CRM para indústria: por que ter e como escolher?

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Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

21 de Março de 2023

Um CRM para indústria se torna uma ferramenta essencial para garantir um relacionamento impecável com os seus clientes. Atingir padrões de excelência no atendimento é uma das principais metas de um departamento de vendas, mas, para atingir o objetivo, a equipe precisa contar com a estrutura e tecnologia necessárias.

Neste artigo, vamos explicar o que é o CRM, os seus benefícios e os pontos que você precisa levar em consideração na contratação da ferramenta. Vamos lá?

O que é CRM? 

CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente que visa maximizar o valor do cliente e, consequentemente, a rentabilidade da empresa. 

Portanto, o objetivo do CRM é coletar e analisar dados sobre o cliente para entender suas necessidades e desejos, permitindo que a empresa crie relacionamentos mais eficazes e personalizados.

As empresas usam sistemas de CRM para coletar e armazenar informações sobre seus clientes, incluindo suas compras, histórico de atendimento, preferências e comportamentos. Então, esses dados são analisados para identificar tendências, oportunidades de vendas adicionais e para criar campanhas de marketing mais eficazes.

Os sistemas de CRM podem ser usados em empresas de qualquer segmento e em diversas áreas de cada negócio. Afinal, qualquer empresa é movida por clientes, e fazer a gestão eficiente deles deve ser uma prioridade.

Com um sistema de CRM bem implementado, as empresas podem melhorar a satisfação do cliente, aumentar a fidelidade e a retenção, e aumentar as vendas e a receita. Desse modo, o CRM também pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a produtividade dos funcionários. Você verá mais detalhes sobre as vantagens do CRM ainda neste artigo. Continue a leitura! 

CRM na indústria

Ter uma ferramenta que auxilie diretamente na gestão comercial da empresa com o cliente já é um grande diferencial de organização empresarial. Mas com o CRM certo, você ainda consegue realizar muito mais do que apenas gerir sua carteira de clientes. 

Veja na prática alguns benefícios do CRM para indústria:

Gestão de leads

Com um CRM, a indústria pode rastrear todas as interações com um lead, incluindo e-mails, chamadas, reuniões e outras atividades. 

Dessa forma, permite que a equipe de vendas crie um perfil completo do lead, facilitando a identificação de oportunidades de venda e a criação de estratégias mais eficazes.

Gestão de pedidos

Um sistema CRM pode ajudar a automatizar o processo de gerenciamento de pedidos, desde seu registro inicial até o envio e faturamento. 

Portanto, contar com uma ferramenta que realize essas atividades ajuda a indústria a agilizar o processo de vendas, reduzir erros e melhorar a satisfação do cliente.

Análise de dados

Análise de dados é um critério indispensável em indústrias competitivas. Tanto no chão de fábrica quanto nas relações comerciais, sua empresa precisa acompanhar e interpretar o fluxo de informações de forma inteligente. 

É isso que um CRM possibilita. Com ele, a indústria pode coletar e analisar dados do cliente, ajudando a identificar tendências de mercado, oportunidades de vendas e outras informações valiosas. Entenda porque esse critério é tão importante:

  • A Harvard Business Review Analytic Services mostrou que empresas que usam análise de dados para orientar a tomada de decisões têm um desempenho financeiro superior em comparação com seus concorrentes que não usam essa abordagem.

  • Outro estudo da McKinsey & Company descobriu que empresas que usam análise de dados para tomar decisões podem aumentar sua produtividade em até 60%. Além disso, empresas que usam análise de dados para tomar decisões são mais propensas a ter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

  • Segundo uma pesquisa da IBM, empresas que usam análise de dados para tomar decisões são mais inovadoras e podem obter uma vantagem competitiva significativa em relação a empresas que não usam essa abordagem.

Satisfação do cliente

Com um CRM, a indústria pode oferecer um melhor atendimento ao cliente, fornecendo uma visão completa do seu histórico, suas preferências e necessidades. 

