Automação robótica de processos – RPA: o que é e para que serve

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

17 de Abril de 2023

Automação robótica de processos (RPA) é uma tecnologia de software simples e intuitiva de usar, a fim de automatizar processos e tarefas digitais.

Sendo assim, separamos com detalhes o que é e como funciona a implementação da automação robótica de processos RPA na sua empresa.

Continue a leitura e saiba todos os benefícios ao adquirir essa ferramenta!

O que é automação robótica de processos (RPA)?

Sabe aquela tarefa repetitiva que colaboradores da sua empresa precisam realizar diariamente? Você pode substituí-la por uma automação robótica de processos RPA, que é o uso de robôs digitais (bots) que executam essas tarefas baseadas em regras, substituindo pessoas.

Uma automação robótica de processos (RPA) permite que os usuários criem bots observando as ações digitais humanas. Dessa forma, operando em estações de trabalho independentes, onde realizam tarefas de trabalho repetitivas, ou seja, rotineiras em uma empresa. Por exemplo: movendo linhas de banco de dados para uma planilha.

Ainda que atuem individualmente em tarefas simples, esse método de trabalho com bots traz diversos benefícios para os gerenciamentos de tarefas dentro de uma empresa, podendo interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas. A diferença é que os bots RPA podem operar ininterruptamente, sem parar, muito mais rápido e com 100% de confiabilidade e precisão.

Portanto, para os processos de negócios, desempenha um papel fundamental no aumento da eficiência das operações.

Onde posso usar a automação robótica de processos RPA?

automação robótica de processos

Para todos os setores e empresas, independente do seu tamanho, a RPA é uma boa solução, pois pode passar a assumir processos rotineiros manuais, além  de poder estar funcionando em questão de minutos sem grandes burocracias.

Pela fácil aplicação da automação robótica (RPA),não existem limitações. Por isso, os robôs pré-construídos e até os robôs treinados prontos para baixar estão prontos para assumir funções como contratação e integração, ou processamento de sinistros de seguro.

Portanto, você pode adotar bots em qualquer lugar e segmento!

O que uma automação robótica de processos RPA pode fazer por mim?

A automação robótica (RPA) dá a impressão de que estamos falando de algo mecânico do trabalho, mas esses bots têm o mesmo conjunto de habilidades digitais que o trabalho humano, e até mais. Eles incluem trabalhos simples, como inserir entradas em um formulário, copiar e colar, fazer cálculos e raspar dados da web. Mas também os mais complexos, como atendimento a clientes, solução de problemas, análise de e-mails, login em programas, extração de dados de APIs, etc.

Esse tipo de automação em bots pode se adaptar a qualquer empresa, interface e fluxo de trabalho, pois uma das suas vantagens é a simplicidade. 

Por isso, confira outras vantagens da sua implementação:

  • Você não precisa trocar sistemas digitais já existentes na empresa para iniciar a automação.
  • As tarefas são realizadas do mesmo modo todas as vezes.
  • Fáceis de configurar, usar e compartilhar, por ser uma ferramenta intuitiva.
  • Um usuário final pode treinar a implantar um bot sem precisar ter habilidades de desenvolvimento.
  • Esse robô pode ser utilizado 24h por dia por um custo baixo.
  • As soluções de RPA são de pouco risco e geram um alto retorno sobre investimento.
  • Oferece uma melhor experiência ao seu cliente com retornos mais rápidos.

Como é feita a implementação da RPA?

Começar a usar a RPA é fácil, mas é válido lembrar que apenas a ferramenta de automação robótica de processos não garante o sucesso a longo prazo da sua empresa, ainda mais se for em grande escala. Então, antes de começar, é preciso que você analise com atenção a jornada de RPA.

A implantação do sistema de RPA no seu fluxo de trabalho é uma jornada a longo prazo, para criação de mudanças nos negócios, tanto em termos operacionais, quanto culturais.

Você irá precisar de uma equipe qualificada e ferramentas certas para operar. Considere também recorrer à ajuda de parceiros especialistas em RPA nessa nova jornada.

Tipos de automação robótica de processos RPA

rpa

As soluções de automação robótica de processos RPA geralmente se dividem em duas categorias: assistidas e não assistidas. Confira como funciona cada uma delas:

Automação assistida

Os bots de automação robótica são geralmente gerenciados em uma estação de trabalho, onde realizam as atividades de front-office. Desse modo, as ações precisam de supervisão humana e podem ser acionadas por eventos do sistema. 

Durante a execução da automação assistida, os usuários podem ter a ajuda dos bots para executar as tarefas normais, trabalhando sob a supervisão de um funcionário. Essas ações dos bots ajudam a simplificar o fluxo de trabalho para os humanos, dando a liberdade para estes se concentrarem em tarefas críticas e estratégias. Como, por exemplo: atender um cliente ao telefone, ou trabalhar em outros planejamentos.

Automação não assistida

Esses bots não precisam de intervenção humana, sendo assim as empresas podem implantar bots para executar funções específicas sem pagar um funcionário para realizar a tarefa ou se preocupar com a possibilidade de erros humanos que possam prejudicar o processo. 

Eles operam os dados empresariais de uma empresa em segundo plano nos servidores de back-end, podendo ser acionados por eventos ou ter uma execução de ação programada.

Por que eu devo implantar RPA na minha empresa?

Quando falamos de automação robótica de processos (RPA),só conseguimos pensar nos inúmeros benefícios que essa ferramenta tem a oferecer para as empresas. Sendo assim, a RPA traz muitos efeitos positivos após a implantação, como a redução de custos, maior precisão e velocidade de entrega.

A ferramenta continua a gerar resultado no negócio com a satisfação do cliente e disponibiliza vantagens competitivas ao liberar os colaboradores para suas funções, como resolver problemas, melhorar processos, conduzir análises e outros processos que contribuem para o maior envolvimento dos funcionários em novas oportunidades de receita.

Ao implantar o RPA na sua empresa, você terá:

  1. Mais produtividade
  2. Mais precisão
  3. Economia de custos e rápido ROI
  4. Integração entre plataformas digitais
  5. Melhor experiência para o cliente
  6. Inteligência artificial (IA) vantajosa
  7. Escalabilidade

A automação de processos robóticos RPA é uma das tecnologias mais promissoras para os próximos anos, uma vez que o modelo de automação de negócios tradicional precisa evoluir. 

Agora, a automação já é uma realidade. De que lado você quer estar? Daqueles que terão seu trabalho automatizado ou daqueles que estarão implementando as soluções automatizadas? Pense nisso!

Em vez de se concentrar somente na otimização dos processos, é preciso desenvolver novas estratégias para automatizar o seu negócio. Continue aprendendo sobre essas soluções no blog Korp:

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

EIP: tudo sobre Enterprise Intelligence Platform

03 de junho de 2024

Continuar lendo

Principais desafios do gestor industrial

23 de abril de 2024

Continuar lendo