No ramo de logística, o lote de fabricação é aquela remessa formada por diversas unidades de um mesmo item de suprimento. Sendo que esses itens são feitos em série, sob as mesmas condições. Aliás, na produção em lote, a indústria produz uma quantidade limitada de um determinado produto em certo período de tempo.
A identificação dos lotes ocorre por meio de codificação: código de barras ou outro número identificador. Então, diversas indústrias usam esse tipo de produção para manter o controle dos itens.
Neste artigo, você vai entender o que é o lote de fabricação e as principais dicas para evitar problemas no seu controle. Vamos lá?
O que é lote de fabricação?
Quando acontece a produção de um produto em certa quantidade por vez, podemos dizer que estamos criando um lote. Sendo assim, ele tem o objetivo de atender a demandas específicas para facilitar vendas e operações logísticas.
A identificação dos lotes ocorre por meio do uso de códigos de barra ou bi-dimensionais. Desse modo, as etiquetas levam informações sobre o produto, para garantir eficiência na separação e rastreio.
Portanto, os produtos de um lote específico precisam contar com o mesmo detalhamento, como a data de fabricação e a matéria-prima utilizada. Isso facilita, inclusive, a resolução de problemas caso um lote possua itens danificados.
Por isso, o lote de fabricação é tão importante. Uma fábrica possui diversos processos para certificar que um produto está pronto para a entrega. Com o lote, pode-se assegurar que a rastreabilidade será eficiente.
Tendo um leitor específico para ler os traços em barras, é possível interpretar todo o histórico do produto, assim como:
- Composição;
- Data de fabricação;
- Tipos de processamento;
- Endereço da fábrica, entre outros dados.
Por que controlar o lote de fabricação?
Investir em soluções de codificação para o lote de fabricação demonstra a preocupação da empresa com os seus produtos. Com isso, há aumento da percepção de segurança e confiança por seus clientes.
Outro ponto positivo é que o lote de fabricação garante mais agilidade na administração de reclamações. Afinal, a empresa não precisa recolher toda a produção, mas apenas fazer um recall pontual.
Um exemplo pode ser o caso de um produto defeituoso que precisa ser retirado imediatamente de circulação. Se o produto continuasse sendo utilizado, poderia afetar a credibilidade da fábrica. Por isso, o investimento na identificação do lote de fabricação reduz o prejuízo financeiro que poderia acontecer no caso de perda de clientes por produtos defeituosos.
Quais são os benefícios da rastreabilidade de produtos?
A partir da adoção da identificação dos produtos, a sua indústria poderá obter uma série de benefícios, como:
- Informações detalhadas sobre produções específicas;
- Redução de prejuízos com erros;
- Atendimento à legislação;
- Assertividade nos processos logísticos;
- Gestão de estoque eficiente;
- Melhoria contínua em todas as etapas da produção.
Como fazer o rastreio do lote de fabricação?
Ao identificar o lote de fabricação, a empresa rastreia também os produtos e cargas, conforme os destinos de distribuição. Ou seja, se acontecer algum problema ou falha com os produtos, será fácil identificar o lote e analisar o erro primário.
Além disso, o usuário final terá mais segurança ao adquirir uma mercadoria com as informações de fabricação. Por exemplo: data, composição, etc.
A seguir, saiba como evitar problemas no controle do lote de fabricação:
Identificação e rastreabilidade
Como é feito o rastreio e identificação dos lotes de fabricação no estabelecimento onde você trabalha? Esse é um fator primordial que as indústrias devem levar em consideração, a fim de evitar dificuldades no controle e gestão dos lotes.
Você já parou para pensar na quantidade de processos existentes dentro de uma fábrica? São muitas fases, tarefas, fornecedores e clientes. Então, para manter a ordem e o controle da produção, a empresa precisa contar com um sistema de identificação que facilite o rastreio.
Nesse sentido, quando a empresa tem um software para a gestão e automatização de processos e tarefas, os trabalhos diários tornam-se mais fáceis e adequados.
Como utilizar um ERP para rastrear o lote de fabricação?
Realizar o controle de um grande número de lotes manualmente e com qualidade é inviável, pois as chances de erros são altíssimas. Portanto, a solução ERP vem como uma excelente alternativa para ajudar indústrias com a identificação e gestão dos lotes. Além disso, torna os processos mais ágeis e simplificados.
Com o software, a fábrica terá maior controle dos itens, conforme as datas de validade e fabricação. Tenha o controle do estoque por identificação de lote, assim, a equipe acompanha as movimentações do produto. Por exemplo: transferência de local, saída para vendas, etc. Além do mais, o ERP ajuda no:
- Rastreio da mercadoria pelo seu número de lote ou série;
- Relatórios relacionados ao lote do produto;
- Verificação de lotes que estão próximos da validade ou que já venceram;
- Entre outras possibilidades.
Além dos benefícios que o sistema traz em relação à gestão da produção e logística, também há outras vantagens, como:
- Histórico de atividades de cada área;
- Controle de permissão de acesso;
- Ajuda com informações valiosas para o planejamento e ajustes na produção;
- Otimização da rotina do seu negócio, assegurando uma padronização de processos;
- Entre outras.
OViasoft Korp ERP está à disposição das empresas para auxiliar com a identificação, rastreio e controle de lotes de fabricação, ajudar com a movimentação de estoque, gestão da qualidade, etc.