Tipos de marketing: descubra a melhor estratégia para seu negócio

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

25 de Setembro de 2023

Há vários tipos de marketing que podem aparecer na indústria, para reforçar a sua relação com seu cliente. Essa área está sempre se atualizando, por meio das novidades tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor.

Segundo Kotler, principal referência na área, o marketing é o conjunto de processos pelos quais um negócio pode gerar a percepção de valor em um cliente, incluindo estratégias mercadológicas e de comunicação.

Sendo assim, dominar esse campo do conhecimento com as melhores estratégias faz toda a diferença na sua aquisição de clientes.

Por isso, vamos apresentar os principais tipos de marketing e suas aplicações. Vamos lá? 

Marketing tradicional

Quando falamos em marketing tradicional, estamos nos referindo a ações que acontecem fora da internet. Por exemplo, comerciais em TV, anúncios em revistas e jornais, outdoors, entre outras possibilidades.

Em geral, também se chama de marketing offline, apesar de nem todos concordarem com o termo. 

Os custos com marketing tradicional costumam ser mais altos, mas o planejamento depende do orçamento disponível e do resultado que se pretende alcançar. Pode ser uma boa opção para gerar o reconhecimento da sua marca, como no caso dos outdoors, ou de atingir um alto volume de pessoas, como no caso dos comerciais para TV.

O importante é definir a melhor tática de acordo com as preferências de consumo do seu público-alvo.

Marketing Digital

Em contraponto ao tradicional, o marketing digital diz respeito às estratégias que acontecem na internet. Nesse sentido, abrange múltiplas possibilidades, dividindo-se em outros tipos de marketing que abordaremos a seguir.

Uma das vantagens do marketing digital é a sua versatilidade, com os altos graus de personalização e a possibilidade de acompanhar em tempo real o resultado das suas ações. Com a análise dos dados, você consegue agir com mais rapidez, ajustando os seus investimentos.

De redes sociais a e-mail marketing, há uma infinidade de estratégias possíveis. Para direcionar as suas ações, é importante construir a persona da marca, a fim de compreender as suas preferências.

Outbound Marketing

O outbound marketing envolve estratégias ativas na busca por novos clientes, divulgando os seus produtos de forma direta, por meio de mídias e outros meios. Sendo assim, pode aparecer tanto no marketing tradicional quanto no digital, através de banners e anúncios em plataformas digitais. 

O objetivo do outbound marketing é atingir um grande número de pessoas com agilidade. Porém, o alcance nem sempre gera respostas, pelo risco de chegar a muitos leads frios, que não se tornarão consumidores. Desse modo, aplica-se em casos em que é necessário divulgar grandes campanhas ou gerar o reconhecimento da sua marca.

Nas redes sociais, os anúncios também podem ser considerados inconvenientes. Por isso, a criatividade precisa ser o principal pilar ao investir nessa estratégia.

Inbound Marketing

Ao contrário do outbound, o inbound marketing busca atrair os clientes até a sua empresa, por meio da solução de problemas específicos. Conhecido como marketing de atração, envolve a publicação de conteúdo relevante para o público-alvo, para que se tornem leads e, futuramente, clientes.

Para criar uma ação de inbound marketing, é preciso desenhar um funil de vendas. Nele, criamos a jornada do cliente para entender os avanços que o lead vai percorrer conforme expressa o seu interesse no produto ou serviço da empresa. 

Quando uma empresa publica conteúdo relevante ela consegue fortalecer o vínculo com o cliente e se colocar na posição de autoridade no mercado. 

Marketing de Conteúdo

No marketing de conteúdo, o foco está em oferecer informação de qualidade ao seu consumidor, de modo a se tornar uma autoridade no seu segmento. Dessa forma, também se utiliza o funil de vendas, disponibilizando e–books, palestras, artigos, entre outros materiais.

Para isso, é importante basear o seu conteúdo em pesquisas, para oferecer dados verídicos e que criam uma relação de confiança entre o leitor e a empresa.

Marketing de relacionamento

tipos de marketing

Os principais objetivos do marketing de relacionamento são a captação e a fidelização de clientes. Por isso, após a conclusão da venda, inicia-se a etapa de fidelização por meio da criação de promotores da marca.

Portanto, é necessário dedicar atenção especial ao cliente, por meio do suporte, do monitoramento da satisfação do consumidor e da criação de programas de benefícios.

Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha busca chamar a atenção dos clientes, com abordagens mais agressivas e que visam fugir do convencional, sem a necessidade de grandes orçamentos.

Assim, as táticas podem marcar a memória das pessoas por meio de ações em lugares públicos, como praças e shoppings. O segredo do marketing de guerrilha está na incitação de emoções, para reforçar a memória do consumidor.

Ele pode se conectar ao marketing viral, criando vídeos que se propagam em grande escala para o mundo todo.

Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados costuma se relacionar com a divulgação de infoprodutos, ou seja, aqueles que são vendidos e entregues em formato digital. Assim, você cria uma rede de vendedores para o seu produto e cada um é recompensado com uma comissão. O resultado é que você vai aumentar as suas vendas com a divulgação dos seus afiliados.

Endomarketing

O endomarketing é feito para o público interno da sua empresa. Portanto, o seu objetivo é construir uma imagem positiva do negócio perante os seus colaboradores.

Logo, as ações de endomarketing visam gerar o engajamento da equipe e melhorar a produtividade dos seus funcionários.

Remarketing

O remarketing envolve fazer marketing para uma pessoa que já foi impactada pela sua marca. Sendo assim, os seus anúncios vão aparecer novamente para pessoas que já foram atingidas, com o objetivo de trazê-las mais perto de uma venda ou de uma recompra.

Aprenda mais sobre marketing e vendas na indústria

Compreender o seu público-alvo e conhecer as principais estratégias de marketing e vendas são ações fundamentais para o crescimento do seu negócio. Além disso, o investimento em sistemas como de gerenciamento do relacionamento com o cliente é crucial para as empresas que desejam ter maior controle do seu funil de vendas.

Por isso, o blog Korp possui uma série de artigos que podem te ajudar a se aprofundar no tema e aplicar os conhecimentos na sua empresa. Veja as nossas sugestões:

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

Ciclo de vida do produto: O que é e como lidar?

14 de agosto de 2024

Continuar lendo

O que é Força de Vendas?

04 de junho de 2024

Continuar lendo