Social Selling é a utilização das mídias sociais para gerar e manter relacionamentos com o público-alvo. Dessa forma, gerando vendas.
As redes sociais podem auxiliar os negócios de várias maneiras, entre elas:
- Sendo uma fonte de leads;
- Meio de construção de relacionamentos duradouros;
- Local que ajuda no alcance de metas comerciais.
Já pensou nisso? Como está a sua interação diária com os leads nas redes sociais?
O Social Selling auxilia muitos empreendedores e vendedores na expansão rápida do negócio, já que só no Facebook há mais de 2 bilhões de pessoas. Enquanto o Instagram, por exemplo, já passou de 1 bilhão de usuários, sem falar nas outras redes como LinkedIn, Twitter, etc.
Além do mais, grande parte desses usuários estão ativos diariamente dentro das plataformas e se relacionando com as marcas. Ou seja, a oportunidade está logo ali, né?
3 vantagens do Social Selling
Oportunidades de negócio
Trabalhe com conteúdos focados na persona (representação de cliente ideal) da sua marca, a fim de atrair as pessoas certas aos seus perfis de redes sociais. Pense em conteúdos que possam resolver problemas e dúvidas desses usuários. Além disso, produza conteúdos de inspiração e entretenimento. Ou seja, quanto mais sua marca agrega na vida dessas pessoas, maiores são as chances delas comprarem seus produtos ou serviços futuramente.
Por meio do conteúdo de valor é possível tornar-se referência naquilo que você vende. Com o tempo, os consumidores percebem que a sua solução pode ajudá-los, já que são oferecidas abordagens com autoridade sobre aquele determino nicho de mercado.
Otimização de tempo
Sim! Você ganha tempo. Sabe por quê?
Atualmente, o novo perfil de comprador pesquisa antes de comprar. Desse modo, se há presença nas redes sociais com a produção de bons conteúdos, existe a possibilidade de que esse lead encontre seu perfil. Nesse momento, ganha-se tempo, pois você não precisará ir atrás do potencial cliente. Ele pode vir até sua marca por meio das pesquisas, se você realizar um bom trabalho em Social Selling.
Fidelizando os clientes
A rotina atual de grande parte da população é bastante agitada, gerando uma agenda lotada. Portanto, se você facilitar a vida dessas pessoas, certamente, perceberão o valor da sua marca. Nesse sentido, o Social Selling permite um contato direto entre cliente e empresa, tanto por meio dos conteúdos postados, quanto pela facilidade da conversa via chat.
Já pensou alguma vez: “Poxa, bem que essa empresa poderia ter WhatsApp ou responder no chat do Facebook, facilitaria minha dúvida rapidamente.” Essa é a agilidade que muitos consumidores buscam na hora do relacionamento com o negócio.
Se essas ações fidelizam o cliente? Sem dúvida! Quem não quer ser cliente de uma empresa que responde rapidamente, tem um atendimento de qualidade e entrega conteúdo de valor? Logicamente, o serviço ou produto também devem manter um padrão de qualidade quanto o objetivo é fidelizar o consumidor.
Social Selling: dicas práticas
Marca autêntica e que ajuda
Crie uma marca profissional ou pessoal autêntica. A veracidade e a diferenciação da sua marca diante do mercado são elementos que ajudam o cliente a engajar e interagir mais nos seus conteúdos, pois são únicos.
Além disso, uma das melhores formas de vender, é realmente querer ajudar com a sua solução. Quando você oferece ajuda genuína, os leads e clientes percebem seu empenho e vontade. Assim, sua marca ganha credibilidade. Portanto, ao utilizar as redes sociais não foque apenas na venda, pense nos relacionamentos criados, com o objetivo de levar sempre o seu melhor.
Interaja com as pessoas
Se a sua caixinha de perguntas, comentários e chat estão com perguntas de usuários, não pense 2x para responder todas as pessoas que conseguir.
Melhor dizendo, não faça apenas a entrega de conteúdo, também reaja às mensagem dos consumidores e responda as dúvidas. Quando sua comunidade debater algum assunto, entre na conversa, mostre-se acessível. Isto é, permita ouvir e ser ouvido por elas. Assim, sua marca cria um relacionamento aprofundado.
Acompanhe as tendências
Com o dinamismo do mercado, é importante estar atento às novidades e tendências, a fim de utilizá-las em suas redes sociais. O Social Selling permite estar perto das tendências, já que ali nas redes sociais é possível ver em primeira mão várias notícias. Além do mais, você pode testar ali mesmo as novidades e compartilhar esses conhecimentos com o público.
E aí, ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Então, envie-nos uma mensagem nos comentários.