Como usar o ChatGPT em rotinas de marketing e vendas?

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

14 de Setembro de 2023

O chat GPT é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para responder a perguntas dos usuários. Em junho de 2023, o site já possuía mais de 100 milhões de usuários e gerou 1,6 bilhões de visitas.

Sendo assim, mesmo ainda sendo uma novidade, percebemos o seu impacto no dia a dia das pessoas e das empresas. Afinal, a tecnologia pode facilitar e agilizar uma série de rotinas empresariais, quando utilizada da forma correta.

Alguns exemplos podem ser o uso para a criação de campanhas, segmentação de anúncios, análise de dados e melhoria no relacionamento com clientes.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como você pode usar a ferramenta em rotinas de marketing e vendas, para auxiliar na otimização dos seus processos. Vamos lá?

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma inteligência artificial no formato de chatbot conversacional. Desse modo, ela usa o Sistema de Processamento de Linguagem Natural para gerar diálogos por meio de uma solicitação do usuário.

Para responder às questões, o ChatGPT utiliza o machine learning para gerar respostas em poucos segundos. Ele foi criado em 2019 pela startup Open AI, tendo participação da Microsoft. A partir de novembro de 2022, tornou-se uma pauta central nas discussões sociais, a respeito de seus usos e limitações.

Porém, com essa tendência, tornou-se difícil pensar em um mundo do trabalho sem o uso de ferramentas como essa. Por um lado, há a discussão sobre a substituição do trabalho humano por tecnologias como essa e, por outro, o debate sobre como podemos incorporar a tecnologia para melhorar a nossa eficiência.

Alguns departamentos específicos, como marketing e vendas, podem se beneficiar diretamente do ChatGPT, gerando ideias para as suas ações.

Antes de apresentar algumas ideias sobre como utilizar o ChatGPT, precisamos abordar como a ferramenta não deve ser utilizada. Ao tratar de rotinas de marketing e vendas, que envolvem a produção de conteúdos e sua divulgação, é importante atentar-se para não correr o risco de cometer plágios ou gerar textos muito genéricos, que não atendem aos objetivos do seu negócio.

Ademais, a ferramenta pode oferecer informações incorretas ou tendenciosas, além de não dispor de uma base de dados atualizadas para eventos após 2021.

Outro ponto é que o bot não consegue lidar com tarefas complexas, como negociações ou perguntas específicas sobre a sua empresa. Desse modo, primeiramente, é necessário enxergar a ferramenta como aliada para gerar ideias e agilizar os processos de trabalho. Assim, a sua equipe aproveita melhor o que ela pode oferecer.

Como surgiu o ChatGPT?

Criado pela OpenAI, a tecnologia passou por vários testes desde 2015 até ser lançada em 2018, nos Estados Unidos. Essa empresa de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial possui a missão de garantir que a tecnologia beneficie a humanidade. Seus principais investidores incluem a Microsoft, Reid Hoffman e Khosla Ventures.

O ChatGPT utiliza uma arquitetura de rede neural para melhorar a qualidade e a naturalidade do diálogo. Então, tal mecanismo transforma os textos de forma contextualizada para usuários de países diferentes.

ChatGPT no marketing e vendas

chatgpt

Ideia de temas para conteúdos

Uma parte importante das rotinas de marketing é alimentar os canais sociais do negócio com conteúdo. A ferramenta pode sugerir ideias de temas sobre um determinado assunto, levando em conta as tendências no seu segmento. Se a sua empresa é uma distribuidora, você pode perguntar por diversos temas, como as principais dúvidas dos profissionais de logística, para produzir insights sobre futuros conteúdos.

Estruturas para textos

O ChatGPT também pode ajudar a construir estruturas para os seus textos, levando em consideração o storytelling e as principais diretrizes das redes sociais. Sendo assim, o processo de estruturação de pautas pode ficar mais ágil e assertivo.

Otimização de atendimento

Você pode integrar o ChatGPT a ferramentas da sua marca, como um e-commerce, para gerar respostas automáticas a dúvidas frequentes de consumidores. Dessa forma, você consegue agilizar o tempo médio de resposta. 

Porém, nesse caso, é importante ter um canal alternativo para realizar o suporte do cliente. Nem sempre a ferramenta será capaz de atender às necessidades do seu consumidor.

Coleta de informações para produtos e serviços

Se você está desenvolvendo um novo produto ou serviço, também pode contar com a tecnologia para gerar ideias e fazer comparações com a concorrência. Assim, você agiliza uma pesquisa que poderia levar horas em outros sites, obtendo um resumo para que a sua equipe planeje os próximos passos.

Análise de dados

O ChatGPT também consegue encontrar padrões nos seus dados. Sendo assim, você pode treiná-lo para ler os seus dados quantitativos e qualitativos, a fim de identificar padrões do comportamento dos usuários nas suas redes sociais, por exemplo. Isso pode facilitar o entendimento de ações que dão resultado e como você pode otimizá-las.

Criação de funil de vendas

Outra possibilidade é usar o ChatGPT para te ajudar na criação do funil de vendas do seu negócio. A partir do momento em que você conhece o seu segmento e as etapas de compra, pode pedir para que o chat te ajude a construir mensagens personalizadas para cada uma das etapas do funil de vendas, considerando as necessidades do seu cliente.

Assim, você agiliza o atendimento por parte dos vendedores, prevendo as interações que serão necessárias com o lead para finalizar a negociação.

Otimize a gestão do relacionamento com o cliente

Embora o ChatGPT possa ajudar a sua empresa a ganhar mais agilidade em tarefas repetitivas, é importante contar com um sistema mais robusto para gerenciar o relacionamento com o cliente.

O CRM é a ferramenta que compreende todas as funcionalidades necessárias para você controlar todas as etapas do seu funil de vendas e garantir a satisfação do consumidor.

Por isso, você precisa entender as soluções que mais fazem sentido para o seu negócio e, assim, decidir como usá-las de forma estratégica.

Para te ajudar a aprender mais sobre o tema, selecionamos alguns artigos do Blog Korp:

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Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

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