A Indústria 4.0 está diretamente ligada à Transformação Digital. Há vários sistemas tecnológicos que auxiliam no controle e otimização dos processos, como o sistema CRM nas indústrias, plataforma ERP, entre outros.
Atualmente, o gestor consegue aumentar a produtividade ao optar pela tecnologia dentro da indústria. Dessa maneira, a fábrica mantém-se competitiva e diferenciada no mercado.
Se o objetivo é melhorar a gestão comercial e torná-la eficiente, será necessário contar com um excelente banco de dados com informações sobre os clientes. Tanto em relação às necessidades desses consumidores, quanto suas expectativas e experiências. Assim, fica mais fácil aperfeiçoar o relacionamento com o cliente.
Um ótima maneira de ter esse banco de informações unificado é por meio do CRM (Customer Relationship Management). A plataforma ajuda nas estratégias comerciais, no relacionamento com o consumidor, e consequentemente, no aumento das vendas.
Veja a seguir, as vantagens de implementar essa plataforma nas fábricas:
Sistema CRM nas indústrias
Processo operacional otimizado
O sistema de gestão comercial auxilia no suporte ao cliente, os times de venda e pós-venda, já que ali estão concentrados os dados dos leads, clientes e funis de venda. Portanto, o setor comercial da indústria com base na análise de dados, pode tomar melhores decisões antes, durante e depois da negociação.
Análises assertivas
Quando o time de vendas tem informações dos clientes em um único local, consegue criar relatórios e análises assertivas para as indústrias. Além disso, é possível segmentar as necessidades dos consumidores. Portanto, o atendimento ao cliente será cada dia mais otimizado e personalizado.
Gerenciamento de equipe
Por meio do Viasoft Korp CRM, por exemplo, pode-se criar atividades e distribuir por equipe ou por membro do grupo. Além disso, você consegue automatizar as atividades. O que isso significa? Que é possível selecionar o que deve ser disparado à equipe e determinar a frequência, período de tempo e recorrência dessas atividades. Em seguida, o CRM gera as ações automaticamente. Legal, né?
Com o sistema CRM, o gestor comercial da indústria pode comparar o desempenho entre os membros do time e analisar a produtividade de forma individual ou entre um grupo de indivíduos. A partir daí, fica simples tomar decisões que auxiliem a equipe, conforme as dificuldades e acertos.
Ações estratégicas
O CRM ajuda também nas ações estratégicas de venda, baseadas em números e relatórios gerados a partir do relacionamento com os clientes. Vejam as forças e fraquezas dos produtos e das negociações, além das possíveis oportunidades. O planejamento estratégico determina, muitas vezes, os resultados finais e o cumprimento de metas.
Mais que um sistema, o CRM ajuda no lucro industrial, pois apresenta funcionalidades que melhoram o atendimento ao cliente. A estratégia comercial voltada às reais necessidades dos consumidores, otimiza o trabalho e as vendas, refletindo assim no faturamento do negócio.
Ficou com alguma dúvida em relação às possibilidades do CRM nas indústrias? Envie-nos uma mensagem nos comentários. Caso queira testar o sistema Viasoft Korp CRM gratuitamente, clique aqui e cadastre-se.