O que é rastreabilidade na indústria?

PUBLICADO POR:

Viasoft Korp ERPViasoft Korp ERP

ATUALIZADO EM:

19 de Dezembro de 2022

Rastreabilidade é a condição de rastrear um item, considerando a sua localização e todo o seu histórico, desde a matéria-prima até a distribuição do produto.

As indústrias que fazem a rastreabilidade de mercadorias conseguem localizar as entregas e visualizar o histórico dos produtos. Ou seja, o rastreio de ponta a ponta viabiliza o controle total dos materiais.

Essa rastreabilidade é importantíssima, pois ajuda as indústrias com a identificação da origem dos itens, a manter o padrão de qualidade da entrega, entre outros benefícios.

Neste post, entenda o que é a rastreabilidade, suas vantagens e de que maneira um sistema eficiente de gestão pode ajudar na implementação do rastreio. Boa leitura!

O que é rastreabilidade?

A rastreabilidade é a capacidade de rastrear algo. No setor industrial, esse conceito é bastante usado para designar a localização da jornada de um item, começando quando ele ainda é uma matéria-prima até tornar-se um produto acabado.

Esse monitoramento da cadeia produtiva possibilita que as indústrias trabalhem de modo eficiente. Veja exemplos do que é possível fazer por meio do rastreio de materiais:

  • Identificar com agilidade e facilidade a origem e localização dos itens com avaria ou outros problemas;
  • Atender as diretrizes legislativas, por exemplo, a rastreabilidade de alimentos e de medicamentos;
  • Satisfazer as necessidades dos consumidores em relação aos itens, já que as indústrias sabem onde estão os produtos, quanto tempo demoram em média para chegar no cliente, etc;
  • Identificar dados do produto, como: tipo, origem da matéria-prima, lote, entre outras informações. Geralmente, isso é feito por meio do uso de códigos de barras.

Vantagens da rastreabilidade para as indústrias

rastreabilidade-industria

Você já viu várias funções da rastreabilidade durante este artigo, mas esta boa prática não para por aí. A seguir, veja os outros benefícios do rastreamento de itens para as indústrias:

  • Ajuda na identificação de gargalos: o rastreio do processo produtivo viabiliza a detecção de gargalos, que posteriormente podem ser trabalhados pela equipe;
  • Aperfeiçoa o gerenciamento de materiais: ao controlar toda a cadeia de suprimentos, as indústrias conseguem gerir de maneira eficaz os produtos e processos;
  • Auxilia nas tomadas de decisão: isso ocorre porque os gestores baseiam decisões em dados reais e mensuráveis;
  • Diminui os níveis de estoque: assim que a movimentação de materiais estiver otimizada, a empresa minimiza a necessidade de estoque no processo produtivo;
  • Melhora o padrão de qualidade: se a empresa precisar fazer recall ou recolhimento de mercadorias, poderá agir com rapidez;
  • Otimiza a satisfação do cliente: a empresa torna-se mais confiável ao apresentar total controle dos produtos e fluxos.

ERP para rastreabilidade nas indústrias

É possível colocar o rastreio em funcionamento de modo eficiente por meio de um sistema de gestão (ERP ou Enterprise Resource Planning). Essa plataforma tecnológica permite a automatização de tarefas e fluxos, a criação de códigos de barras, além do acompanhamento dos materiais e produtos.

Então, mediante o sistema ERP, as indústrias conseguem controlar a rastreabilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados de modo automatizado. O Viasoft Korp ERP pode ajudar sua empresa com o rastreio de materiais.

Veja como o software pode otimizar a sua produção industrial!

Confira os módulos e possibilidades do sistema, e entre em contato com o nosso time para tirar todas as suas dúvidas sobre a plataforma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Entenda o que é Estoque de Segurança

17 de setembro de 2024

Continuar lendo

Padronização de Processos: O que é e como implementar

10 de setembro de 2024

Continuar lendo