Business Intelligence: O que é e como usá-lo?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

PUBLICADO EM:

01 de junho de 2022

Por muito tempo, a tomada de decisões nas empresas foi baseada no know-how e intuição de profissionais. Atualmente, estes riscos ocasionados por possíveis erros da equipe interna podem ser facilmente mitigados através da tecnologia que o Business Intelligence (BI) oferece.

Trata-se de um sistema para extração, tratamento, processamento e transformação de dados. É ideal para acompanhamento de resultados, criação de novas oportunidades para ajudar na expansão dos negócios e tomada de decisões mais assertivas por parte dos gestores. 

Esta definição é bastante moderna, visto que o BI tradicional nasceu, inicialmente, apenas como um sistema de compartilhamento e apresentação de informações para a equipe interna das organizações. No entanto, ele foi evoluindo com o passar dos anos, se tornando essencial na cultura data-driven – movimento crescente em todo o mundo.

 

Como o BI faz a diferença?

Apenas apresentar dados textuais e numéricos não é o suficiente. Afinal, a mente humana consegue absorver e compreender melhor informações quando elas são representadas de forma visual. Nosso cérebro faz um esforço significativamente maior para interpretar dados apresentados em formato de planilhas. 

No entanto, quando visualizamos estes mesmos dados em gráficos dinâmicos, não apenas os compreendemos rapidamente, como também conseguimos observar padrões nos dados apresentados e extrair insights úteis ao negócio. O Business Intelligence propicia uma melhor compreensão das informações e facilita sua interação com elas. Permite visualizar as mesmas informações em diferentes cenários e pontos de vista, apoiando o gestor na tomada de decisões críticas para o negócio.

Então, em suma, a ferramenta: 

  • Oferece disponibilidade de dados em tempo real
  • Possui capacidade de obter insights sobre mercado, produtos e clientes
  • Melhora a eficiência em toda a organização
  • Melhora o desempenho de campanhas de marketing
  • Dá ao negócio uma vantagem competitiva

 

Como funciona na prática

No setor de Vendas, por exemplo, são compilados os números do pedido, quantidades, prazos de entrega, preços e uma infinidade de informações – que se agrupam e chamamos de “cubo de dados”. 

Apesar desta base de conhecimento ser fundamental para o negócio, ela por si só não nos traz prontas as resoluções aos problemas enfrentados no cotidiano da indústria. É aí que entra o trabalho do Business Intelligence.

A ferramenta traz “visões de dados”, que nada mais é que uma apresentação das informações em uma formatação fácil da equipe compreender e tirar proveito. 

Uma dessas visões pode se manifestar em uma projeção de vendas – onde o gestor pode visualizar quantos produtos foram vendidos em cada ano ou mês, em que preço, qual foi o custo dos produtos vendidos em cada período, quanto foi o valor de impostos, entre outros dados.

O Business Intelligence, fazendo este cruzamento de informações, amplia horizontes para que o gestor possa embasar suas decisões de forma científica e também para que a equipe possa trazer novas ideias de melhorias. E isto não apenas na parte de Vendas, mas em todas as áreas da empresa. 

 

Business Intelligence na Indústria 4.0

O Business Intelligence já não é mais o mesmo, se tornando ainda mais forte na Indústria 4.0. Hoje, com o uso complementar da inteligência artificial, a ferramenta não apenas apresenta os dados, como também simula a capacidade humana de pensar.

Para automatizar análises complexas, que anteriormente eram feitas exclusivamente a partir do intelecto humano, o BI moderno incorpora outras funcionalidades – como a configuração de regras para emissão de alertas.

Para ilustrar, considere um relatório em que há o número de vendas do mês e a quantidade média de vendas durante o último ano. O BI permite criar um aviso para uma pessoa específica quando as vendas estiverem 20% abaixo ou acima da média. 

Além disso, existe a possibilidade de configurar fórmulas complexas, para estimar as demandas ou vendas dos próximos períodos. Se a previsão, por exemplo, é de que os custos de produção subam, o gestor já será avisado e entenderá que precisa refazer o planejamento para os períodos subsequentes. 

 

ERP Viasoft Korp – Business Intelligence

Você sabia que o  Korp ERP engloba todas as funcionalidades do Business Intelligence? Neste sistema, você tem à disposição a qualquer momento informações relevantes para apoiar suas decisões estratégicas e criar análises a partir da combinação de dados de várias fontes diferentes.

