Atualmente, há uma incerteza dentro do mercado em relação ao fechamento de novos negócios e fidelização de consumidores. A pergunta que muitos se fazem é: como reter clientes em tempos de crise?
A mudança no cenário econômico, desencadeada pela pandemia de COVID-19 fez com que muitas empresas fechassem as portas, e várias outras, tivessem dificuldade em manter o caixa no positivo. Então, nesse momento, pensar em novas estratégias deve ser uma prática básica de gestores e líderes, em especial, àqueles do setor comercial.
Encontre neste post, boas práticas para melhorar a retenção de clientes, no momento atual:
Estratégia + Ação para reter clientes em tempos de crise!
A partir deste novo modo de consumo que está surgindo, em paralelo à crise, as empresas tendem a passar por mudanças na estruturação empresarial, com o intuito de manterem-se ativas no mercado e com o fluxo financeiro saudável. Sendo assim, novas estratégias e ações começam a ser implementadas, a fim de conquistar e reter os consumidores:
A Transformação Digital chegou para ficar!
Um dos pontos fundamentais a ser considerado pelas organizações é Transformação Digital. Nos últimos meses, devido a quarentena, provocada pela pandemia, houve o uso massivo de tecnologias, seja em compras por meio de apps, sites e redes sociais, ou mesmo, de sistemas tecnológicos para o home office.
Portanto, a nova situação gerou a necessidade de adaptação das instituições, que precisaram utilizar muito mais os meios digitais com o objetivo de interagir com os clientes e colaboradores. Algumas companhias adaptaram-se rapidamente à Transformação Digital, enquanto outras, ainda estão encontrando formas de adequar-se.
E a empresa onde você atua, como está nesse quesito? Estão preparados para implantar tendências, como: automação de processos, chatbot, cloud computing, estratégia omnichannel, entre outras soluções tecnológicas?
Setor de Customer Success
O seu negócio tem um profissional ou setor de Customer Success (Sucesso do Cliente)? O profissional dessa área, auxilia a evitar cancelamentos, entre várias atividades que mantém o cliente satisfeito.
Além disso, o CS tem a função de manter um bom relacionamento com o consumidor e garantir o uso completo das soluções corporativas contratadas. Dessa forma, aumenta a percepção de valor sobre o produto ou serviço, refletindo na retenção do cliente.
Transparência e agilidade no atendimento
Estes são dois elementos fundamentais dentro do setor de suporte: transparência e agilidade. Sem dúvida, podem ajudar na retenção do consumidor.
Como já citado, a pandemia trouxe o uso constante de tecnologias, principalmente, daquelas relacionadas à internet. Com isso, o comportamento de várias pessoas foi impactado, trazendo uma maior desconfiança, assim, exigindo uma abordagem clara em ofertas. Então, garantir a sinceridade durante todo o atendimento e no pós-venda é necessário, a fim de manter esse cliente fiel à empresa.
A agilidade é outro item crucial na conquista e confiança do consumidor em meio à crise. Mostre a capacidade de operar com qualidade no suporte, mesmo diante dos obstáculos, trazendo respostas de maneira ágil. Não deixe de treinar a equipe para essa abordagem e interação rápida e eficiente. Aaah! Os recursos tecnológicos, como: a automação em canais de comunicação (chatbot) também pode auxiliar nessa rapidez.
De olho nos números
A análise de dados é uma ação que agrega na estratégia, a fim de reter os clientes. Afinal, é necessário examinar os resultados positivos e negativos e entender os gargalos, pontos fortes e fracos dentro do atendimento, além de compreender qual é o perfil de cliente que mais cancela os serviços/produtos.
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Você teve algum insight com a leitura deste artigo? Acredita que conseguirá reter os clientes nos próximos meses? Então, compartilhe sua opinião com a gente! 🙂