O relatório de vendas é o documento que permite a análise dos resultados da área de vendas. Então, se o seu negócio ainda não está familiarizado com essa prática, é importante começar a analisar os dados que a sua equipe gera todos os dias, para melhorar a conversão de clientes.
Muitos gestores podem considerar essa tarefa um desafio. Porém, com uma solução de CRM, elaborar relatórios em tempo real se torna um processo muito mais ágil e assertivo.
Se a sua equipe continua tendo dificuldades para elaborar o relatório de vendas, continue lendo este artigo. Vamos explicar como criar o relatório e como um CRM pode automatizar esta tarefa!
O que é o relatório de vendas?
O relatório de vendas reúne dados da área comercial e demonstra o desempenho das estratégias em andamento. Sendo assim, a análise contribui para atingir vários objetivos, como o aumento das vendas, a conquista de mais fatias do mercado e a retenção de clientes.
Por isso, eles são fundamentais para empresas que desejam aumentar as receitas de forma recorrente e saudável.
Apesar de o relatório poder ser adaptado de acordo com as necessidades de cada negócio, existem algumas informações e números que costumam aparecer com frequência, como:
- Quantidade de vendas realizadas por cada vendedor;
- Valor total em vendas de cada vendedor;
- Número de vendas realizadas por região;
- Número de vendas realizadas por canais digitais;
- Metas alcançadas e comissões.
- Taxa de crescimento das vendas;
- Ticket médio;
- Custo por aquisição de cliente (CAC);
- Retorno sobre investimento (ROI),entre outras métricas e indicadores.
Após a análise dos indicadores, é possível mapear pontos para ajustes no trabalho da equipe, de modo a estimular o aprendizado na empresa. Por isso, trata-se de uma forma de identificar pontos de melhoria, mas também de compartilhar técnicas de venda que estão funcionando para o time todo sair ganhando.
Por consequência, uma cultura de dados pode aumentar a produtividade dos colaboradores. Só assim é possível identificar gargalos com agilidade e garantir que a equipe atinja todo o seu potencial.
Como criar um relatório de vendas?
A criação de um relatório de vendas exige um bom detalhamento das informações que são de fato relevantes. Afinal, essa não é apenas uma burocracia, mas uma atividade que permite a geração de insights sobre conquistas e pontos de atenção para a equipe de vendas.
Veja algumas dicas para construir o seu relatório!
Analise o funil de vendas
Um dos pontos importantes do relatório é conferir o funil de vendas. Por meio dessa ferramenta, você pode ter uma visão ampla do que acontece na empresa, como o estágio de cada negócio, vendas convertidas e seus valores, entre outros dados. Com isso, fica mais tranquilo identificar os obstáculos na jornada de compra, que podem estar gerando problemas.
Caso você tenha um CRM, pode usar as suas observações para reconfigurar o funil de vendas, permitindo maior previsibilidade nas suas futuras receitas.
(Funil de vendas reconfigurável do Viasoft Korp CRM)
Incentive a cultura de dados na sua equipe
Garanta que a sua equipe compreende a importância dos dados para os resultados de vendas. Isso é importante porque eles são fundamentais para a obtenção de informações precisas, coletadas no dia a dia da operação. Sendo assim, explique que a falta de atualização de dados pode impactar os resultados.
Uma alternativa para não depender de planilhas difíceis de preencher é contar com um CRM acessível em vários dispositivos, como desktop ou mobile. Desse modo, é possível preencher os dados em poucos minutos e de qualquer lugar.
Selecione métricas para analisar o desempenho das vendas
Você precisa conhecer as métricas relevantes para as vendas para construir um bom relatório. Vamos apresentar algumas delas abaixo:
- Ticket médio: pode ser o valor médio das vendas totais, mas também o valor médio de cada tipo de produto ou serviço.
- Vendas por vendedor: métrica que ajuda a gerenciar comissões. Busca-se apresentar o volume e o valor das vendas por vendedor.
- Ciclo de venda após reunião: mede-se o tempo gasto com cada cliente após o contato. Com esse KPI, é possível criar estratégias para reduzir o tempo de fechamento do negócio.
- Volume de contatos realizados: ao analisar o volume de contatos em conjunto com número de vendas, você pode entender a quantidade ideal de encontros para fechar uma venda.
- Lifetime Value (LTV): o valor vitalício do cliente é a previsão de quanto ele pode render durante todo o período de relacionamento.
- Rotatividade: esta é a medida de clientes que deixam de fazer negócios com você em um período determinado. Desse modo, auxilia nas previsões de vendas e no entendimento dos motivos que os clientes saem do seu negócio.
Invista numa solução de CRM
Um relatório de vendas precisa de vários dados para garantir uma análise precisa. Por isso, é um desafio para muitas equipes reunir as informações manualmente e juntá-las em uma planilha. O tempo gasto com todos esses processos podem levar a perda de tempo com atividades mais estratégicas.
Com um CRM, você centraliza os dados importantes em uma só plataforma, garantindo mais eficiência na análise de dados. Portanto, fica mais fácil e rápido construir o relatório de vendas, para obter o feedback das suas estratégias e aumentar a produtividade da sua equipe.
Conheça o Viasoft Korp CRM
Os sistemas de gestão comercial, como o CRM, possuem módulos para a emissão de relatórios personalizáveis. Sendo assim, o gestor pode selecionar os dados que deseja analisar e a ferramenta fornece as informações automaticamente.
O Viasoft Korp CRM permite o acompanhamento de cada processo da equipe de vendas, além da criação de atividades, rotas de compromisso, automatização de tarefas e análise de dados por meio de dashboards customizadas.
Como toda solução da Viasoft Korp, ele é parametrizável e personalizável para se encaixar perfeitamente nas necessidades do seu negócio.
Além disso, o Korp CRM é totalmente integrado com o sistema de gestão, o que permite a sincronização e sintonia com as outras áreas da empresa.