A Supply Chain é essencial para toda indústria que pretende evoluir em relação aos processos. Afinal, ao mapear e analisar a cadeia de suprimentos, a empresa identifica facilmente os gargalos, erros operacionais e os pontos de melhoria que devem ser implementados no negócio.

Lembrando que, Supply Chain e Logística têm papéis diferentes dentro das empresas. A logística é um dos elementos que compõem a Supply Chain. Entenda melhor esse assunto adiante.

O que é Supply Chain? Quais suas vantagens?

A Supply Chain Management (SCM) que significa, em português, Gestão da Cadeia de Suprimentos é o gerenciamento de todos os processos relacionados à fabricação de um produto ou serviço. Ou seja, contempla desde a matéria-prima e logística até a entrega dos itens. Tudo isso, para levar uma excelente experiência ao usuário e melhorar a satisfação do cliente.

O mapeamento da cadeia de suprimentos permite que a equipe entenda o fluxo operacional e, paralelo a isso, ganhe diversos benefícios, como:

  • Análise preventiva de matérias-primas que podem atrasar;
  • Fácil identificação de gargalos na cadeia;
  • Otimização de gestão de estoque;
  • Evolução no gerenciamento de riscos.

Aliás, a Supply Chain também ajuda a melhorar a organização da cadeia de suprimentos. Dessa forma, impactando diretamente nas entregas dentro dos prazos estabelecidos. Além disso, esse tipo de gestão influencia positivamente na administração do tempo da equipe, pois os líderes conseguem tomar melhores decisões com base nos indicadores de produtividade. Então, ao somar todas as vantagens em usar a Supply Chain, o resultado é uma produção que faz mais em menos tempo, permitindo o aumento da receita da indústria.

Em resumo, com a gestão da cadeia de suprimentos, os colaboradores melhoram o poder de negociação com os fornecedores e a produtividade, e os clientes recebem um produto com mais qualidade, preço adequado e entrega eficiente.

Como o ERP auxilia a Supply Chain?

A empresa que trata de uma cadeia de suprimentos de maneira efetiva, dificilmente não precisará de tecnologias de ponta para manter o processo, pois há uma série de fluxos de operação envolvidos.

Sendo assim, a indústria terá que buscar ferramentas tecnológicas que auxiliem os departamentos e a continuidade desse tipo de gestão. Uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), que ajuda de forma direta a gestão da cadeia de suprimentos.

Por meio desse sistema, a companhia tem a possibilidade de identificar e mapear os processos, incluindo os status de cada fase da Supply Chain. Sem falar que, o ERP viabiliza relatórios completos e em tempo real para a equipe.

O Viasoft Korp ERP, por exemplo, permite a integração de dados de todos os departamentos da indústria. Além disso, fornece histórico de dados e ajuda na visualização de produtos que estão em alta, entre outras funções. Desse modo, otimizando a negociação com fornecedores e a gestão de estoque.

Se a sua empresa pretende investir em um sistema robusto que dê base para a continuidade da Supply Chain na empresa, conheça os módulos do Viasoft Korp ERP. Esse software especializado na gestão de indústrias está há mais de 20 anos auxiliando companhias de diferentes segmentos de mercado. Então, conte com ele para potencializar os resultados do seu negócio.

Converse com um consultor e tire suas dúvidas.