4 ferramentas que podem agregam valor na gestão industrial

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

23 de Agosto de 2023

Como está a gestão industrial da fábrica em que você trabalha? Caso o andamento das rotinas não esteja como deveria, saiba que há ferramentas de gestão que ajudam gestores e equipes com o planejamento e organização de processos e, consequentemente, impactam positivamente nos resultados.

Algumas indústrias, especialmente, as novas, mantêm certas informalidades e não têm uma organização efetiva no momento de usar as ferramentas de gestão. Entretanto, ao longo do tempo e conforme o tamanho do negócio, a organização é necessária para a saúde da empresa. Afinal, como gerir colaboradores, tarefas, máquinas, manutenções, prazos, estoque, entre outros trabalhos, se não houver um plano bem definido?

Veja a seguir, ótimas ferramentas para aplicar na gestão industrial:

5W2H

O 5W2H auxilia no desenvolvimento de projetos e gestão, assim, melhorando a execução de iniciativas por meio de um checklist, que tem foco na implementação rápida e assertiva de cada processo.

Ele pode aparecer em várias situações, como a realização de planejamento orçamentário e estratégico, assim como auxiliar o setor de recursos humanos, entre outros.

A nomenclatura 5W2H tem base nos 7 aspectos que direcionam essa metodologia. São eles:

What = O que?
Nessa questão, a equipe deve responder quais atividades serão realizadas.
Why = Por que?
Aqui, o objetivo é responder quais são os objetivos do projeto.
Where = Onde?
E aí, onde as tarefas serão concretizadas e realizadas?
When = Quando?
Nessa pergunta, a atenção está voltada a estabelecer o cronograma de atividades.
Who = Quem?
Essa é a hora de definir os responsáveis pelo projeto e quem estará envolvido em cada processo.
How = Como?
Dentro desse trabalho, qual será a metodologia adotada? Pense em como o projeto será posto em prática.
How much = Quanto?

E, por último, mas não menos importante: quais serão os custos e recursos para o desenvolvimento desse projeto?

Em seguida, após responder todas essas questões junto aos envolvidos, é hora de colocar a mão na massa. Ou seja, essa ferramenta de gestão é o ponto de partida para fundamentar os processos na indústria. Bora?

Ciclo PDCA

PDCA significa Plan, Do, Check, Act. Então, ao traduzir para o português, temos: Planejar, Fazer, Checar e Agir. 

Sendo assim, o seu objetivo é entender como surge um problema e como podemos solucioná-lo. Portanto, trata-se de um processo que foca em entender as causas de um problema.

A ferramenta visa melhorias contínuas em processos. Isto é, um recurso que permite planejar ações e colocá-las em prática. Além disso, minimiza erros e problemas. Sem falar que ajuda nas resoluções de situações e análise de resultados.

Aliás, esse método é democrático, pois é aplicável em qualquer tipo de indústria e com diferentes maneiras de execução.

Outro benefício ao utilizar o Ciclo PDCA é que otimiza os processos industriais, deixando-os mais ágeis e precisos.

Análise SWOT

Certamente, a Análise SWOT é um excelente instrumento que já ajudou e ajuda milhares de empresas, no mundo todo. Ela é uma abreviação das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português, chama-se “análise FOFA”.

Mediante a clássica ferramenta da Administração, pontue os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o negócio.

Sendo assim, seu propósito é avaliar os ambientes interno e externo, para entender os principais passos a serem tomados.

Você tem interesse em entender melhor esse recurso? Então, acesse nosso artigo: Análise SWOT: avalie as forças e fraquezas da sua indústria.

ERP em ação na gestão industrial

Além dessas ferramentas, há outros métodos recomendados para aplicação na gestão industrial, como: Análise KPI, Canvas, entre outros.

Mas, nenhuma dessas metodologias funcionará a longo prazo sem informações seguras e atualizadas sobre os departamentos da sua empresa. Portanto, contar com um sistema ERP é recomendável. Por quê? Primeiro, porque o software é uma ferramenta de gestão primordial dentro da indústria, e depois, porque todas as outras metodologias melhoram ao ter à disposição o sistema ERP com dados “frescos” sobre a atual situação da indústria.

O Viasoft Korp ERP, por exemplo, ajuda sua empresa com a organização e integração de informações e processos industriais. Isto é, tudo que você precisa saber sobre a empresa, estará facilmente acessível em uma plataforma centralizada. Saiba mais sobre as possibilidades do Viasoft Korp ERP, clique aqui.

Quer aprender mais sobre as ferramentas de gestão? Continue lendo o blog Korp:

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Metodologia Scrum: Guia Completo

18 de junho de 2024

Continuar lendo

PODC: o que é e como aplicar

10 de junho de 2024

Continuar lendo