ERP on cloud: o que é e como funciona?

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

PUBLICADO EM:

05 de julho de 2023

O ERP on cloud é o sistema de gestão integrada que você acessa na nuvem, facilitando a rotina de trabalho. Por isso, o software oferece soluções avançadas em tecnologia para o seu negócio, permitindo que toda a equipe trabalhe pela internet.

Investir em um ERP é uma medida para digitalizar o seu negócio e aumentar a sua lucratividade. Em um estudo realizado pelo IIEE (Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos),em torno de 40% dos entrevistados afirmaram que a computação em nuvem é a principal tendência em tecnologia de 2023.

Sendo assim, você precisa conhecer este tema que está cada vez ganhando mais relevância na indústria, para otimizar a sua empresa e melhorar os resultados.

No artigo, vamos explicar o que é o ERP on cloud, a sua diferença em relação ao ERP local e os seus principais benefícios. Vamos lá?

O que é ERP cloud ou em nuvem?

Em primeiro lugar, o termo Enterprise Resource Planning (ERP) surgiu na década de 1990 para nominar o software que gerencia e automatiza os processos de uma empresa de maneira global. Em português, traduz-se como Planejamento de Recursos Empresariais e este nome reflete o seu propósito de gerir todas as áreas do negócio, de finanças à produção.

No final do século XX, todos os ERPs eram on premise, ou seja, implementados nos servidores dos clientes. Desse modo, você precisava contar com um data center para usufruir da solução. A partir dos anos 2000, surgiu o cloud ERP, facilitando a oferta do produto.

O Cloud ERP é um sistema para o planejamento de recursos empresariais que você acessa pela internet. Dessa forma, ele vai se hospedar na plataforma de computação em nuvem de um servidor, sendo um “software como serviço”, ou SaaS.

Como os clientes não são seus proprietários, também podem alugar a solução por meio de uma assinatura anual ou mensal. Isso também reduz custos com hardware, uma vez que o fornecedor realiza a manutenção, atualizações do aplicativo e armazenamento dos dados.

Qual é a diferença entre ERP na nuvem e ERP local?

erp-on-cloud

A diferença é que o ERP local tem a instalação física no hardware e nos servidores da empresa como principal característica. Então, você precisa ter uma equipe de TI para o administrar. Por outro lado, o ERP na nuvem é online e você paga uma assinatura para terceirizar os serviços de manutenção.

Em 2020, o mercado de Cloud ERP atingiu cerca de US$44 bilhões e a projeção é que esse valor aumente para US$141 bilhões em 2028.

Além disso, uma pesquisa da Panorama Consulting Group demonstrou que 63% das empresas preferem o ERP cloud em contraponto ao ERP local.

Mas como funciona essa solução? Continue a leitura para entender.

Como funciona o ERP Cloud?

O ERP na nuvem possui alguns componentes principais para funcionar, e vamos explicá-los a seguir.

O primeiro é a aplicação, uma seção em que se inserem as informações que a sua empresa vai utilizar durante as operações.

O segundo é o banco de dados, que consiste no local de armazenamento dos dados para uso futuro.

Por fim, o framework, ou seja, uma camada personalizável, para o gestor customizar a ferramenta de acordo com as suas necessidades.

Ademais, o fato de funcionar pela internet permite que a sua equipe seja mais ágil na adaptação a mudanças. Os ERPs on premise não conseguem acompanhar o mesmo ritmo, pois exigem estruturas mais complexas.

Veja algumas características do ERP na nuvem:

  • Acesso via internet;
  • Colaboração e compartilhamento entre pessoas e projetos;
  • Infraestrutura na nuvem, intermediada pelo fornecedor;
  • Atualizações e manutenção são responsabilidades do fornecedor;
  • Armazenamento de dados na nuvem;
  • Medidas de segurança para proteção de dados, como criptografia, autenticação de usuários, firewall e backups periódicos.
  • Personalização para atender às demandas de cada organização.
  • Escalabilidade para se adaptar às mudanças nas necessidades do negócio.

Sendo assim, o ERP cloud impulsiona empresas em desenvolvimento, automatizando processos de maneira inteligente para a inovação do modelo de negócios. Para isso, o software de gestão fornece diversos módulos e funcionalidades para atender às necessidades da empresa.

Quais são os tipos de Cloud ERP?

