Tendências para Indústrias em 2023

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

30 de Janeiro de 2023

As tendências para as indústrias em 2023 devem movimentar o setor de forma tecnológica: computação em nuvem, inteligência artificial, observalidade e sustentabilidade. Reconhecer quais soluções que irão guiar esse futuro é um passo fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores. 

Com os consumidores cada vez mais exigentes, adaptar-se à nova era digital pode trazer grandes benefícios para a indústria, ainda mais quando falamos de um período de recuperação pós pandemia. Por isso, as projeções devem seguir a base do ano de 2022, vindo de uma evolução entre 2021 e 2020.

O movimento tecnológico traz a grande necessidade de personalização com a valorização da experiência dos consumidores, e a automação de tarefas sem contato manual é o grande diferencial de evolução atrelado às tendências.

Para que você entenda melhor, neste artigo separamos algumas tendências que serão primordiais para todas as indústrias no ano de 2023. A internet das coisas e a inteligência artificial são recorrentes do setor industrial, por que não gerar ainda mais melhorias?

Continue a leitura para saber mais!

Expectativa para recuperação industrial

A indústria ainda sente os desafios pós pandemia, apesar de alguns setores terem uma  resposta imediata à crise, como a farmacêutica.

O mercado farmacêutico geral (varejo e canal institucional),segundo cálculos da IQVIA,  terá um crescimento de 12,5% em 2022 e 10,5% no próximo ano. Sendo assim, será o primeiro segmento a se beneficiar da automação de processos e regulação.

Agora, pense comigo, a automação anda de mãos dadas com a agilidade e resiliência necessárias em momentos cruciais como a pandemia. Indo de encontro a isto, a nuvem ganhou grande relevância na forma de projetar, operar e controlar processos. 

Desta forma, a pandemia talvez tenha sincronizado todas as indústrias para terem senso de urgência na digitalização de suas operações.

Mercado Industrial e Tecnologia

tendencias-tecnologia-big-data

Setor industrial e tecnologia caminham juntos, e as empresas que se destacam possuem conhecimento em desafios e exigências industriais, tanto no segmento de automação e digitalização, quanto no de observalidade, sustentabilidade e produtividade.

Saber em que posição uma indústria se encontra em relação ao uso da tecnologia é essencial para saber como avançar para o próximo nível operacional. 

Dessa forma, é possível centralizar suas operações e monitorar de forma remota o que acontece em diferentes setores, adquirindo um sistema de segurança de qualidade e se protegendo contra ataques cibernéticos.   

Como consequência, a resposta é sustentabilidade, que é uma solução para as indústrias, de uma questão humana e que em sintonia mostra relevância ao mercado.

Tendências de consumo para Indústrias em 2023

Analisando a retomada da indústria no ano de 2022, é possível notar diversas estratégias que deram resultados, e que no próximo podem surpreender ainda mais, ganhando destaque e se tornando uma tendência de consumo industrial em 2023.

Observalidade e Sustentabilidade 

Para que a nuvem e a inteligência artificial façam sentido no setor industrial, é preciso que elas entreguem máxima performance. 

A partir disso, surge a observalidade avançada, onde existe a capacidade de monitorar uma rede, mostrando de forma prática o desempenho de cada detalhe por sistemas e recursos. Sendo assim, é possível analisar e compreender quais pontos exigem melhorias.

Paralelo a isso, existe a sustentabilidade, que será a grande tendência estratégica de consumo para as indústrias em 2023. Análises recém divulgadas apontam que as mudanças ambientais e sociais estão entre as principais prioridades para os executivos, e a tecnologia será primordial para atingir esses objetivos.

Para que todas essas questões se tornem efetivamente sustentáveis, as indústrias precisarão de estrutura para se adequar com eficiência no uso de recursos naturais e sociais. E este com certeza será um dos desafios, pois é um campo em evolução constante, com novas atualizações praticamente diárias que buscam influenciar e mudar diferentes negócios.