Com isso, permite que a equipe de atendimento ao cliente ofereça soluções mais rápidas e precisas, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo o tempo de resolução de problemas.

Sendo assim, diversas empresas e instituições ao redor do mundo se dedicam a estudar os efeitos disso na satisfação do cliente. Veja os dados que comprovam:

  • 75% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que oferece atendimento personalizado. Além disso, 61% dos consumidores disseram que preferem comprar de empresas que lembram de suas preferências e histórico de compras. (Accenture)
  • 84% dos consumidores afirmam que ser tratado como uma pessoa e não como um número é muito importante para conquistar sua lealdade. (Salesforce)
  • 80% dos consumidores são mais propensos a fazer negócios com uma empresa se ela oferecer uma experiência personalizada. (Epsilon)
  • 71% dos consumidores ficam frustrados quando a experiência de compra não é personalizada. (Segment)

Coordenação entre as equipes

Com um CRM, as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem compartilhar informações de forma mais eficaz, garantindo que todos os departamentos tenham acesso aos mesmos dados e informações. 

Essa integração é essencial para garantir um atendimento mais fluido e assertivo.

Redução de custos

Contar com um CRM também pode influenciar positivamente a parte financeira da empresa. Dessa forma, a ferramenta é capaz de automatizar tarefas manuais, reduzir erros e tempo de mão de obra para realizar tarefas, além de garantir eficiência das operações.

É  importante destacar também que um cliente satisfeito e com um bom atendimento tem ainda mais chances de realizar uma compra. Por conseguinte, além de reduzir custos, o CRM também aumenta os lucros da empresa. 

Como escolher um CRM para indústria

CRM NA INDUSTRIA

Escolher a ferramenta que irá lidar diretamente com o fator mais importante da sua empresa requer uma atenção especial. Por isso, separamos algumas dicas para você se atentar na hora de escolher o CRM ideal para a sua indústria.

  1. Identifique suas necessidades: Antes de escolher um CRM, identifique suas necessidades em termos de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Sua empresa pode precisar de recursos de gestão de vendas, suporte ao cliente, marketing ou análise de dados, por exemplo. É importante escolher um CRM que atenda a essas necessidades específicas.
  2. Considere a integração com outras soluções de negócios: O CRM escolhido deve ser capaz de se integrar com outras soluções de negócios que sua empresa usa, como o ERP, para garantir a eficiência e eficácia de seus processos de negócios.
  3. Avalie a usabilidade: O CRM escolhido deve ser fácil de usar e entender para os usuários finais. Isso garante que os funcionários possam adotar facilmente a nova solução e aumentar a produtividade.
  4. Avalie o suporte e o treinamento: Certifique-se de que o fornecedor do CRM ofereça suporte e treinamento adequados para garantir uma implantação e adoção bem-sucedidas da solução.
  5. Considere o custo: O custo do CRM é um fator importante a ser considerado, mas não deve ser o único fator. Avalie os recursos oferecidos pelo CRM em relação ao preço para garantir que esteja obtendo uma solução com um bom custo-benefício. 
  6. Avalie a segurança: O CRM deve ser seguro e garantir a proteção dos dados do cliente e da empresa.
  7. Avalie a escalabilidade: O CRM escolhido deve ser escalável e capaz de atender às necessidades em constante evolução de sua empresa.

Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil identificar o CRM ideal para o seu negócio. 

Viasoft Korp CRM

O Viasoft Korp CRM é uma solução de relacionamento com o cliente que integra inúmeras funcionalidades em uma única ferramenta.

Além disso, ele também pode ser integrado com o Viasoft Korp ERP, possibilitando a integração de toda a sua empresa de ponta a ponta. 

Conheça as possibilidades do Korp CRM: 

Gerador automático de atividades

Essa funcionalidade permite combinar filtros relacionados aos leads, contas e oportunidades para gerar atividades automáticas. 

