6 benefícios do ERP para o setor de contabilidade

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

07 de Agosto de 2023

O departamento de contabilidade trabalha com diversas tarefas urgentes e que demandam bastante tempo, geralmente, interligadas com outras áreas da empresa, como: vendas e financeiro. Nesse sentido, o ERP já é imprescindível à contabilidade, pois ajuda diariamente a lidar com as atividades, de maneira ágil.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que permite integrar todos os setores empresariais. Isto é, centraliza as informações e processos em um único local. Essa visão 360º da instituição, auxilia tanto no trabalho interno quanto externo. Além disso, a plataforma facilita o acesso aos arquivos digitais, automatiza tarefas e aumenta a confiabilidade nos dados.

O que é ERP?

O ERP é uma sigla que significa Enterprise Resource Planning e pode ser traduzida para o portugues como Planejamento de Recursos Empresariais. Desse modo, trata-se de um sistema de gestão empresarial que visa integrar as informações da empresa para proporcionar mais eficiência e produtividade.

Essa solução tecnológica visa o gerenciamento estratégico e operacional da organização. Por isso, quem investe em um ERP tende a tomar decisões assertivas mais rápido, pois a ferramenta permite a visualização do negócio como um todo.

O sistema tem como objetivo o controle total de informações, assim como a integração e o gerenciamento de dados. Por isso, ele é responsável pela visibilidade sistêmica de cada detalhe da organização em tempo real.

O ERP reúne diferentes processos, como:

  • vendas;
  • compras; 
  • planejamento de produção (MRP I e II); 
  • sequenciamento de produção (APS); 
  • engenharia; 
  • manutenção; 
  • qualidade, fiscal/contábil; 
  • logística da empresa.

Por isso, trata-se de uma ferramenta que traz uma série de benefícios para empresas em crescimento. Com o aumento da complexidade dos processos, você vai precisar de soluções mais robustas para entregar seus produtos e serviços com qualidade.

Entre as vantagens do ERP, podemos citar a automatização de tarefas. Isso significa que atividades mecânicas e repetitivas podem ser feitas pelo sistema para que seus colaboradores foquem em funções mais estratégicas.

Um bom exemplo da aplicação da automação na indústria é o sistema APS. Com o Advanced Planning & Scheduling, você realiza o sequenciamento da linha de produção e a programação completa da fábrica em segundos. O módulo conta com um algoritmo que analisa diversos fatores antes de proporcionar a melhor solução. Como resultado, horas de trabalho podem ser economizadas e a eficiência da produção pode crescer mais rápido.

Vantagens da automação de tarefas

Mas a automação pode acontecer também em outras rotinas da empresa, garantindo uma série de benefícios, como:

  • Redução da mão de obra desnecessária; 
  • Maior consistência de dados, transparência, e segurança das informações; 
  • Redução de fraudes;
  • Economia do tempo de operação que poderia ser realocado para atividades que realmente precisam do trabalho humano. 

Quais são as vantagens de aplicar o ERP na contabilidade?

Veja a seguir, 6 benefícios do ERP para a contabilidade:

1 – Integração dos departamentos

Assim como já mencionado, o ERP reúne as informações dos setores. Então, a contabilidade consegue ter a comunicação facilitada com os demais departamentos. Por exemplo: simplifica o envio de retornos sobre a retificação de dados dos consumidores para emissão de NF. Porém, para que esse diálogo e a execução das tarefas sejam realmente efetivos e facilitados, a empresa precisa optar por um software que se adapte-se às necessidades da companhia.

Antes de contratar a plataforma, pesquise se o sistema ERP é parametrizável, ou seja, se tem a possibilidade de personalizações e adaptações, conforme as individualidades operacionais e administrativas do seu negócio. Análise essas questões, a fim de evitar problemas futuros.

2 – Estratégias mais assertivas no setor de contabilidade com o apoio do ERP

A área contábil é fundamental na elaboração da estratégia corporativa. Afinal, é lá que estão guardadas as informações sobre a situação financeira e tributária da instituição. 

Portanto, o time de contadores consegue fazer projeções futuras e auxiliar nas estratégias.
Por meio do ERP, é possível contar com a inteligência dos dados. Sendo assim, tenham acesso às informações com agilidade para fazer o cruzamento de arquivos e baixar relatórios completos, a fim de realizar estratégias certeiras. Um plano adequado à realidade, diminui as chances de ameaças e erros.

3 – Otimização de tempo com a automatização de processos

Quem não quer fazer mais com menos tempo e alcançar bons resultados, não é? Com a ajuda do ERP, você pode automatizar várias atividades do setor contábil e otimizar tempo. Automatize, por exemplo: indicadores de desempenho, o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício),entre outras operações.

4 – Segurança dos dados financeiros

A contabilidade trabalha com arquivos essenciais à companhia e que precisam ser armazenados por anos, dependendo do caso, por décadas. Logicamente que, ao guardá-los somente em depósitos físicos, haverá um grande risco em relação à segurança das informações. Por isso, a importância dos papéis serem digitalizados e salvos em nuvem e em sistemas, onde somente os responsáveis autorizados tenham acesso, como é o caso do ERP.

5 – Auxílio nas decisões

Os profissionais do setor contábil tomam várias decisões que impactam diretamente no destino do negócio. Por esse motivo, ter informações verídicas e, em tempo real, são procedimentos que ajudam na tomada de decisões. Através do ERP, tenha acesso a diversos dados, como: margem de lucro, mark-up no preço da venda, ativos e passivos, etc.

6 – Modernização do departamento de contabilidade com o ERP

Tenha a vantagem de modernizar a área contábil. Devido ao enorme volume de tarefas burocráticas desse setor, é importante ter à disposição tecnologias modernas e úteis, a fim de otimizar e agilizar o trabalho.

O ERP aplicado na contabilidade é um passo fundamental se o objetivo é modernizar o departamento, pois traz a possibilidade de automatizar processos, tomar decisões de acordo com dados bem fundamentados, aperfeiçoar atividades, entre outras ações.

Conheça o Viasoft Korp ERP

Antes de optar por um software ERP, pesquise sobre o fornecedor, busque por avaliações e verifique como é realizado todo o processo de implementação e de suporte. 

O Viasoft Korp ERP é especializado em indústria para trazer mais eficiência e produtividade aos segmentos industriais. Com a solução, é possível gerenciar toda a fábrica, do planejamento da produção à logística.

Para saber mais sobre o Viasoft Korp ERP, converse com um de nossos consultores e veja todas as possibilidades deste robusto sistema, especializado em processos industriais.

Entre em contato com um consultor e solicite uma demonstração!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Balancete de Verificação: o que é, como fazer e para que serve

11 de junho de 2024

Continuar lendo

EIP: tudo sobre Enterprise Intelligence Platform

03 de junho de 2024

Continuar lendo