A metodologia Cross Docking é uma excelente solução para as empresas que pretendem otimizar o processo de transporte. Geralmente, ao aplicá-la o resultado é um aumento da velocidade nas entregas de produtos e uma melhora na satisfação dos clientes.

Além disso, com o Cross Docking a companhia pode agilizar o processo de distribuição de produtos gastando menos tempo com a gestão do estoque. Veja neste artigo, algumas vantagens desse modelo logístico.

Afinal, o que é o Cross Docking?

É uma metodologia estratégica de distribuição. Ocorre da seguinte maneira: o cliente compra da empresa (pelo site, WhatsApp, Instagram ou outro meio de comunicação). Então, a companhia envia o produto para um CD (Centro de Distribuição) ou para um estoque. Em seguida, esse local de armazenamento fará a expedição da mercadoria para o consumidor. Ou seja, ocorre uma redistribuição imediata.

Por meio do Cross Docking, as mercadorias que chegam no CD ou armazém passam pelo processo de separação e envio aos destinatários em um período de 24 horas. Todo o gerenciamento e controle dos processos é feito mediante um sistema. Lá, é possível realizar a gestão do giro de estoque e controlar o tempo de entrega.

O software Viasoft Korp ERP está no mercado há mais de 20 anos, ajudando empresas com o processo logístico e permitindo que melhorem a distribuição de produtos. Entenda as possibilidades do sistema.

Principais vantagens em adotar o Cross Docking

1 – Redução de custos com estoque

Nesse modelo de distribuição, a necessidade de armazenamento em um estoque reduz, tornando o processo logístico mais econômico. Assim, os investimentos podem ser realocados para outras áreas da empresa. Os gastos com a logística consomem uma parte considerável da receita, por isso, implantar um conceito que reduza esses custos é fundamental para o aumento do lucro da organização.

2 – Agilidade na movimentação

Aprimore o processo de entrega com o Cross Docking, através do agrupamento de encomendas. Ao despachar os produtos para o centro de distribuição, leve em consideração os locais de entrega. Desse modo, a empresa pode gerenciar os veículos para que saiam do CD totalmente carregados e com as rotas adequadas. Portanto, organize a gestão de suprimentos, a fim de tornar as entregas mais ágeis e melhorar a satisfação dos clientes.

3 – Reduza a falta de mercadorias

Outro benefício do Cross Docking está relacionado à redução ou extinção de problemas com a falta de mercadorias. Isso acontece porque o produto só passa pelo processo de encomenda após o pedido do cliente, então, a empresa dependerá apenas do prazo de entrega do fornecedor.

4 – Prazo de validade curto dos produtos

Com a circulação contínua de mercadorias, o armazenamento de longo prazo não é necessário. Sendo assim, diminui-se o risco de perda de produtos devido aos prazos de validade ou por estarem obsoletos.

5 – Otimização do capital de giro

Estoques muito grandes acabam retendo muito capital de giro, o que dificulta novos investimentos e o potencial de melhoria corporativa.

Ao aplicar o modelo Cross Docking, a entrada e saída de produtos é feita de maneira contínua. Essa característica proporciona às empresas um melhor aproveitamento de recursos, antes aplicados na armazenagem. Desse modo, melhorando a liquidez do capital e alavancando os lucros.