Como otimizar o setor financeiro com o ERP?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

PUBLICADO EM:

12 de novembro de 2020

Uma das responsabilidades do setor financeiro e dos gestores da indústria é assegurar a saúde financeira do negócio. Se a empresa não cuida das finanças, várias adversidades podem surgir. Por exemplo: baixos indicadores, menor poder de negociação, acúmulo de contas, etc.

Por isso, é necessário utilizar ferramentas que melhorem o desempenho dos processos e aumentem a confiabilidade dos resultados. Conheça os benefícios do sistema ERP para o setor financeiro da sua indústria!

O que é ERP?

O ERP é um sistema para o gerenciamento estratégico e operacional da organização. Desse modo, ele existe para controlar e integrar dados, para auxiliar os gestores na tomada de decisões. 

Podemos dizer que o software contribui para a visibilidade sistêmica do negócio, uma vez que você pode visualizar cada detalhe da organização em tempo real. Por consequência, ele garante poder de controle nas rotinas organizacionais e maior eficiência às equipes.

Sendo assim, um sistema de gestão integrada possibilita centralizar os processos da empresa, abrigando diferentes setores, como:

Se você precisa otimizar o desempenho das suas operações, contratar um ERP é o próximo passo para aumentar a competitividade do seu negócio. Quem investe nesse tipo de tecnologia, ganha vários benefícios em crescimento e produtividade. 

Um exemplo é a automatização de tarefas diárias. Com isso, a empresa elimina atividades desnecessárias e reduz gastos com recursos subutilizados. 

Além disso, a indústria tem muito a ganhar com a automação. Com o Planejamento Avançado de Recursos (APS), é possível realizar o sequenciamento da linha de produção de uma indústria. Esse módulo pode integrar o ERP e gerar uma programação completa da fábrica em segundos, assegurando a melhor estratégia de produção por meio de um algoritmo.

Outra situação é a integração do processo de faturamento ao setor de vendas. Dessa forma, o ERP combina fatores como condições de pagamento e tributos para chegar ao valor final de venda. Como mínimo de interferência humana, é mais fácil evitar erros operacionais na precificação e agilizar o processo. 

Agora que você já conhece melhor o ERP, vamos explicar como ele pode melhorar o desempenho do setor financeiro da sua indústria.

Por que utilizar o ERP na gestão financeira?

O software ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) tem como objetivo mesclar diversas ferramentas em um único sistema. Além disso, é possível obter uma fácil integração entre os departamentos com o apoio da plataforma.

Essas características ajudam o financeiro com a demanda de análises e processos. Desse modo, tem-se um elevado nível de confiabilidade nas avaliações e resultados, além de uma excelente estruturação das informações.

4 benefícios do ERP para o setor financeiro da sua indústria

Veja algumas vantagens ao adotar um ERP para gerenciar as rotinas e informações do departamento financeiro, a seguir:

1 – Redução de custos

A integração entre os processos industriais, com o apoio do ERP, permite que o setor financeiro visualize de forma rápida as receitas e custos gerados pelos setores. Assim, há uma visão geral e específica dos valores e fica mais fácil criar boas soluções para reduzir despesas e aplicar os recursos monetários em áreas estratégicas do negócio.

2 – Operações financeiras mais seguras

O setor financeiro trabalha com informações complexas e confidenciais. Portanto, o armazenamento desses dados precisa estar em local seguro, evitando o extravio de registros financeiros, e consequentemente, impedindo prejuízos ao negócio tanto no sentido estratégico, quanto no âmbito tributário.

Nessa situação, o ERP auxilia a equipe com o armazenamento dos dados de maneira segura, estabelecendo níveis de hierarquia de acesso e visualização de históricos de navegação. Ou seja, garante-se que apenas usuários autorizados tenham acesso aos registros.

3 – Melhore as metas do setor financeiro

Toda empresa precisa de um Planejamento Financeiro com metas, certo?
Se sua equipe quer um auxílio na criação desse plano, utilize o sistema ERP que disponibiliza as informações necessárias para uma gestão e planejamento assertivos. Entre os vários objetivos, elaborem alguns que sejam possíveis de cumprir com o pouco tempo e baixo custo.

4 – Minimização de erros

O financeiro trabalha com dados, valores, legislação fiscal, cálculos de tributação, entre outras atividades complexas. Por esse motivo, dúvidas nesses processos precisam ser minimizadas ao máximo. Dessa forma, evitando a divergência de informações e prejuízos.
Então, ao implementar o ERP, você assegura uma diminuição de erros, pois várias tarefas podem ser automatizadas, portanto, mais precisas. Sem falar que, garante-se que os processos estejam de acordo com os tributos e regras vigentes.

Conheça o Viasoft Korp ERP

Você acredita que o ERP pode melhorar a gestão financeira da sua indústria? Então, considere uma solução especializada em indústria e que conheça de perto as rotinas do seu segmento. 

Isso faz toda a diferença no sucesso do seu investimento, pois sistemas de gestão genéricos podem não contemplar a sua produção e fazer com que você precise contratar integrações para obter uma assistência completa. 

O Viasoft Korp ERP é um sistema de gestão com foco na indústria. Por isso, contempla as principais necessidades dos segmentos industriais, com módulos que contemplam a linha de produção, a logística, entre outros setores fundamentais ao seu negócio.

Ademais, o sistema conta com uma série de funcionalidades pensadas para a equipe financeira. Conheça as vantagens e possibilidades do Viasoft Korp ERP:

  • Automatização que agiliza ainda mais os fluxos e tarefas do setor financeiro;
  • Gestão das contas a pagar e contas a receber, contas fixas, previsões de compras e de vendas;
  • Adiantamentos de compras e de vendas;
  • Fluxo de caixa com e sem provisões vinculadas a planos de contas gerenciais e centros de custos;
  • Contrato financeiro;
  • RPA (Recibo Pagamento de autônomos);
  • Controles de recibos e prestações de contas;
  • Integrações bancárias com DDA, CNAB e importação de extratos;
  • Emissões de boletos;
  • Controles de cheques;
  • Relatórios gerenciais.

O ERP é a ferramenta mais indicada para melhorar as rotinas do departamento financeiro e do restante do negócio. Se você deseja conhecer mais sobre a solução, fale conosco.

Entre em contato com um consultor e solicite uma demonstração!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Quando devo trocar de ERP?

19 de outubro de 2023

Continuar lendo

ERP on cloud: o que é e como funciona?

05 de julho de 2023

Continuar lendo