As empresas passarão a falar muito mais sobre o tema e a adaptabilidade irá trazer pontos positivos para as organizações em relação a posição no mercado.

IOT

A Internet das coisas (IoT no original) já não é mais um surpresa para 2023, uma vez que tem se tornado cada vez mais normal estar inserida no cenário industrial. Diferentes setores podem ser aprimorados com maior segurança de dados, aumento de eficiência e ainda ajuda na redução de custos.

Inteligência Artificial apurada

Os processos da inteligência artificial são criados para facilitar o dia a dia nas indústrias, gerando novas possibilidades, produção efetiva de forma ágil e segura, e por isso se torna o pilar principal para o avanço no setor industrial.

Big Data

Sua principal capacidade é coletar dados de fontes diferentes e, com certeza, é uma das principais apostas para se tornar uma forte tendência para o próximo ano!

Através do big data, é possível analisarmos os resultados graças a estratégia, que utiliza valor, variedade, velocidade, veracidade e volume. Estes são pilares fundamentais que ajudam o setor atual das indústrias.

A estratégia é extremamente importante, principalmente se formos analisar os fatores de:

  • Gerenciamento de dados;
  • Análise exploratória;
  • Análise preditiva;
  • Gerenciamento de dados.

Cibersegurança

Indispensável! O avanço tecnológico tem seus pontos negativos uma vez que seu avanço é rápido, tanto no setor industrial, quanto no de marketing digital. 

O roubo de dados e ataques de hackers, consequentemente tem aumentado a cada ano que passa e por isso a cibersegurança estará cada vez mais presente de forma obrigatória, não só nas indústrias mas em todas as empresas no geral.

Desafios na Indústria

tendencias-tecnologicas-inteligencia-artificial

Após a pandemia, como já citamos anteriormente, grandes empresas passaram a avaliar suas estratégias de negócio.

Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria apontaram que empresas que possuem tecnologias da indústria 4.0 na produção, possuem maior rentabilidade comparada com as outras, e possuem mais chances de se adaptar na futura adversidade.

Ou seja, a inovação será o grande diferencial de evolução de mercado para 2023. Conheça os principais desafios!

Transformação digital na Indústria

As tendências para a indústria em 2023 claramente não se resumem em um ano. É necessário determinar objetivos claros para a transformação. Além disso, é importante estar por dentro e adquirir a cultura digital para entender sua real necessidade. 

Com essas ações, podemos adotar:

  • Um novo modelo operacional;
  • Promover novas formas de trabalho;
  • Estruturar uma cultura digital;
  • Fazer investimentos.

Novas Tecnologias

É como uma disputa, a indústria com a melhor tecnologia e destaque, larga na frente dos concorrentes. Mesmo recente, a indústria 4.0 já não é mais novidade, por isso, a próxima tendência será a indústria 5.0, e as empresas que serão destaque em 2023 serão adeptas a nova tecnologia.

Se adaptar a novas tecnologias está longe de ser algo simples, e podemos observar o grande desafio para as indústrias. As novas tendências para as indústrias em 2023 exigem atenção, conhecimento e colaboração de forma contínua para que haja resultados.

Sabemos que fazer sozinho e manualmente já não é mais uma opção. A grande lição que podemos tirar é que temos como obrigação carregar a tecnologia paralelo aos nossos negócios, sempre desenvolvendo nossos conhecimentos, criando oportunidades e maximizando forças.

Dessa forma, uma indústria sempre será destaque perante aos concorrentes, promovendo um serviço de excelência para os seus clientes.

Gostou desse artigo? 

Conta pra gente nos comentários sua opinião sobre as próximas tendências industriais, compartilhe com os seus colegas e não deixe de acompanhar nossos ricos conteúdos do site!

Para continuar aprendendo sobre a indústria:

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

Dental Med Sul e Korp ERP: Uma Parceria de Sucesso na Gestão Logística

05 de julho de 2024

Continuar lendo

O que é Metrologia?

01 de julho de 2024

Continuar lendo