Por que utilizar o ERP no Controle Patrimonial da sua indústria?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

PUBLICADO EM:

27 de julho de 2021

Manter o controle patrimonial em ordem e em dia é uma das tarefas primordiais de toda indústria. O sistema ERP é uma excelente ferramenta para realizar esse controle, possibilitando que os processos contábeis permaneçam em conformidade com a lei.

Além disso, por meio do ERP (Enterprise Resource Planning),a empresa consegue fazer análises completas dos processos contábeis e fiscais, avaliar resultados, entre outras funcionalidades. A seguir, entenda em detalhes o que é controle patrimonial e como o ERP pode ajudar nesse trabalho.

O que é controle patrimonial?

Calculadora.

O controle patrimonial é o gerenciamento dos patrimônios corporativos (bens mensuráveis e físicos, e intangíveis).

Ao gerenciar todos os dados sobre os bens da empresa, a equipe pode gerar relatórios financeiros de acordo com as normas vigentes. Dessa forma, a indústria garante a segurança e credibilidade dos processos e serviços.

Portanto, quem realiza o controle patrimonial de maneira efetiva:

  • Mantém a segurança jurídica, evitando problemas com o Fisco e com o Poder Judiciário;
  • Tem um controle eficiente da análise de lucros e possíveis prejuízos;
  • Realiza o planejamento para a preservação dos patrimônios;
  • Diminui os riscos de desvios de recursos e roubos de bens;
  • Evita investimentos desnecessários, entre diversos outros benefícios.

De que maneira realizar o controle patrimonial?

O primeiro passo para fazer um controle patrimonial eficiente é contar com uma tecnologia de ponta a fim de gerir os dados e processos relacionados aos patrimônios. O software ERP ajuda com as informações e históricos contábeis e fiscais referentes aos bens corporativos, centralizando-os em um único local.

O ERP também ajuda na integração e compartilhamento de dados entre os setores. As informações, além de confiáveis, estão disponíveis em tempo real para que os gestores possam elaborar análises robustas e tomar melhores decisões.

O Viasoft Korp ERP ajuda as indústrias com a gestão do setor financeiro, contábil e fiscal, por meio da troca de dados relevantes. Então, controle os ativos da companhia com tranquilidade, incluindo as entradas, saídas, depreciações de máquinas e equipamentos, além de depreciação linear, acelerada, incentivada, gerencial, reavaliações e custos atribuídos. Veja como você pode fazer o controle patrimonial com um sistema de gestão!

Inventário dos bens

Após encontrar uma tecnologia adequada que ajude no controle patrimonial, elabore uma lista com os ativos da indústria por meio de inventário. Lembrando que a checagem precisa ser periódica e constante, pois ao longo do tempo, os materiais vão sendo alugados, vendidos, trocados de lugar ou sofrem alguma outra mudança.

Avaliação dos ativos

Assim que contar todos os materiais, chega o momento de identificar o valor de cada patrimônio. Isso inclui a comparação do valor do item na atualidade e de modo residual, isto é, o tempo estimado de vida útil.

Análise da vida útil

Avalie e revise a vida útil dos bens descritos no inventário para manter um gerenciamento patrimonial eficaz. Nessa etapa, estime o tempo que ainda resta de uso de cada item e preveja em quanto tempo será necessário investir em um novo bem.

Conciliação dos aspectos físicos e contábeis

O próximo passo é fazer um comparativo entre os dados prescritos na base contábil e as informações do inventário físico. Essa etapa de conciliação é essencial para o controle dos materiais. Em seguida, a empresa consegue criar três relatórios importantes: patrimônios conciliados, sobras contábeis e sobras físicas.

Depois, algumas companhias realizam ainda o Teste de Impairment (Teste de Recuperabilidade do Ativo). Nesse sentido, há uma avaliação geral dos bens, a fim de verificar se estão desvalorizados. Ou seja, se o valor contábil exceder o valor justo, a empresa terá que contabilizar o resultado e registrar baixa.

Veja como o ERP facilita o controle patrimonial

O Viasoft Korp ERP é um sistema de gestão integrada que centraliza os mais diversos processos da sua indústria em um único lugar, garantindo mais eficiência e produtividade no longo prazo. Essa ferramenta tem o potencial de transformar o controle patrimonial com as seguintes funcionalidade:

  • Definição do tipo de depreciação (linear, acelerada, incentivada ou gerencial) para apuração por bem, grupo de bens ou centros de custo;
  • Reavaliações de depreciações;
  • Lançamentos contábeis integrados ao módulo contábil;
  • Movimentações em grupos;
  • Baixas parciais;
  • Transferências parciais;
  • Controle de créditos de CIAP, bloco G – EFD, créditos de PIS e Cofins;
  • Reavaliações dos bens;
  • Análise do custo atribuído e vida útil.

Viu quantas possibilidades o ERP oferece para facilitar os seus processos industriais? Conheça a solução mais a fundo e entenda todos os benefícios que a sua empresa pode ganhar investindo em tecnologia.

Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre o ERP!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

SPED fiscal: o que é e vantagens

13 de dezembro de 2023

Continuar lendo

Regulamento aduaneiro: conheça a legislação brasileira

23 de outubro de 2023

Continuar lendo