Contar com tecnologias que otimizem as estratégias de vendas e a gestão de relacionamento com o cliente tornou-se uma necessidade para as empresas. O CRM aplicado na Indústria, por exemplo, traz diversos benefícios ao departamento comercial e à indústria como um todo, independente do ramo de atuação.
Ao contrário de outros segmentos, as indústrias geralmente operam com um grande volume de produção e vendas. Por isso, o CRM é essencial nas fábricas que pretendem melhorar sua visibilidade no mercado, e obter um crescimento nas vendas, assim como, reduzir a perda de clientes.
O que avaliar antes contratar o CRM para a indústria?
Por meio das funcionalidades do software, avalie se conseguirá otimizar suas análises sobre os clientes, ter funis de venda customizados e automatizar as atividades do setor comercial. Mediante essas características, você garante um processo de vendas mais eficiente e ágil.
A seguir, listamos alguns pré-requisitos que os gestores de vendas das indústrias devem avaliar, antes de contratar um sistema de CRM:
1 – Segurança de dados
Atualmente, muitos dados são coletados, armazenadas e gerenciados pelas empresas diariamente, não é? Sendo assim, é importante que o CRM garanta a segurança dos dados. Dessa forma, evita-se que as informações sejam utilizadas por terceiros sem autorização.
Além disso, se o CRM é seguro, a instituição pode manter-se em conformidade com LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A lei regulamenta o tratamento de dados pessoais de clientes e terceiros.
2 – Nível de integração
Avalie se o CRM tem integração com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). O ERP permite unir os processos industriais de todos setores: produção, qualidade, financeiro, comercial, fiscal, entre outros.
Então, integrando os sistemas CRM e o ERP, melhore o desempenho dos processos empresariais, reduzindo retrabalhos com cadastros, diminuindo as falhas de comunicação entre os setores, entre várias outras vantagens.
3 – Usabilidade
Ao aplicar o CRM na indústria, lembre-se que o sistema precisa ser prático e de fácil utilização. Ou seja, deve apresentar uma interface intuitiva e de uso simplificado, sem a necessidade de treinamentos contínuos.
4 – Retenção de clientes
Quer ter uma boa retenção de clientes com a ajuda do CRM? Então, não esqueça de captar os dados dos leads e clientes e, em seguida, preenchê-los na plataforma. Desse modo, você poderá gerar relatórios a partir do sistema e realizar análises completas em relação às vendas e ao time comercial. Consequentemente, criando melhores estratégias focadas na retenção dos consumidores.
5 – E-mail e ligações via sistema
É interessante que seja possível enviar e-mails e fazer ligações por meio da plataforma de CRM. Desse modo, além da equipe otimizar tempo, você pode obter históricos robustos unificados sobre todo o processo de venda. Isto é, consegue verificar quanto tempo foi dedicado às atividades e se estão agregando valor à venda. Portanto, leve em conta essa integração com e-mails e chamadas para garantir bons resultados e a eficiência dos processos comerciais.
Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem nos comentários.