O que é Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e quais os benefícios?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

15 de Maio de 2023

O Sistema de Gestão da Qualidade ajuda as indústrias a manterem o cuidado adequado com os processos e atividades no dia a dia. As organizações que se atentam à qualidade prosperam pelo cuidado com suas ações e com a satisfação dos clientes.

O SGQ reúne processos de negócio que ajudam uma empresa a entregar produtos excelentes. Sendo assim, inclui todas as partes interessadas e a tecnologia para construir uma cultura de qualidade.

Para isso, é necessário documentar todas as responsabilidades e procedimentos para que as equipes alcancem um padrão de excelência. 

Conforme a fábrica aumenta, os processos tornam-se mais robustos e complexos. A partir disso, seguir todos os padrões de qualidade fica ainda mais difícil, exigindo uma atenção maior nas inspeções. Nesse contexto, o SGQ vem como uma ótima solução.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é o Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade teve origem no Japão, durante a recuperação do país após a Segunda Guerra Mundial. A Toyota foi a primeira organização a adotar o sistema em toda a sua cadeia produtiva.

O Sistema de Gestão da Qualidade é um compilado das ações e recursos que uma indústria precisa apresentar para alcançar os objetivos planejados. Um exemplo clássico é a ISO 9001. Essa norma faz parte do SGQ, elaborada para certificar que os serviços e produtos estão em conformidade com os requisitos, e dentro da expectativa dos clientes.

O SGQ envolve ações para identificar os objetivos estabelecidos pela indústria. Em seguida, aponta as melhorias necessárias ou a implantação de processos para atingir os resultados desejados.

Esse modelo precisa de investimentos em tecnologias de controle. Assim, a empresa consegue potencializar e agregar valor aos produtos e serviços. Além disso, as soluções tecnológicas otimizam o desempenho de colaboradores, processos e ambientes de trabalho.

Independente da área de atuação e do tamanho da instituição, ao usar um modelo de gestão, a companhia tem maiores chances de melhorar a performance e a qualidade dos trabalhos.

Vantagens do Sistema de Gestão da Qualidade

A alta concorrência entre as indústrias exige um padrão de excelência capaz de entregar ótimos resultados com o menor custo possível. Aliás, esse é um pré-requisito para competir dentro do mercado. Por isso, buscar boas soluções em qualidade é essencial. 

Um estudo publicado na Harvard Business Review demonstra que a adoção de um SGQ, como a ISO 9001, pode trazer vários benefícios de curto prazo às organizações. Empresas que possuem a certificação tem taxas mais altas de “sobrevivência corporativa, vendas, crescimento do emprego e aumentos salariais do que um grupo equivalente de não adotantes”.

Agora, vamos apresentar vários outros benefícios do SGQ. Confira!

1. Maximização do desempenho

O SGQ auxilia a empresa por meio de técnicas que visam alcançar os objetivos definidos no planejamento estratégico. Tudo isso, de modo integrado e alinhado com as políticas da fábrica. O foco está no alto desempenho da produção sem a perda da qualidade.

2. Satisfação do cliente

Atender a necessidade dos consumidores é um objetivo que não pode ficar de fora da indústria. Então, ao implantar o Sistema de Gestão da Qualidade além de contar com o apontamento de problemas, necessidades e interesses dos clientes, o sistema fornece dados precisos que ajudam na elaboração de um plano focado na satisfação do cliente.

3. Redução de custos

Está pensando no custo de implantação do SGQ na indústria? Talvez seja melhor avaliar o custo ao não contar com um sistema de qualidade na empresa, pois essa ausência pode originar diversos outros gastos. Por exemplo: retrabalhos, reclamações de clientes, prejuízos com a marca perante o mercado, etc.

4. Aumento da produtividade

O Sistema de Gestão da Qualidade tem o objetivo de estabelecer melhorias contínuas. Portanto, no caso da produtividade industrial, auxilia na definição de processos e recursos. Além disso, visa o crescimento da produtividade com a prevenção de desvios, perdas e custos desnecessários.

Como implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

sgq

Para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua organização é necessário realizar uma análise crítica, com as contribuições de funcionários de todos os níveis, desde a alta administração. Você também pode contar com consultorias especializadas para auxiliar na criação de uma cultura de qualidade com foco na geração de resultados. Veja algumas das principais etapas na implementação do SGW!

Definição e mapeamento de processos

Em primeiro lugar, é importante dar atenção ao mapeamento de processos, para visualizar as áreas como um todo. Além disso, essa tarefa ajuda a delimitar necessidades do negócio que vão orientar o Sistema de Gestão da Qualidade.

Criação da Cultura de Qualidade

A Cultura de Qualidade demonstra o quanto a sua organização entende a qualidade como um compromisso. Sendo assim, organize e discuta a eficiência dos processos atuais com a equipe. Busque enxergar as lacunas em cada atividade e o que precisa ser alterado.

Definição dos objetivos de qualidade

A partir das etapas iniciais, será possível definir objetivos para o SGQ. Eles precisam ser mensuráveis e estar claros para toda a organização. Portanto, as medidas de desempenho vão garantir a compreensão do quanto a sua equipe está alinhada com as metas de qualidade.

Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade

Uma etapa muito importante é a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade. Para isso, você vai precisar desenvolver políticas de qualidade, procedimentos, treinamentos, entre outros registros. 

Treinamentos para funcionários

Outra medida importante é treinar os seus funcionários, para que eles estejam envolvidos na cultura de qualidade. Com o treinamento, as equipes podem se engajar às novas medidas, beneficiando a produtividade da empresa e, por consequência, a satisfação dos clientes.

Em resumo, há vários benefícios em adotar um Sistema de Gestão da Qualidade. Sendo assim, vale a pena investir nesta medida que garante uma série de vantagens comerciais, mas também para a sua equipe e para o meio ambiente.

Se você deseja continuar aprendendo sobre qualidade na indústria, leia o blog Korp:

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

PODC: o que é e como aplicar

10 de junho de 2024

Continuar lendo

Conheça os Principais Indicadores de Qualidade Industrial!

05 de junho de 2024

Continuar lendo