Sistema integrado de gestão: para que serve?

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

17 de Novembro de 2022

Você já ouviu falar no uso de sistema integrado de gestão na indústria? O software, em resumo, é um meio para integrar os vários setores da sua empresa em lugar só, facilitando a gestão e otimizando processos.

Uma pesquisa da Computer Weekly afirma que a opção por um sistema como o ERP é considerada um investimento prioritário por 53% dos tomadores de decisão entrevistados. Afinal, em um mundo que exige ações ágeis, as empresas precisam organizar as suas informações de maneira eficaz.

Os sistemas chegam justamente para isso. Ao adotar uma solução tecnológica, você centraliza os processos e visualiza os dados com assertividade. Neste artigo, explicaremos o que é sistema integrado de gestão e quais os principais tipos que a sua empresa pode contratar. Vamos lá?

O que é sistema integrado de gestão?

Um sistema integrado de gestão (SIG) integra informações internas de uma organização, mas também dos seus stakeholders. Sendo assim, possui o objetivo de sistematizar as informações e os processos em um só lugar, para que o trabalho se torne mais ágil e eficiente.

Ao contrário do que muitos pensam, sistema integrado de gestão não é apenas o ERP (Enterprise Resource Planning). Portanto, trata-se de uma categoria de soluções que gerenciam fluxos de informações, que abordaremos adiante.

Quais as vantagens de implementar um sistema integrado de gestão?

A indústria que opta por implementar um sistema integrado de gestão conta com uma série de benefícios. Em primeiro lugar, processos que antes eram manuais e ocupavam muito tempo da atenção humana são automatizados. Assim, os colaboradores podem focar em atividades que, de fato, demandam a sua atenção.

Outra vantagem é a confiabilidade. Trazer a tecnologia para centralizar cálculos que antes eram realizados em múltiplas planilhas garante mais segurança às informações da sua empresa. Além disso, riscos podem ser detectados com mais antecedência, tendo em vista a facilidade da visualização de dados.

Conheça outros benefícios do sistema integrado de gestão: 

  • Controla o inventário de estoque;
  • Reduz erros nos diversos setores da empresa;
  • Padroniza processos;
  • Acelera a tomada de decisões;
  • Aumenta a produtividade.

Quais são os principais tipos de sistema integrado de gestão?

sistema-integrado-de-gestãoExiste uma variedade de sistemas integrados de gestão disponíveis no mercado. Por isso, vale conhecer cada um deles e descobrir quais combinam com as demandas da sua indústria.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O ERP é um dos sistemas integrados de gestão mais conhecidos. Ele integra os processos internos de uma empresa, para garantir a efetividade das operações. Sendo assim, o sistema engloba diferentes áreas, como vendas, compras, recursos humanos, além de MRP I e MRP II.

Leia também: Descubra o que é MRP e como aplicar na sua empresa

Customer Relationship Management (CRM)

O CRM é um software de gestão que facilita as operações da área comercial, conectando marketing e vendas. Desse modo, gerencia as informações que concernem os relacionamentos com clientes para aumentar a receita e alcançar excelência nas entregas. Afinal, o relacionamento com o cliente é uma importante demanda das indústrias 4.0 e 5.0.

Business Intelligence (BI)

O business intelligence não é exatamente um sistema, mas um processo de coleta e compartilhamento de dados que se beneficia de softwares de gestão. Dessa forma, provê análises que ajudam na gestão de uma empresa. 

A fim de chegar a tal resultado, o sistema organiza os indicadores de desempenho de uma forma similar a outras metodologias, inclusive, o balanced scorecard.

Product Lifecycle Management (PLM)

O PLM gerencia o ciclo de vida de um produto, desde a sua concepção até o descarte. Portanto, a ideia é visualizar um ciclo 360º em relação a tudo o que acontece com um produto específico. A solução vem sendo incorporada aos processos do ERP.

Leia também: O que é PLM e por que aplicá-lo em conjunto com o ERP

Ainda existem outros sistemas que integram a gestão de processos em empresas, como soluções voltadas à supply chain e à gestão de conhecimento. O universo dos sistemas integrados de gestão envolve uma série de soluções que aumentam a produtividade e está em expansão.

Como implementar um sistema integrado de gestão na sua indústria?

Após conhecer as principais soluções disponíveis no mercado, você precisa se atentar a algumas etapas para implementar o sistema integrado de gestão. A sua equipe vai precisar:

  • Planejar o projeto;
  • Escolher o fornecedor;
  • Criar o cronograma de implementação;
  • Treinar a equipe que utilizará o sistema;
  • Avaliar e monitorar os resultados;

Outro aspecto relevante é pensar nos módulos que vão integrar o software. Desse modo, alguns módulos comuns que podem ser contratados envolvem os setores relevantes para a sua empresa. Alguns módulos comuns são:

Sendo assim, dependendo da empresa fornecedora, o sistema de gestão pode ser customizado de acordo com as necessidades do seu negócio. A Korp, por exemplo, conta com uma série de módulos que podem ser combinados para garantir a eficiência da sua indústria. Com uma escuta atenta às necessidades do cliente, nossa equipe constrói a implementação da solução, garantindo a produtividade da sua produção e processos administrativos.

Nós contamos em detalhe como acontece a implementação de um ERP da Korp no nosso blog. Se você deseja conhecer o assunto em profundidade, leia o artigo aqui!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

Metodologia Scrum: Guia Completo

18 de junho de 2024

Continuar lendo

PODC: o que é e como aplicar

10 de junho de 2024

Continuar lendo