagens, ao integrá-los, os benefícios se somam.

A seguir, entenda um pouco melhor o PCP e o ERP, e como podem auxiliar sua indústria ou empresa correlacionada.

O que é Planejamento e Controle da Produção?

Tem o papel de gerenciar a produção da indústria. Ou seja, por meio do departamento, a empresa consegue avaliar o número de matérias-primas, quantidade de produtos, local de produção e ordem de fabricação. Além disso, compara a prática fabril ao plano inicial.

Portanto, tenha o controle da qualidade da produção industrial. Assim, melhorando a eficiência das entregas e dos produtos. Destaque-se diante da concorrência com a ajuda do PCP, tendo uma produção e operação otimizadas e efetivas.

O PCP auxilia a indústria com o planejamento, logística, controle, execução de tarefas, sequência produtiva, etc. Então, estabeleça o momento de realizar cada operação e atividade do sistema produtivo. Além disso, verifique se a sequência está em conformidade com a ordem de produção e com a ordem de prioridade dos pedidos. Outro ponto interessante é que, a partir do planejamento e com os dados reais em mãos, você pode elaborar análises completas, inclusive, para reformular os planos e controles.

O que é ERP?

A plataforma ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) como o próprio nome sugere é um sistema que auxilia as empresas com os processos corporativos, por meio da integração e automatização.

Quando o ERP e PCP unem-se dentro da indústria nos computadores do chão de fábrica, o negócio ganha agilidade nos processos. Veja algumas vantagens dessa integração:

Benefícios ao integrar o ERP e o Planejamento e Controle da Produção

Automatização de processos

Certamente, a automatização é um dos principais benefícios do ERP, já que ao utilizar a plataforma, a equipe ganha tempo e poupa esforço em atividades manuais e repetitivas. Dessa forma, o time pode focar em outras atividades do PCP.

Informações de fácil acesso

Outra vantagem ao usar o ERP é que os departamentos podem compartilhar informações da indústria dentro de um único sistema. Portanto, controle os recursos da empresa e compartilhe com o comercial, com a produção e demais áreas necessárias. Os dados além de fácil acesso, trazem agilidade aos procedimentos. Por exemplo, se você atualizar uma informação no sistema, esse dado é atualizado automaticamente para os outros setores dentro da plataforma.

Padronização de dados

A organização do departamento de Planejamento e Controle da Produção também melhora com o ERP, pois o software auxilia na padronização de informações. Ter um mesmo software para os dados corporativos facilita a uniformização de arquivos, assim, auxiliando na comunicação entre os setores.

Confira outras vantagens ao unir o ERP e PCP: possibilidade de aumentar o fluxo de materiais na linha de produção; antecipar situações de risco com custos; avaliar a necessidade de matérias-primas; redução de desperdícios; minimização de gastos operacionais; entre outros.

Entenda as possibilidades do Viasoft Korp ERP, clique aqui.
Se preferir, converse com um de nossos consultores sobre o sistema.