Usar planilha ou ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial)? Eis a questão.
O uso de planilhas Excel para controlar processos e resultados é uma prática comum dentro das empresas. Por isso, no momento de procurar novas soluções e trocar as planilhas por outras ferramentas de gestão, os líderes ficam com várias dúvidas.
Mas, por quê? Primeiro, porque normalmente as planilhas são gratuitas ou têm um pequeno custo de licença. Entretanto, ao avaliar os “pontos cegos” que os arquivos oferecem para a gestão corporativa, o preço pode sair alto.
Afinal, elas não oferecem alta segurança dos dados nem contam com ferramentas automatizadas para integrar a gestão da empresa. No artigo, explicaremos as diferenças entre a planilha e o ERP, para que você possa otimizar a organização do seu negócio.
Vamos lá?
Planilha ou ERP: quais as principais diferenças?
Segurança
A segurança das informações contidas na planilha é baixa, já que por causa de qualquer problema no computador, há o perigo de perder os arquivos. Aliás, no caso de planilhas compartilhadas, existe o risco de um dos usuários alterar as fórmulas erroneamente ou desatualizar os dados. Enquanto isso, ao contar o ERP, os dados estarão criptografados, ou seja, seguros. Além disso, em situações de falhas, há o backup automático que garante a proteção das informações.
Suporte
Quando você trabalha com planilhas, não tem um suporte especializado para cada problema que aparece. É possível buscar documentos e manuais de uso na internet, a fim de consertar os erros, mas nem sempre é tão fácil de encontrar essas orientações. Por outro lado, as empresas que trabalham com ERP têm à disposição um suporte qualificado para ajudar com as dúvidas e resolução de problemas.
Crescimento
A planilha, certamente, ajuda em vários momentos e diversos setores. Porém, à medida que a empresa expande seu tamanho e atendimento, as demandas e volume de trabalho também são maximizados. Sendo assim, manter o controle e integração entre as planilhas fica mais complexo. Todavia, se a instituição opta pelo ERP, terá os dados de todos os setores integrados em um único sistema de gestão. Além do mais, as informações estão disponíveis aos usuários, conforme o grau de permissão estipulado pela diretoria.
Organização
Imagine ter que comparar as planilhas dos departamentos de compras, vendas, estoque, entre outras áreas, a fim de realizar o planejamento da instituição. Difícil manter o conteúdo todo organizado, não é? Por isso, tenha o sistema de gestão à disposição da sua companhia para que os dados, relatórios e processos estejam atualizados, organizados e integrados em tempo real. Ganhe tempo e eficiência.
Tchau, planilha. Partiu ERP…
De acordo com uma pesquisa da Revista Exame, o sistema de gestão amplia em 40% as possibilidades de uma companhia aumentar sua atuação no mercado, pois ganha agilidade e assertividade nas decisões.
Se a sua empresa pretende trocar a planilha pelo ERP, aproveite para visualizar as possibilidades do Viasoft Korp ERP e converse com um especialista para entender melhor a solução.