Há diversos benefícios em utilizar o ERP nas indústrias, principalmente, no caso daquelas que pretendem controlar as linhas de produção. O ERP permite o acompanhamento da produção prevista e o levantamento do que foi produzido. Ou seja, funções básicas dentro de uma instituição que pretende realizar análises, melhorar estratégias e, consequentemente, otimizar seus resultados.
A automatização de processos dentro das instituições é necessária, já que assim aumenta-se a produtividade. Além do mais, há redução de custos e otimização de tempo. Desse modo, as indústrias melhoram a gestão da produção e dos serviços. Por meio do ERP e com outros recursos tecnológicos, as instituições entregam cada vez mais agilidade e qualidade em produtos e no atendimento. Então, a eficiência e segurança passam a integrar os procedimentos de trabalho.
O que é ERP?
O ERP é uma solução de tecnologia para facilitar o gerenciamento estratégico e operacional de uma organização. A sigla signa Enterprise Resource Planning e pode ser traduzida como Planejamento de Recursos Empresariais. Assim, ao investir na ferramenta, é possível conquistar o controle total de informações, por meio da integração de dados e automatização de processos para a tomada de decisões.
A principal vantagem do ERP é conseguir controlar todo o negócio em um único ambiente. Por isso, ele oferece visibilidade sistêmica de cada detalhe da organização em tempo real.
A disponibilidade de informações permite que os gestores tenham embasamento para tomar decisões mais assertivas e fazer ajustes com agilidade e eficiência. Portanto, é possível sustentar uma cultura de inovação no negócio, adaptando-se aos principais desafios do mercado.
Logo, o ERP pode integrar informações de diferentes processos da indústria, como:
- vendas;
- compras;
- planejamento de produção;
- sequenciamento de produção (APS);
- engenharia;
- manutenção;
- qualidade, fiscal/contábil;
- logística da empresa.
Desse modo, contar com a ferramenta no negócio é a estratégia para se tornar mais competitivo no mercado. Além disso, você se alinha à indústria 4.0, para se atualizar quanto ao uso de dados e inteligência artificial na otimização da gestão da produção.
Como o ERP ajuda na produção industrial?
Com o auxílio do ERP, realize a gestão da produção, desde a chegada da matéria-prima, até a finalização dos produtos e entrega das mercadorias. No entanto, de nada adianta automatizar os processos com o auxílio de máquinas e softwares, se esses recursos não atenderem às suas especificidades e demandas.
O Viasoft Korp ERP, por exemplo, é voltado às indústrias. Então, oferece uma solução especializada no segmento de manufatura. Criado por desenvolvedores em conjunto com engenheiros de produção, leva personalização às fábricas. Assim, as indústrias podem agir estrategicamente em todos os seus setores com o apoio da tecnologia.
Portanto, um ERP industrial pode tornar os procedimentos mais eficazes, automatizando as tarefas diárias. Com isso, você define as etapas essenciais, elimina atividades desnecessárias e reduz o tempo e gastos com a subutilização de recursos.
O sistema APS é um bom exemplo disso. O Planejamento Avançado de Recursos é uma ferramenta que otimiza o sequenciamento da linha de produção da indústria. Ele gera a programação da fábrica em segundos, definindo a melhor estratégia de produção através de um algoritmo que determina a melhor sequência.
Sendo assim, a automatização na indústria possui uma série de vantagens, como:
- Melhora o aproveitamento da mão de obra em atividades mais estratégicas;
- Assegura consistência de dados, transparência e segurança das informações;
- Reduz o risco de fraudes, entre outros.
A empresa onde você trabalha pretende melhorar a gestão de produção? Tanto no planejamento, quanto no controle e monitoramento, conte com o ERP para tornar os trabalhos mais ágeis e efetivos.
Quais são os benefícios do ERP na Gestão da Produção?
Garanta um processo de fabricação sem interrupções e assertivo com o apoio do ERP. A seguir, veja alguns benefícios que a empresa ganha ao implementar o sistema:
1 – Diminua custos fixos e variáveis
Ao aplicar o ERP na gestão de produção, tenha indicadores para identificar todos os gastos desnecessários, além de perdas na produção. O sistema permite ainda a formulação de preço, conforme os resultados obtidos.
Desse modo, é possível analisar com frequência o impacto dos custos da sua empresa na produção, garantindo o melhor alocamento de recursos.
2 – Aumente a produtividade
Quando a indústria automatiza seus processos, dá abertura para que os colaboradores substituam os trabalhos manuais por atividades mais estratégicas ou urgentes. Assim, favorecendo as tomadas de decisão e a maximização da rentabilidade da produção.
Portanto, é uma iniciativa que também pode melhorar o desempenho da sua equipe, que deixa para as máquinas os trabalhos mais mecânicos e passa a focar em atividades mais estratégicas.
3 – Reduza erros
Com a ajuda do ERP, realize análises robustas das atividades e dos dados, em tempo real. Dessa forma, você pode reduzir as práticas que atrapalhem o desempenho dos negócios.
Além disso, é possível utilizar a tecnologia para programar manutenções preventivas dos seus equipamentos, evitando paradas na produção.
4 – Tenha relatórios completos
Como os dados da indústria estão centralizados no ERP, compile facilmente as informações sempre que precisar, seja para reuniões, planos de ação, etc. Tenha em mãos, de maneira rápida, relatórios importantes e dashboards.
5 – Controle as tarefas
Realize aprovações personalizadas e bloqueie procedimentos ou informações de qualquer setor, exigindo aprovações de gestores ou diretores, sempre que necessário.
Conheça o Viasoft Korp ERP
O Viasoft Korp ERP é um sistema de gestão integrada voltado para indústrias. Então, reúne vários módulos pensados especificamente para atender as necessidades da produção industrial e integrá-las aos outros setores do negócios.
Sendo assim, da produção à logística, você pode contar com módulos que agilizam e qualificam a produção, trazendo mais eficiência a toda a sua empresa.
As possibilidades e vantagens ao aplicar o ERP nos processos industriais são amplas. Veja outros benefícios que o Viasoft Korp ERP entrega às indústrias na gestão da produção: