Se você é do setor comercial sabe que, tão importante quanto a venda, é o pós-venda, né? Veja como utilizar o sistema de CRM no pós-venda para otimizar seu processo comercial, a seguir.
O pós-venda é uma área que auxilia as empresas na fidelização de clientes. Por isso, precisa de atenção! Sendo elementar para os bons resultados do negócio. Ao manter um excelente suporte, depois do fechamento da venda, o consumidor percebe a seriedade e o valor que a instituição dá aos clientes. Ou seja, a partir daí, cria-se uma relação sólida entre comprador e empresa.
Apesar de muitos gestores e vendedores entenderem a importância do pós-venda, a fim de tornar os clientes mais satisfeitos, há a necessidade de buscar novas ações para desenvolver um atendimento cada dia mais eficaz e diferenciado. Diante disso, entenda como o sistema de CRM – Customer Relationship Management – pode facilitar o relacionamento com o comprador no pós-venda.
Atuação do CRM no pós-venda
Centralização de dados e indicadores
O sistema CRM permite guardar em apenas um único lugar, as informações e indicadores sobre os leads, clientes, oportunidades de negócio, entre outros dados. Assim, você pode por meio de dashboards e gráficos entender quais os resultados atingidos, e quais ações ainda precisam de ajustes. Isto é, tenha em mãos informações de extrema relevância à área de pós-venda.
Afinal, entender quando e como o consumidor adquiriu o produto ou serviço, além de saber detalhes sobre a experiência dele com a empresa, ajuda nas próximas decisões, não é?
Então, ao contar com a plataforma de CRM, a empresa tem o histórico de todo o relacionamento com o cliente. Assim, permitindo uma análise mais apurada dos pontos positivos e negativos do fluxo de compra de seus clientes. Sem falar que, por meio do CRM, os funcionários podem gerar relatórios e filtrar exatamente o que precisam.
Suporte personalizado no pós-venda
Caso o consumidor tenha algum problema após a compra, e entre em contato com o suporte, se a sua empresa já tem um sistema CRM fica mais fácil sugerir alternativas a essa pessoa. Com isso, minimizando a insatisfação.
Na condição de sua empresa preencher as informações dos clientes, ao unir os dados, pode-se visualizar de maneira geral: o perfil e histórico comum do público. Portanto, fica mais simples personalizar o atendimento pós-venda, conforme as principais necessidades e expectativas desse público. Inclusive, já percebendo as dúvidas e reclamações semelhantes.
Dessa forma, com a ajuda do CRM, garanta uma excelente experiência ao usuário e a satisfação desse consumidor quando entra em contato com a equipe. Por meio de análises de dados, realizem um atendimento personalizado e adequado.
Mensure o grau de satisfação do cliente
O sistema CRM além de melhorar a visão geral do relacionamento com o cliente e das metas, também contribui com o registro de informações sobre o grau de satisfação dos consumidores. Ou ainda, no quanto indicam a empresa a novos compradores, através do recurso de NPS.
Diante de instrumentos como esses, quando há o cruzamento de dados, o setor comercial e de marketing conseguem elaborar um plano em conjunto. A partir disso, é possível criar um bom planejamento para captar leads e focado na máxima eficiência do pós-venda.
Enfim, o CRM é uma ferramenta crucial àquelas instituições que pretendem manter os clientes satisfeitos e querem aumentar as indicações.
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