Produção web: saiba tudo sobre esse módulo do ERP!

PUBLICADO POR:

Giovanna CipulloGiovanna Cipullo

ATUALIZADO EM:

13 de Março de 2023

Tecnologia, controle de produção e precisão de processos já se tornaram requisitos básicos no segmento industrial. Pensando nessa necessidade de otimização que a Viasoft Korp desenvolveu a solução de Produção Web. Ele é um módulo completo que integra o Korp ERP, sendo o principal responsável pelos apontamentos do chão de fábrica e poder de análise de dados das indústrias. 

Vamos contar a você o que é o módulo, para que serve, os benefícios para a sua empresa e muito mais. Continue a leitura!

Tudo sobre a Produção Web

O módulo de Produção Web do Korp ERP é uma solução robusta, que garante o controle intuitivo, ágil e eficaz dos processos do chão de fábrica.. O sistema permite a geração de apontamentos e o gerenciamento da carteira de ordem de pedidos da indústria. Também permite o monitoramento do chão de fábrica em qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive, por dispositivos móveis como tablets e celulares.

O módulo trabalha identificando as etapas de produção e consegue mapear e rastrear produtos em tempo real. Essa execução, além de fundamental para análise de produtividade e competitividade, proporciona a identificação de problemas e falhas no tempo de setup, ritmo produtivo e outras diversas situações relacionadas ao chão de fábrica.

Essa capacidade de monitoramento possibilitamonitoramento que possibilita que o PCP consigarealizar o planejamento das necessidades de materiais e ordens de fabricação de forma assertiva. Assim, reduz os riscos de paradas no chão de fábrica.

Como o intuito do módulo é garantir agilidade na rotina industriale e a operação da solução por meio de dispositivos móveis, outras funcionalidades também foram pensadas para aumentar a eficiência no dia-a-dia. Algumas são os leitores de códigos de barras, crachás de identificação e balanças automáticas. 

Tudo para oferecer eficiência no controle não só do chão de fábrica, mas também dos estoques, com o apontamento contínuo e integrado à linha de produção. Essa conectividade permite que os saldos de estoque estejam sempre atualizados, mesmo se houver mudanças de matérias-primas ou maquinário, por exemplo. Confira mais detalhes sobre as principais funcionalidades operacionais da Produção Web!

Funcionalidades do módulo de Produção Web

  • Carteira de ODF: Nessa tela, você tem uma visão geral de todos os apontamentos que a indústria tem em carteira naquele momento, conseguindo enxergar a operação da fábrica como um todo.
  • Monitoramento de máquinas: É aqui que você faz o acompanhamento do chão de fábrica em tempo real, visualizando o status de cada máquina, se estão disponíveis ou não, operando ou não. Essa tela foi pensada para ficar em destaque no dia-a-dia do chão de fábrica, para que seja possível estar sempre analisando o que está acontecendo na produção naquele momento. 
  • Apontamento de produção: É onde ocorre de fato a geração dos apontamentos das ordens. Basta apontar o setor e a máquina desejada, selecionar a operação e iniciar a produção. 
  • Formação de pallets: Depois que a produção é finalizada, os pallets formados precisam de informações logísticas para que sejam transportados para o local adequado. No módulo de Produção Web do Korp ERP, o próprio sistema já gera uma etiqueta para impressão com todas as informações necessárias.
  • Transferência de pallets: Com o pallet formado, é hora de transportá-lo para o seu novo destino. Para isso, é só informar o código do pallet que foi gerado na etapa anterior e definir o local de destino, tudo isso com a ajuda de um leitor de código de barras que facilita ainda mais este processo. E caso o usuário queira utilizar o módulo por algum dispositivo móvel, também existe a opção de ler o código de barras pela câmera do dispositivo. 
  • Ranking de operações: Neste espaço, você consegue determinar as ordens de produção conforme suas prioridades de forma rápida e intuitiva, basta arrastar a ODF para a posição desejada e pronto!
  • Histórico de apontamentos: Aqui você pode consultar e analisar todos os detalhes dos históricos de acontecimentos das suas ODFs e apontamentos.

Como aplicar a Produção Web no chão de fábrica

Mas além das funcionalidades operacionais que o módulo oferece, seu grande diferencial é a combinação do controle dos processos, com o controle estatístico da fábrica. O módulo de produção não só permite gerir as operações com excelência. Portanto,, como também oferece um requisito essencial para indústrias que tem como objetivo a inovação e otimização: uma cultura de gestão guiada por dados. 

Dentro da Produção Web, é possível transformar seu chão de fábrica em números e insights reais, que traduzem sua produção em dados. São diversos dashboards que, quando preenchidos pelos KPIs da empresa, se transformam em potencial para entender os gargalos da fábrica. Com isso, garante osuporte que os gestores precisam para uma tomada de decisão assertiva.

