7 estratégias de vendas para a área comercial

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ATUALIZADO EM:

25 de Setembro de 2023

Todo setor comercial precisa aplicar estratégias de vendas, a fim de alcançar as metas, não é verdade? Boas táticas ajudam no relacionamento com o cliente e também aceleram o fechamento da compra.

De acordo com pesquisa da Hubspot, 42% dos vendedores consideram a prospecção o momento mais difícil do processo de vendas. Por isso, é tão importante encontrar estratégias eficazes para encontrar possíveis clientes e levá-los até o final do funil de vendas.

A seguir, confira 7 estratégias de venda para aplicar em sua empresa:

  • Venda resultados;
  • Realize follow up;
  • Criar o senso de urgência é uma das estratégias de venda essenciais ao negócio;
  • Personalize a oferta;
  • Riscos invertidos;
  • Traga bons exemplos reais ao cliente;
  • Conte com a tecnologia.

Vamos aos detalhes de cada tática? Ao longo do artigo, explicaremos o que você precisa fazer para melhorar os resultados da área comercial. Continue a leitura!

1 – Venda resultados

O que pode ser mais transparente e direto do que mostrar aos clientes os resultados que aquele produto ou serviço já gerou ou vai gerar?

Nesse sentido, não faça apenas explicações das funcionalidades e vantagens. Vá além e mostre os resultados. Deixe que o consumidor perceba seu diferencial!

A pesquisa da Hubspot também aponta que mais da metade dos prospects querem uma demonstração logo na primeira ligação. Além disso, dados do Think with Google demonstram que a cada 10 compradores B2B, 7 assistem a vídeos buscando mais informações sobre o produto. Daí a importância de demonstrar os pontos altos do funcionamento do seu produto.

Não esqueça de expor, de modo simplificado, como o produto soluciona o problema do usuário. Certamente, esse é um ponto fundamental durante a venda. Assim, fica mais fácil impactar e encantar o público com sua marca.

2 – Realize follow up

Essa é uma das estratégias de venda que não pode ser esquecida. Afinal, manter-se em contato com o consumidor e ficar à disposição, faz parte de um processo comercial eficiente.

Outra pesquisa da Hubspot evidencia que 80% das vendas exigem até 5 follow ups para acontecerem. Ademais, entre 35% a 50% dos prospects tendem a comprar do vendedor que entra em contato primeiro.

Seja prestativo e mantenha um bom relacionamento. Caso ocorra uma contraproposta, analise as possibilidades e verifique se a oportunidade de negócio vale a pena.

Para que o follow up seja realizado com sucesso, faça uma boa gestão de funil e configure a fase de follow up dentro do sistema CRM. O Viasoft Korp CRM  ajuda sua equipe com essa questão, saiba mais.

3 – Criar o senso de urgência é uma das estratégias de venda essenciais ao negócio

Dados do Email Institute, indicam que mensagens com senso de urgência e exclusividade tem até 22% de taxa de abertura, um percentual considerado alto no contexto de vendas.

O gatilho mental de urgência ajuda sua negociação, pois a tática acelera a decisão do lead.

Não esqueça de oferecer uma condição diferenciada em conjunto com a urgência. Por exemplo: “fechando até amanhã, garantimos 30% de desconto”.

Logicamente, é essencial não pressionar o cliente, repasse a condição e deixe que ele decida de modo natural.

4 – Personalize a oferta

Apesar do seu produto ou serviço ser o mesmo, cada cliente é único, não é? Por isso, ao conhecer seu prospect, busque maneiras de personalizar a oferta. Ou seja, pense em algo que faça sentido para a realidade dele naquele momento.

Afinal, e-mails genéricos que passam por e-mails marketing tendem a ser ignorados pelos leads. Por isso, invista na criação de e-mails e mensagens personalizadas para os seus próximos, garantindo um contato mais próximo com o vendedor. Isso também vale para a criação da sua proposta comercial.

Alguns produtos têm a possibilidade de personalização. Então, se esse for o caso do seu negócio, fica ainda mais fácil montar um plano específico para o cliente. Bora fechar a venda?

5 – Riscos invertidos

Por vezes, o consumidor já teve experiências ruins com produtos semelhantes ao seu e, por esse motivo, chega com uma postura desconfiada.

Portanto, tenha essa consciência e mostre empatia. Mas, não deixe de pensar nos ganhos para ambos os lados. Nesse sentido, faça a inversão de riscos, apresentando garantias claras. Isto é, o vendedor tira os riscos do cliente e passa para o seu negócio.

Exemplos de inversão de risco:

  • Garantia de “30 dias”, caso o cliente não tenha resultados com a sua solução e queira devolvê-la;
  • O cliente paga pelo seu produto por assinatura? Então, ofereça o cancelamento a qualquer momento, sem custo. Enquanto isso, tenha programas de fidelização.

6 – Traga bons exemplos reais ao cliente

Traga exemplos que tenham relação com a realidade do cliente. Isso pode ajudá-lo a reafirmar o desejo e decisão pela compra.

Compartilhe cases de sucesso e exemplos práticos que façam sentido para ele. Preferencialmente, cases que mostrem como seu produto ajuda a solucionar as dificuldades desse consumidor.

7 – Conte com a tecnologia

As tecnologias ajudam a potencializar as vendas, por meio da automação, integração de dados, relatórios completos, entre outras vantagens.

Organize o funil comercial dentro do Viasoft Korp CRM, ganhe tempo e feche mais vendas. Além disso, é possível enviar e-mails e fazer ligações por meio do sistema, entre outras possibilidades.

Além disso, um sistema permite tomar decisões com base em dados, criando uma cultura mais ágil e assertiva no seu negócio. Isso, sim, torna a sua empresa competitiva frente aos seus concorrentes, garantindo maior vantagem nas negociações.

Conheça o CRM

CRM é uma sigla em inglês para a gestão do relacionamento com o cliente e inclui os sistemas de gestão que otimizam as rotinas da área comercial.

Por isso, é a melhor ferramenta para ter controle dos processos de vendas e monitorar os indicadores da área. Com ele, você configura um funil de vendas personalizáveis, agenda mensagens e mantém um histórico de todos os leads, para não perder nenhuma oportunidade de negócio.

Sendo assim, aproveite para conhecer o Viasoft Korp CRM. Se você tem dúvidas sobre esse sistema, entre em contato conosco para conversarmos sobre as necessidades do seu negócio.

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A Viasoft Korp nasceu na indústria em 1999 e se tornou o maior especialista em sistemas de gestão para o segmento industrial e de distribuição. Além do ERP, desenvolve diversas outras soluções com foco em lucro e produtividade.

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