4 maneiras de reduzir custos de produção industrial

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

PUBLICADO EM:

24 de março de 2021

Atualmente, um dos principais objetivos dos gestores de fábricas é a redução de custos na produção industrial. Para isso, é necessário buscar melhorias em diversos pontos da empresa.

Apesar de o crescimento ser um tópico importante, a realidade nos obriga a colocar os pés no chão e encontrar formas de reduzir custos para ter maiores lucros. Além disso, o assunto é relevante até para empresas que estão em uma boa situação financeira.

Por isso, entenda melhor os custos da sua empresa e veja 4 dicas que vão te ajudar a melhorar a gestão dos seus recursos. Continue a leitura!

O que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

Antes de contarmos 4 maneiras de reduzir custos de produção industrial, é importante que você saiba quais são os tipos de custos da sua empresa.

Os custos diretos se relacionam aos produtos e serviços vendidos pela empresa. Alguns exemplos são a matéria-prima e a mão de obra ligada ao funcionamento do negócio. Por outro lado, os custos indiretos não estão necessariamente ligados ao propósito da sua indústria, mas também são importantes para que ela funcione. Por exemplo, os serviços de água, luz, limpeza, segurança, entre outros.

Os custos fixos são aqueles que costumam acontecer mensalmente. Mesmo que não gere exatamente o mesmo valor, ele sempre está presente, como o aluguel e os salários de funcionários. Já os custos variáveis englobam aqueles que sofrem alterações no curto prazo, por exemplo, matérias-primas que são adquiridas em diferentes quantidades de acordo com a produção e as vendas.

Agora, confira 4 maneiras de reduzir os custos de produção industrial por meio de ferramentas práticas e eficientes:

custos de produção industrial

1. Tenha um Procedimento Operacional Padrão (POP)

Um dos principais motivos de falhas em processos industriais é a ausência de padrão na execução de atividades. Por isso, é essencial desenvolver o detalhamento de processos. Assim, os profissionais têm uma orientação (passo a passo) para elaborar as atividades diárias. Nesse sentido, a sugestão de ferramenta para a criação de padrões é o Procedimento de Operação Padrão.

O POP é um tipo de manual que detalha o fluxo de trabalho que será executado, especificando todos os pontos necessários para a finalização da atividade. Aliás, é possível aplicá-lo em diversos setores de uma fábrica.

O documento traduz o planejamento de trabalho, tendo todos os detalhes necessários. Veja alguns detalhes que podem ser abordados pelo POP:

  • A manutenção preventiva dos equipamentos;
  • Responsáveis por cada atividade;
  • Registro dos serviços realizados;
  • Gestores responsáveis pelo documento, entre outros.

2. Melhore a manutenção

Com o objetivo de reduzir custos na produção, repense a manutenção de equipamentos. A manutenção mesmo sendo um dos processos mais críticos dentro do fluxo industrial, em muitos casos, é negligenciada. Diante disso, ocorrem quebras e problemas com máquinas, afetando diretamente a produção.

Um controle eficiente da manutenção de máquinas ajuda na redução de problemas com os equipamentos, consequentemente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos. Para isso, é necessário aplicar alguns conceitos de manutenção que ajudam no decorrer do processo. Por exemplo: 

Cada um desses métodos ajuda a fábrica na elaboração de um plano de manutenção ideal para o cenário da empresa.

3. Mantenha a equipe capacitada

Ao manter o time capacitado, a companhia evita a ocorrência de falhas, acidentes, quebras de equipamentos e não conformidades em produtos e processos, isto é, o resultado é uma redução de gastos.

Portanto, tenha foco nessa capacitação de profissionais. O aprendizado regular destinado aos colaboradores ajuda na eficiência corporativa. Além disso, faça uma integração adequada de novos funcionários, investindo em cursos específicos e que agreguem valor ao trabalho dos colaboradores.

4. Conte com um sistema de gestão

Implementar um software de gestão ERP é uma excelente opção quando o objetivo é melhorar os resultados industriais. Por meio do sistema, você pode integrar processos e setores. Desse modo, ganha mais eficiência e agilidade na produção.

O sistema de gestão empresarial oferece várias soluções de automatização, reduzindo os custos com mão de obra humana para executar tarefas rotineiras. Ademais, o software potencializa a gestão da qualidade, garantindo economia e a diminuição da margem de produtos defeituosos, reduzindo retrabalhos devido a peças problemáticas. Sua empresa garante muito mais assertividade na identificação dos gargalos no chão de fábrica.

Se você deseja reduzir a margem de erro na sua indústria, o ERP também é uma excelente solução. Um sistema de gestão bem parametrizado vai integrar e monitorar processos, além de reduzir os erros em tarefas antes realizadas por pessoas.

Além disso, o ERP ajuda as instituições no controle de estoque e otimização dos níveis de inventário. Assim, as organizações conseguem fazer um melhor uso dos espaços físicos, reduzir custos com a movimentação de material e equilibrar o fluxo de caixa.Outra vantagem do ERP é que os dados de todos os setores ficarão compilados em um único local.

Portanto, desde informações do financeiro e contabilidade até os dados relacionados à logística, produção e engenharia estarão concentrados e integrados em um único sistema. Tudo isso, gera uma economia enorme de tempo, e você sabe que, tempo é dinheiro no mercado atual.O Viasoft Korp ERP disponibiliza estas e muitas outras funcionalidades às empresas. Quer saber mais detalhes? 

Confira as funcionalidades do ERP que vão otimizar sua gestão de recursos!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Efeito chicote: o que é e seus impactos

27 de dezembro de 2023

Continuar lendo

Fundição: entenda esse processo da metalurgia

25 de dezembro de 2023

Continuar lendo