Dentre os diversos gráficos e indicadores disponíveis no sistema, o principal deles é o OEE (Overall Equipment Effectiveness),o medidor de efetividade global de um equipamento mais utilizado nas indústrias do mundo. 

Esse indicador é famoso por sua simplicidade. De forma fácil e direta, consegue medir quantos bons produtos um equipamento conseguiu produzir, quando comparado com a quantidade de itens que ele tem capacidade de fabricar no total. 

Imagine que o chão de fábrica produziu 1.000 peças em um turno, mas a máquina tinha capacidade para produzir até 2.000 itens. Neste caso, a taxa de efetividade (OEE) é de 50%, pois o equipamento produziu apenas metade da sua capacidade máxima. 

Contudo, além dos indicadores extraídos do OEE, diversos outros dados são disponibilizados nos dashboards do módulo de Produção Web. 

Confira os dados que você encontra no módulo!

  • Indicador de quantidade produzida;
  • Indicador de quantidade teórica (máximo que poderia ter sido produzido);
  • Indicador de quantidade refugada (perdas produção);
  • Gráficos de produtividade por turno, operador, período e/ou recurso (máquina);
  • Gráficos de rendimento por turno, operador, período e/ou recurso (máquina);
  • Percentual de perda por período
  • Produção em kg por período 

E, para que os dados se encaixem à necessidade de cada empresa, todos os dashboards permitem customizações. Sendo assim, o usuário consegue montar suas telas exatamente com os dados que precisa, podendo inclusive adicionar e deletar gadgets. Além disso, a maioria dos gráficos disponíveis também tem opções de filtros, para extrair dados específicos que sejam do interesse da empresa. 

A história por trás da solução

Assim como o Korp ERP nasceu dentro da indústria, a partir das necessidades reais do chão de fábrica, o módulo de Produção Web foi inicialmente pensado para resolver um problema do cotidiano de empresas como a Brasilpack, indústria que atua na fabricação e distribuição de embalagens para alimentos há mais de 20 anos.

A empresa atuava anteriormente com um sistema ERP não especializado em indústria e distribuição. Isso já havia acarretado uma série de problemas para o negócio, além de impactar diretamente no crescimento e desenvolvimento da empresa. 

Entretanto, além de um sistema de gestão especialista, a Brasilpack precisava de uma solução que permitisse alavancar a produtividade e entrar com força no mercado competitivo em que estavam inseridos.

O desafio de transformar a produtividade da Brasilpack

Em 2019, a empresa chegou com o desafio:: desenvolver um sistema exclusivo, que oferecesse controle operacional e analítico da produção, a fim de garantir que a empresa não ficasse para trás nesse cenário de competitividade.

Depois de diversas tentativas de encontrar uma empresa de tecnologia que topasse a proposta de desenvolver uma solução como essa, a Korp assumiu essa responsabilidade e aceitou o projeto, dando início à criação do módulo de Produção Web que conhecemos hoje. 

Douglas Bressam, gerente de produção da Brasilpack, foi o idealizador da ideia, e, juntando toda a pesquisa de mercado realizada com a expertise adquirida na prática, os esboços começaram a sair. 

Só na Brasilpack, o desenho do novo módulo envolveu cerca de 15 pessoas entre colaboradores do setor de produção, manutenção, qualidade e as demais áreas da empresa que poderiam contribuir com o planejamento. Enquanto na Korp, toda a equipe se mobilizava para fazer com que o módulo saísse do papel.

Bressam fala que, nos primeiros meses, as expectativas eram grandes para automatizar um gargalo de produção acentuado na empresa. Além disso, conciliar o planejamento e implantação do módulo de Produção Web juntamente à troca do software de gestão antigo para o Korp ERP foi um grande desafio. Mas com muito trabalho e foco, o objetivo foi alcançado e as expectativas da diretoria da empresa foram superadas. 

Os resultados do módulo de Produção Web

Agora, a realidade é outra. O gerente de produção garante que a confiabilidade nos controles de produtividade foram restabelecidos.Principalmente, a agilidade na informação, juntamente com a possibilidade de consultar a programação da produção diária foram ganhos que fizeram total diferença no chão de fábrica da empresa. 

“Na minha visão, essa parceria foi necessária para o crescimento de ambas empresas, trazendo know-how, confiabilidade e atuando como peças fundamentais  para o crescimento dos nossos negócios”, conclui Douglas. 

Depois da implantação do módulo de Produção Web, erros manuais de apontamento de produção,desperdício de tempo e mão de obra com fichas manuais de ordem de produção, por exemplo, são problemas que ficaram no passado. O módulo atua diretamente no impedimento de inconsistências nos controles de produção e oferece uma série de insights necessários para basear toda a tomada de decisão estratégica da empresa em que está inserido. 