Nem todas as opções de nuvem são iguais. Por isso, você precisa conhecer as características de cada tipo antes de optar pela melhor solução para a sua empresa. Confira os diferentes tipos de ERP na nuvem disponíveis:

  • Multilocatário: você compartilha a arquitetura de rede com vários clientes do fornecedor, que se responsabiliza pelas atualizações e segurança. Nesse caso, os dados de uma organização são inacessíveis para outra, mas é uma opção com menores possibilidades de personalização.
  • Locatário: os dados são armazenados em servidores privados, permitindo maior controle sobre o ambiente com a desvantagem dos custos mais elevados. 
  • Nuvem pública ou privada: o modelo multilocatário geralmente usa a nuvem pública, enquanto no privado, os usuários utilizam uma Rede Virtual Privada (VPN).
  • Nuvem híbrida: combinação entre nuvem privada e pública, oferecendo mais flexibilidade e as principais vantagens dos dois modelos.

O ERP na nuvem é seguro?

Em um contexto cibernético, é muito válido perguntar se o ERP na nuvem é seguro. Afinal, nenhum sistema é livre de riscos de invasão. Porém, a implementação e o gerenciamento fazem toda a diferença.

Desse modo, o Cloud ERP é seguro quando seu fornecedor realiza todas as atualizações de segurança necessárias, como o armazenamento adequado na nuvem, a realização de backups regulares e frequentes e o suporte técnico para garantir que tudo seja cumprido.

Quais são os benefícios do ERP on cloud?

Segurança

Como a segurança é responsabilidade do fornecedor, você não precisa investir tempo e dinheiro em uma infraestrutura interna de TI. Assm, suas informações sigilosas vão estar seguras ao contar com um ERP on cloud.

Mobilidade

O ERP na nuvem garante maior mobilidade à sua equipe. A pandemia da Covid-19 demonstrou o despreparo das organizações no enfrentamento a crises. Sendo assim, o investimento em tecnologia possibilita a produtividade e o trabalho em home office, evitando os prejuízos ao seu negócio.

Redução de custos

Antes de investir em um sistema integrado de gestão, é importante se atentar ao fator econômico. Nesse sentido, o ERP on cloud possui uma grande vantagem, pois proporciona a redução de custos desde a fase inicial. Isso porque a implantação é mais simples e não há a necessidade de manutenções periódicas.

Controle dos processos do negócio

Assim como outras ferramentas de gestão empresarial, o ERP na nuvem permite a centralização das informações de todos os departamentos em um único local. Com isso, os gestores podem tomar decisões com mais assertividade e agilidade.

Vale a pena investir em um ERP on cloud?

Para entender se vale a pena investir em um ERP on cloud, você precisa avaliar com cuidado as necessidades do seu negócio. Por isso, vamos mostrar alguns setores que se beneficiam com a ferramenta:

  • Logística: facilita o gerenciamento do transporte, distribuição, entrega, rastreamento e devolução.
  • Recursos humanos: agiliza várias tarefas, como o cadastro de funcionários, folha de pagamentos, ponto eletrônico, entre outros.
  • Financeiro: automatização de tarefas para o controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, impostos, além dos relatórios financeiros.
  • Comercial: gerenciamento do cadastro de clientes, pedidos de venda, contratos, além da integração com plataforma de CRM.
  • Produção: otimização do chão de fábrica, com planejamento de recursos da produção (MRP), controle de estoque, entre outras funções.

Conheça o ERP on cloud da Korp

O ERP na nuvem é uma solução em ascensão, que possivelmente já está sendo utilizada por vários dos seus concorrentes. Com o sistema, você pode acelerar a sua transformação digital, com flexibilidade à medida que surgem novas oportunidades. 

Se você está em busca da solução, precisa conhecer o nosso ERP na nuvem. O Viasoft Korp ERP também possui uma versão on cloud, para você armazenar seus dados em servidores externos com segurança.

Os nossos servidores na nuvem contam com a parceria da Oracle, uma das maiores empresas em cloud computing do mundo. Esta tecnologia de última geração garante a execução de aplicativos com agilidade e segurança, por um ótimo custo benefício. Sendo assim, você se beneficia com ambientes de alto desempenho para desempenhar todas as suas cargas de trabalho, com segurança de dados.

O Viasoft Korp ERP tem seu foco na indústria, proporcionando soluções específicas para os segmentos industriais, do chão de fábrica à logística.

Conheça agora os módulos e funcionalidades do Viasoft Korp ERP!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

Quando devo trocar de ERP?

19 de outubro de 2023

Continuar lendo

Implantação de ERP: conheça o passo a passo

03 de julho de 2023

Continuar lendo