Vantagens do ERP na logística

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

PUBLICADO EM:

21 de julho de 2021

Uma indústria ganha muitos benefícios ao investir em um ERP na logística. Afinal, esta é uma área fundamental para a fidelização de clientes, sendo vital garantir a inteligência no uso das informações por meio da tecnologia.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) ajuda na organização e controle da logística interna das indústrias. Desse modo, o controle do fluxo de materiais (entrada e saída) pode ser feito por meio do software. Além disso, há a possibilidade de integrar processos e dados de outros setores no sistema.

O ERP auxilia as empresas no dia a dia de trabalho e também com a parte estratégica da logística. Afinal, com o apoio de relatórios e dashboards é possível realizar planejamentos e aplicar ações com base em dados atualizados.

Portanto, o ERP na logística interna pode ter impacto direto na redução de custos e no aumento da produtividade, pois o sistema é capaz de coletar, armazenar e integrar informações, tornando a gestão e tomadas de decisão mais assertivas.

Neste artigo, confira alguns benefícios do ERP na logística!

Como o ERP ajuda na logística interna?

Gestão de estoque e processos logísticos

Gerenciar todo o estoque da indústria não é uma tarefa simples. Entretanto, ao investir no ERP, além de facilitar o trabalho da equipe, a empresa consegue automatizar vários processos. O sistema permite, por exemplo, a visualização da quantidade de materiais, além do mapeamento da entrada e saída desses produtos, sendo viável manter os produtos no estoque sem excesso ou escassez.

Além disso, há mais agilidade nas entregas e otimização de espaço, devido ao controle adequado dos produtos. Lembrando que tudo isso pode gerar um aumento nos lucros.

Ao controlar os processos logísticos internos de maneira efetiva, a companhia também pode alinhar facilmente as informações entre os setores. Por isso, um ótimo exemplo de integração necessária na fábrica é dos setores operacional e comercial. Esse trabalho influencia positivamente não só nos resultados de cada setor, mas do negócio como um todo.

Outro exemplo é a integração da logística com o chão de fábrica da indústria. Com um sistema de gestão a empresa é capaz de centralizar todo o processo de compra desde a produção do pedido realizado pelo cliente, enviando os materiais necessários para sua fabricação, como o seu transporte até o armazém depois de finalizado e a preparação e envio para o cliente final. 

Assim, o ERP  transforma o módulo logístico em apoio não só para o estoque de produtos finalizados para terceiros, mas também como armazenamento e controle de materiais para produção de produtos acabados. 

Análise do fluxo de materiais

Ao realizar o mapeamento do fluxo de produtos com a ajuda do ERP, a indústria mantém uma transparência maior, desde a chegada dos materiais até a distribuição. Dessa forma, deixando o trabalho menos burocrático e mais rápido.

Por meio do software, compreenda os pontos fortes do setor logístico, os gargalos que impactam negativamente na produtividade e encontre soluções para resolver esses problemas.

Distribuição de materiais

Essa fase é essencial para que o consumidor fique satisfeito com a companhia, já que a entrega impacta de forma direta na imagem que o cliente tem da marca e na credibilidade da instituição. Aqui, estamos falando da agilidade e qualidade da entrega, independente de ser feita pelo setor interno ou por terceiros.

O ERP pode ajudar a fábrica com a conferência das mercadorias na hora de distribuí-las, controle de lote e validade para a entrega correta, gestão de rotas com foco na economia dos trajetos, entre outros pontos.

Gestão da Supply Chain

O software auxilia ainda com a Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos),pois permite o gerenciamento de todos os fluxos relacionados à fabricação de um produto ou serviço. 

Conheça algumas funcionalidades logísticas do ERP

Realização do Planejamento dos Recursos de Manufatura (MRP)

O uso do ERP na logística permite o planejamento das necessidades de produção, apontando os insumos necessários para atender as demandas. Com o MRP, você gera ordens de produção, requisições ou pedidos de compra. Além disso, é possível configurar o estoque mínimo, lotes ideais de produção, entre outras etapas do trabalho.

Leia também:

Gestão do Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)

Outra funcionalidade do ERP é o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). Esse sistema ajuda no controle de estoque, oferecendo informações em tempo real sobre as movimentações relacionadas ao estoque. Com isso, você recebe relatórios detalhados sobre a rastreabilidade de cada item.

Algumas vantagens de contar com o WMS incluem a maior agilidade nas cargas, redução do tempo de espera, segurança no fluxo dos produtos, otimização nos prazos de frete, entre outras. Assim, o final da cadeia produtiva fica tão eficiente quanto as outras etapas da produção. Saiba mais sobre o WMS no vídeo!

Controle do almoxarifado

O ERP também auxilia no controle sobre as saídas de estoque. Afinal, esse é um ponto de atenção para quem quer manter a logística em ordem. 

Sendo assim, utilize um sistema de gestão para gerir as saídas com a aprovação dos gerentes ou responsáveis, controlar as saídas por centro de custo, entre outras necessidades.

Electronic Data Interchange (EDI)

Outra vantagem de utilizar um sistema de gestão é a funcionalidade EDI. Com ela, o intercâmbio dos dados de pedidos acontece de maneira mais ágil, segura e eficiente. 

O ERP Korp permite o tratamento dos recebimentos de programação de entregas por meio de arquivo eletrônico (formato RND padrão Anfavea). Ademais, você pode realizar a conciliação de venda com o arquivo enviado pelo cliente, entre outras necessidades. Portanto, é uma solução para deixar de lado informações em papel e em múltiplas planilhas, para centralizá-las em um único lugar.

Veja outras funcionalidades do ERP na logística!

  • Movimentação de estoque;
  • Inventário;
  • Planejamento de carga para produção;
  • Análise de consumo de ODF;
  • Desmonte de peças;
  • Controle de série de produção;
  • Formação de kits.

Use o ERP na logística e otimize o seu negócio

O ERP é o recurso ideal para indústrias que precisam ter o máximo controle da cadeia produtiva, com dados precisos sobre os produtos e processos. Portanto, é possível prevenir falhas na logística, garantir a eficiência, melhorar as negociações, formar preços, entre outras funções.

O Viasoft Korp ERP é um software que ajuda indústrias há mais de 20 anos com a gestão logística interna e o gerenciamento de fluxos operacionais e administrativos. 

Conheça os módulos e possibilidades dessa solução tecnológica e solicite uma proposta!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gestão logística: guia completo

04 de dezembro de 2023

Continuar lendo

RFID: o que é essa tecnologia?

30 de novembro de 2023

Continuar lendo