Indústria 4.0 e a cultura de gestão guiada por dados

Na Brasilpack, apenas a parte operacional do módulo de Produção Web do Korp ERP já foi suficiente para trazer grandes retornos para a empresa. Afinal, ela já triplicou de tamanho nos últimos anos. Mas a união disso com as milhares de possibilidades de análise de dados que o sistema trás oferece um grande diferencial: a oportunidade de se aproximar ainda mais do modelo ideal de Indústria 4.0 e garantir uma transformação de cultura de gestão do negócio. 

O principal conceito de inovação trazido pela Indústria 4.0 é a implementação de novas tecnologias como:

  • Automação; 
  • Computação em nuvem; 
  • Internet das coisas; 
  • Inteligência artificial e troca de dados. 

Tudo isso a fim de digitalizar e conectar as atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Apesar de ser um conceito em ascensão em todo o mundo, a Indústria 4.0 ainda está longe de estar totalmente implementada nas indústrias. Essa evolução faz parte de um processo longo de adaptação e difusão das novas tecnologias, e poucas empresas estão preparadas para passar por essas mudanças. 

Digitalização como fator de competitividade

Segundo um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria),somente 1,6% das empresas brasileiras consultadas informaram ter sistemas integrados e processos inteligentes para embasar a tomada de decisão dos gestores. Além disso, a pesquisa aponta que, de 24 segmentos da indústria brasileira, pelo menos 14 têm urgência em implementar estratégias de digitalização e conectividade para se tornarem competitivas frente ao mercado internacional industrial. 

Mesmo com os dados apontando um atraso das indústrias brasileiras em relação a Indústria 4.0, o estudo realizado pela CNI também traz resultados esperançosos para o futuro. Segundo as empresas consultadas pelo Indústria 2027, 21,8% projetam ter processos produtivos totalmente digitalizados nos próximos 10 anos. Isso demonstra interesse da indústria brasileira em desenvolver suas tecnologias, a fim de alcançar o poder competitivo de mercado.

Como  um ERP transforma a cultura de dados

Em resumo, os dados servem para alertar que o mundo está avançando, e ainda há tempo para entrar nesse processo de evolução. Mas antes preciso dar o primeiro passo. Um bom ERP serve não apenas para gerir os processos industriais, mas para fazer isso se forma integrada e inteligente. Afinal, ele reúne os dados de produção e os transforma em poder de análise que, consequentemente, gerará um poder de decisão cada vez mais assertivo. 

Pensando essa integração na prática, a troca de informações entre setores, por exemplo, permite conectar o pedido de compra, a produção em si e toda a logística de maneira autônoma. Desse modo, sem exigir trabalhos desnecessários e pessoas responsáveis por tomar decisões a todo o momento. Para indústrias em que esse processo ainda não é integrado e automatizado, pode parecer difícil pensar em novas formas de gestão e engenharia da cadeia produtiva, porém são passos como esses que contribuem para o desenvolvimento da empresa. 

A automação é outro fator que entra na lista de afazeres para acompanhar a evolução tecnológica exigida pelasindústrias. Optar por um sistema de gestão que, além de gerenciar os processos da fábrica de forma integrada, ofereça a automação de processos é um grande passo. Assim, você economiza tempo e esforços que poderiam ser realocados para atividades que realmente precisem de atenção humana

Conclusão

Indústrias que almejam competitividade, aumento de lucro e produtividade precisam estar dispostas a evoluir junto com o mercado. Por isso, o módulo de Produção Web é uma solução completa.Ela é capaz de garantir a integração e operação do chão de fábrica, mas também a capacidade analítica. Essa é uma habilidade necessária para empresas que buscam uma gestão assertiva dos processos industriais e até da própria equipe de colaboradores.

As soluções desenvolvidas pela Korp garantem a efetividade dos processos e oferecem inovações tecnológicas, como:

  •  Automação de tarefas 
  • Gestão analítica de dados; 
  • Integração de informações; 
  • Conectividade entre setores, etc.

Além disso,diversas outras funcionalidades caminham junto aos conceitos trazidos pela Indústria 4.0. Isso garante que as indústrias caminhem para essa evolução e se posicionem como empresas competitivas novamente.

Transforme a gestão da sua empresa com o módulo Produção Web do ERP Korp!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Assessoria de Imprensa, Gestão de Comunicação e Marketing, atua como coordenadora de marketing na Viasoft Korp.

ARTIGOS RELACIONADOS

Kaizen: o que é e como aplicar na indústria

24 de maio de 2024

Continuar lendo

Galvanização: o que é, tipos e etapas

22 de maio de 2024

Continuar lendo