Filtros como sem atividades, fase, segmento, região, valor, equipe ou membro da equipe e outros, auxiliam a gerar tarefas como envio de e-mails, compromissos ou ligações de uma só vez. 

Você também pode programar a geração de uma série de atividades automáticas de forma recorrente por determinado período de tempo. Assim, você gerencia as tarefas da sua equipe de venda automaticamente.

Automatização de atividades

A automatização de funcionalidades é uma solução dentro do Korp CRM que permite que o sistema trabalhe por você.

Você define acionadores (gatilhos),seleciona os filtros de dados de leads, contas (clientes e prospects) e oportunidades e define também as condições para que a ação seja ativada.

Em seguida, é só escolher quais ações deverão ser executadas conforme as condições que você pré-determinou, além de também poder definir a frequência, período de tempo e recorrência. E pronto! Seu CRM gerará ações à equipe de forma automatizada.

Proposta Comercial

O Viasoft Korp CRM tem uma solução exclusiva e completa para Propostas Comerciais. Com ela, você pode gerar ou anexar proposta, manter o histórico desses documentos e acompanhar seus status (enviados, aprovados, em negociação, etc). 

As propostas podem considerar valores específicos ou até mesmo valores recorrentes para o cumprimento de metas. 

Assista o vídeo para conhecer mais sobre o processo de proposta comercial do Viasoft Korp CRM:

Mapa comparativo de desempenho

Essa funcionalidade permite comparar o desempenho entre os membros da equipe.

Você também pode verificar se o tempo de permanência do lead ou cliente em cada etapa está dentro do ideal e monitorar se há oportunidades com a probabilidade de fechamento para que a meta seja atingida.

Além disso, você também pode analisar a produtividade de forma individual ou entre um grupo de indivíduos, sejam eles pertencentes a uma equipe interna ou externa.

Score de qualificação

O Viasoft Korp CRM conta com um sistema de Score de Qualificação. 

Com ele, é possível estabelecer critérios para a qualificação de leads e oportunidades e identificar o grau de interesse dos possíveis clientes. Dessa forma, a equipe consegue ser assertiva e investir tempo em negócios mais propícios a serem fechados. 

O score de qualificação do Korp CRM te dá todas as ferramentas para construir uma história de sucesso a partir de negócios com a persona ideal qualificada. A ferramenta também te permite fazer configurações e personalizações baseadas em variáveis que você escolher. Assim, elas receberão pontuações dentro de uma escala que criará o seu próprio sistema de score de qualificação.

Controle de atividades por Kanban

Você pode criar atividades de compromissos, tarefas, ligações e e-mails para sua equipe. Além disso, o sistema permite vincular subtarefas e apontar o tempo de execução em cada uma, quando executada. 

E o melhor? Todas essas informações aparecem de forma visual e intuitiva através de um quadro Kanban.

Relacionamento com o cliente

Monitore e gerencie as atividades que as equipes estão desempenhando com os clientes em uma única tela. Assim, você pode verificar todas as tarefas executadas, atrasadas, planejadas e o assunto tratado (com comentários, tarefas vinculadas e prioridades).

Atribua também tags para melhorar a visualização e utilize filtros para entender quais ações são recentes, modificadas e futuras. 

Além disso, analise a carga de trabalho do time para distribuir melhor a demanda da empresa.

E não para por aí, confira outras funcionalidades do Viasoft Korp CRM:

  • Agenda e ligações
  • Cadastro e importação de leads
  • Histórico de cliente
  • Funil de vendas configurável
  • Dashboard configurável
  • Gestão de documentos
  • Controle de metas
  • Envio de emails

Assista o vídeo para conhecer mais sobre a ferramenta: 

 

Como você pode ver, o CRM para indústria oferece uma gama de possibilidades para melhorar a produtividade da sua empresa.

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Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

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