A partir de um estudo aprofundado sobre as principais necessidades de gestores e negócios, a Korp desenvolveu esta ferramenta completa, que entrega insights valiosos ao crescimento da sua empresa.

Através de dashboards dinâmicos e intuitivos, é possível obter informações importantes a respeito de cada setor da empresa, além de dados de mercado e de clientes.

Eleve sua gestão a outro patamar, através da transparência de operações, processos, ações e estratégias! 

 

Funcionalidades do Korp Business Intelligence

Entenda abaixo algumas funcionalidades do Korp Business Intelligence que você poderá utilizar para melhorar o desempenho do seu negócio.

  • Análise de Vendas

Otimize a análise de dados para que o seu time ganhe agilidade e segurança nos resultados! Nos painéis do BI, você consegue mensurar dados referentes a vendedores, clientes e produtos, além de poder cruzar múltiplas informações para ampliar sua visão sobre o passado, presente e futuro das suas vendas. O planejamento estratégico é reformulado de forma científica, tornando o processo comercial mais transparente.

  • Análise de Estoque

Quem é gestor sabe que o estoque é um ponto crítico nas indústrias, pois influencia diretamente na produção, no cumprimento do prazo de entrega e, consequentemente, na satisfação do comprador.

Pensando em levar inteligência e assertividade para a gestão do seu estoque, o Korp Business Intelligence também te dá esclarecimentos aprofundados sobre suas operações de produção, otimizando as vendas.

O dashboard de Análise de Estoque evita que ocorra desperdício ou falta de matéria prima, poupando recursos e reduzindo seus custos. Com o BI Viasoft Korp, você tem análises ABC, análises detalhadas dos principais elementos do estoque e análises por período totalmente a sua disposição, a qualquer momento do dia.

  • Fluxo de Caixa

Fazer projeções de fluxo de caixa é essencial para avaliar o cenário econômico da empresa e definir melhores estratégias de investimento a curto, médio e longo prazo. No entanto, o controle manual – comumente realizado através de planilhas – pode ocasionar falhas e comprometer o gerenciamento de entrada e saída de valores. Para solucionar este problema, o Korp Business Intelligence centraliza as ações do financeiro e traz melhorias à gestão estratégica do setor.

  • Análise Contábeis

Já imaginou acompanhar de perto a evolução da sua empresa, com todos os KPIs contábeis apresentados em painéis visuais? Com o BI, você consegue organizar, processar e cruzar informações de fornecedores, clientes, transações, entre outros. Dessa forma, o departamento consegue identificar padrões e tendências no negócio, resultando em uma gestão de compras estratégica baseada em dados.

__________________

Estas são apenas algumas das várias oportunidades que o Korp Business Intelligence oferece! Para saber mais, entre em contato conosco.

__________________

EXTRA: Dica para melhor uso do nosso BI

Você quer saber como usar o BI do ERP Viasoft Korp e extrair o melhor dele? Uma dica é criar mapas mentais! Nós explicamos: 

Quando você é notificado sobre um problema do produto, por exemplo, qual caminho traçar para chegar a uma solução? Quais ações a equipe precisa tomar para cada situação?

Para facilitar a tomada de decisão sobre acontecimentos no cotidiano da empresa, é preciso criar mapas mentais de possíveis cenários futuros. Dessa forma, as pessoas que projetarão as visões de dados saberão exatamente qual a sequência de informações e alertas precisam ser apresentadas para a equipe.

Com este planejamento prévio, os dados virão mastigados e a pessoa responsável já saberá quais ações deve colocar em prática de forma intuitiva.

Então, em resumo, o processo seria:

  1. Criar estes mapas lógicos das informações
  2. Criar os conjuntos de dados baseados nestes mapas
  3. Incluir regras que viabilizam condições para tomada de decisão

Seguindo esta orientação, a sua empresa com certeza se beneficiará muito mais desta tecnologia, que está em constante evolução!

COMPARTILHE

Publicado por:
Korp faz parte do grupo Viasoft como especialista em soluções completas para o segmento industrial.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é MRP e MRP II? Você sabe a diferença?

26 de maio de 2022

Continuar lendo

Cultura de gestão guiada por dados e como um bom ERP contribui para isso

20 de maio de 2022

Continuar lendo