Qual é a diferença entre um revendedor, representante e afiliado?

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18 de junho de 2020

Antes de iniciar a descrição sobre a diferença entre os profissionais: revendedor, representante e afiliado, chamamos a atenção para a importância dessas funções no mercado.

Sabe aquela marca super, hiper, mega famosa que você admira? Sabia que para chegar naquele nível de conhecimento e relevância, pode ter contado com o trabalho diário de revendedores, representantes ou afiliados?

Empresas como o Boticário e Mary Kay são bons exemplos de empresas que contam com o profissionalismo de milhares de revendedores e representantes comerciais que divulgam e vendem os produtos cosméticos em todo o Brasil.

É quase como um trabalho de “formiguinha” que, com o tempo, transforma pequenos negócios em grandes empresas.

Veja qual a diferença entre um revendedor, representante e afiliado, a seguir:

Revendedor em ação

O revendedor é aquele que adquire os produtos, a fim de realizar a revenda em sua loja, ou no modelo porta a porta. Os materiais são adquiridos antecipadamente com uma margem de lucro maior, assim o revendedor pode oferecer os produtos aos seus clientes.

De modo geral, o revendedor tem uma margem maior de lucro, porém precisa realizar um investimento pequeno em estoque, atendendo o cliente com agilidade.

Ao se tornar revendedor, você pode trabalhar com diversos segmentos e montar o seu próprio negócio. Desse modo, pode criar uma página na internet para divulgar o seu trabalho ou abrir uma unidade física e contratar uma equipe capaz de atingir metas.

Uma das vantagens desse tipo de trabalho é ter autonomia para definir a sua jornada diária, como abrir o negócio e atender a seus clientes. 

Representante comercial

É um parceiro que recebe os pedidos de consumidores com os quais já têm relacionamento ou está prospectando. O representante comercial não almeja abrir um espaço físico para venda. Ou seja, atua como autônomo, sendo que seu maior ativo é a lista de leads e clientes com quem mantém relacionamento.

Uma das vantagens dessa profissão é não ter a necessidade de loja física e de estoque. Isto é, não precisa investir tanto dinheiro para iniciar o seu trabalho. A princípio, o único pré-requisito é uma boa carteira de clientes.

Portanto, podemos dizer que ele representa a imagem de uma empresa, tendo um caráter mais comercial. O representante de vendas vai entregar somente os produtos solicitados pelo cliente e recebe uma comissão sobre cada venda. Por isso, investir em relacionamento é essencial para o seu sucesso.

Afiliado

Os afiliados são vendedores virtuais. Com o avanço da tecnologia na web, essa profissão está cada dia mais conhecida. O afiliado utiliza a sua audiência na internet com o objetivo de divulgar e vender produtos, em troca de comissões.

Geralmente, as comissões mais altas vão para produtos digitais, por exemplo: ebooks e cursos online. Se você quer tornar-se um afiliado, é necessário realizar o cadastro em plataformas específicas que oferecem os Programas de Afiliados. Caso aprovado, é só copiar o link do material ofertado e repassar aos leads e clientes.

Em resumo, o afiliado indica um produto ou serviço em troca de uma comissão que tem um valor pré-estabelecido. Desse modo, precisa encontrar as pessoas certas para cada produto.

Nesse caso, o profissional não precisa criar um estoque ou fazer investimentos para começar a trabalhar. Além disso, o restante do processo de compra é responsabilidade da plataforma, assim como o recebimento de valores, entrega de produtos, entre outras atividades.

Como impulsionar as vendas com um CRM?

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente que é uma estratégia para centralizar todos os seus processos e abordagens com cliente. Com isso, você consegue atendê-los da melhor forma possível e obter resultados de excelência.

Desse modo, trata-se de um software que funciona como uma plataforma online para o time de vendas acompanhar o cliente durante toda a jornada de compra. Além disso, há algumas funções adicionais, como organizar a sua agenda, para otimizar a rotina de trabalho e ganhar maior vantagem competitiva nas negociações. Confira alguns benefícios do CRM!

Organize seus dados em um único lugar.

Uma das grandes vantagens do CRM é permitir o armazenamento dos dados dos seus clientes em um único lugar. Este é um passo à frente no uso de planilhas no Excel, as quais são muito sensíveis a alterações e erros humanos. O sistema garante a centralização de dados com segurança e transparência nas informações.

Criação de segmentações de clientes

Com o tempo, a sua carteira de clientes aumenta e é necessário organizá-la, uma vez que nem todos os clientes têm as mesmas complexidades. O CRM permite segmentar a base em diferentes dimensões, para facilitar a vida dos vendedores e melhorar a eficiência do seu negócio.

Comunicação assertiva com o cliente

O CRM permite o salvamento do histórico das interações com o cliente, mantendo todas as informações alinhadas pelo time. Além disso, é possível agendar follow ups no momento certo, garantindo que ninguém perderá um compromisso.

Criação de relatórios

Outro benefício do CRM é a criação de relatórios, para que você e seu time trabalhem com indicadores que ajudam a entender os resultados das vendas. Sendo assim, você visualiza o processo comercial como um todo, com muito mais detalhe e inteligência.

Sendo revendedor, representante ou afiliado é possível utilizar-se do sistema Viasoft Korp CRM, com o intuito de organizar as vendas, cadastrar oportunidades, qualificar leads, realizar a gestão de equipes, avaliar resultados, entre outras atividades relacionadas às vendas. Veja algumas funcionalidades do CRM:

  • Gerador automático de atividades;
  • Mapa comparativo de desempenho;
  • Score de qualificação;
  • Histórico do cliente;
  • Funil de vendas configurável;
  • Proposta comercial;
  • Dashboard e pipeline configuráveis;
  • Controle de atividades por kanban;
  • Cadastro e importação de leads;
  • Integração com ERP, entre várias outras.

Saiba mais sobre o CRM Korp!

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A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

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