Há vários itens que devem ser considerados no momento de optar por um ERP, principalmente, para a indústria. O software influencia diretamente e indiretamente na gestão e nos resultados da organização. Então, antes da contratação, é necessário analisá-lo de maneira detalhada.

O ERP tem a função de automatizar e modernizar os processos dentro da indústria. Dessa forma, avalie as necessidades de cada setor, a fim de evitar possíveis divergências posteriores e eventuais gastos em customizações adicionais. A seguir, veja algumas características fundamentais para sua análise na hora de contratar um ERP para a indústria.

1 – Reais necessidades da empresa

Considere aqueles sistemas ERP que melhor se adéquem às necessidades da sua indústria. Para isso, mapeie junto a equipe, todos os processos que serão impactados pelo software. É bem importante que isso seja feito de maneira minuciosa, pois os próximos passos ficam mais fáceis e têm menores chances de falhas e retrabalhos.

2 – Definição de equipe

A escolha e implementação de um ERP é um processo bastante complexo, que apresenta muitas variáveis, tais como: prazo, custo, alinhamento entre os setores, etc. Por esse motivo, tenha um excelente planejamento, com todo o escopo e cronograma do projeto. Além disso, defina o grupo de colaboradores que será responsável pela gestão das etapas do processo, desde a escolha até a implementação do ERP.

3 – Conformidade do ERP aos processos

A equipe designada a optar e implementar o ERP na indústria deve entender que o sistema escolhido precisa adequar-se aos processos da indústria e não o contrário. Porém, no decorrer do projeto, o ERP pode ser personalizado para melhor se adaptar à fábrica. Nessa situação, é perceptível a importância de um mapeamento das necessidades setoriais bem-feito, e da verificação geral do sistema, a fim de realizar uma escolha assertiva.

4 – Flexibilização do ERP

Procure por um sistema que tenha flexibilidade para atender as demandas da empresa. Ou seja, que além de oferecer os recursos básicos, também possibilite o acesso da plataforma por meio de computadores, tablets e celulares.

5 – Suporte técnico

O ERP é uma ferramenta que agiliza a execução de tarefas, otimiza os processos, integra setores, entre diversas outras funções. Mas, certamente, como todo sistema pode apresentar bugs. Por isso, busque informações sobre a qualidade de atendimento e o suporte técnico prestado pela empresa fornecedora do sistema. Além disso, considere aquelas empresas que disponibilizam alternativas de contato. Por exemplo: telefone, consultorias presenciais, etc.

Tem com alguma dúvida? Fique à vontade para nos enviar uma mensagem nos comentários ou em nossas redes sociais.

Se você tem interesse em conhecer as funcionalidades do Viasoft Korp ERP, converse com um de nossos consultores e avalie o sistema especializado em indústrias.