20 motivos para ter um MRP na indústria

PUBLICADO POR:

Letícia GuimarãesLetícia Guimarães

ATUALIZADO EM:

21 de Fevereiro de 2023

Se você ainda não conhece o MRP, esta é a chance de descobrir uma ferramenta que pode transformar a produção na sua indústria. Afinal, o gerenciamento da linha de produção desafia colaboradores e gestores, que precisam otimizar o uso dos recursos dentro de uma empresa. 

O MRP vem da sigla Material Requirement Planning, ou seja, Planejamento de Necessidades de Materiais. Em resumo, ele facilita o trabalho na indústria porque determina o material necessário, a quantidade e o momento em que será utilizado para entregar uma demanda no prazo.

Com inteligência no uso dos dados, as decisões do seu time se tornam mais assertivas, garantindo eficiência na produção. Então, venha conhecer vários motivos para você implementar o MRP na indústria!

Veja 20 benefícios do MRP na indústria

1 – Gerenciamento de estoque aprimorado

Um sistema MRP ajuda a gerenciar os níveis de armazenamento e o reordenamento, reduzindo a falta e o excesso de estoque.

2 – Aprimoramento do planejamento de produção

O MRP ajuda a planejar os cronogramas de produção, incluindo os materiais e recursos necessários, para garantir a entrega pontual dos produtos.

3 – Melhor utilização de recursos 

O sistema ajuda a otimizar a utilização de recursos, incluindo materiais, mão de obra e maquinário, levando a uma maior eficiência do chão de fábrica.

4 – Lead times reduzidos

Ao planejar e programar a produção com eficiência, o MRP resulta na entrega mais rápida de produtos aos clientes.

5 – Controle de custo aprimorado 

Outra vantagem do MRP é a otimização de materiais e recursos que resultam na diminuição de desperdícios e ineficiências na rotina da indústria.

6 – Previsão aprimorada

O sistema fornece dados e insights em tempo real, permitindo uma melhor previsão da demanda e dos requisitos de produção.

7 – Melhor colaboração do fornecedor 

O relacionamento com fornecedores é outro benefício da utilização de um bom MRP. Ele ajuda diretamente a garantir a entrega pontual de materiais e componentes.

8 – Melhor controle de qualidade 

Um sistema MRP ajuda a monitorar e controlar a qualidade, reduzindo defeitos e retrabalho, além de  melhorar a qualidade geral do produto.

9 – Maior visibilidade

Com o MRP, a visibilidade dos níveis de estoque, cronogramas de produção e utilização de recursos é em tempo real. Isso auxilia a melhorar o controle geral e pode servir como base para tomadas de decisões estratégicas.

10 – Melhor tomada de decisão

Além da visibilidade dos dados em tempo real citado anteriormente, o sistema MRP também fornece insights para apoiar a tomada de decisão e o planejamento da empresa.

11 – Melhor gerenciamento de pedidos

Um sistema MRP ajuda a gerenciar e rastrear pedidos de clientes, garantindo uma série de benefícios para a rotina de entregas, processos e satisfação do cliente.

12 – Maior eficiência 

Um sistema MRP automatiza processos manuais, reduzindo erros e aumentando a produtividade.

13 – Precisão de dados

Contar com uma abordagem centralizada e consistente para o gerenciamento de dados interfere diretamente na precisão dos processos.

14 – Melhor conformidade 

Um sistema MRP ajuda a monitorar e impor a conformidade regulatória, reduzindo riscos e melhorando a estabilidade operacional geral.

15 – Maior escalabilidade

A escalabilidade é uma característica essencial para empresas em pleno desenvolvimento. Com um MRP, a capacidade de aumento de produção e gerenciamento do crescimento da empresa fica ainda mais fácil. 

16 – Gerenciamento aprimorado da cadeia de suprimentos

Um sistema MRP fornece visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas gerenciem melhor fornecedores, cronogramas de entrega e produção.

17 – Melhor resolução de problemas

Além da criação de novas oportunidades, o MRP também fornece dados que podem ser cruciais para a resolução de problemas dentro da indústria.

18 – Melhor alocação de recursos

Um sistema MRP ajuda a alocar recursos, incluindo materiais e mão de obra, para garantir o uso eficaz dos recursos.

19 – Melhor gerenciamento de riscos

O MRP te permite estar a um passo à frente. Com ele,  você  identifica e gerencia riscos, reduzindo a probabilidade de interrupções e garantindo a estabilidade das operações.

20 – Para resumir

Sem um MRP, diversas outras áreas do chão de fábrica da sua indústria estarão comprometidas pela falta de organização, planejamento e base para a tomada de decisão a curto e longo prazo. 

MRP no ERP Korp

O sistema de gestão Korp disponibiliza as ferramentas MRP I e MRP II, para você realizar o planejamento de dados de produção com a integração dos dados de diferentes setores da sua indústria. 

As telas do MRP geram ordens de produção com base nos pedidos da área comercial, demonstrando os insumos que serão necessários. Além disso, você pode parametrizar o planejamento, tendo como base o estoque mínimo, a frequência, os lotes ideais de produção, os fornecedores, entre outras possibilidades.

Então, não importa se a sua empresa realiza produção seriada ou projetos, o módulo de MRP pode se adaptar exatamente à necessidade da sua produção. Esse é o diferencial de investir em um software que possui a indústria no centro de sua concepção.

Conheça as funcionalidades do ERP Korp e transforme a sua indústria!

Cadastre-se em nossa newsletter

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

COMPARTILHE

Publicado por:
Letícia Guimarães é professora, publicitária e mestre em Comunicação (UFPR).

ARTIGOS RELACIONADOS

EIP: tudo sobre Enterprise Intelligence Platform

03 de junho de 2024

Continuar lendo

Kaizen: o que é e como aplicar na indústria

24 de maio de 2024

Continuar lendo