O Sistema de Gestão da Qualidade ajuda as indústrias a manterem o cuidado adequado com os processos e atividades no dia a dia.

Conforme a fábrica aumenta, os processos tornam-se mais robustos e complexos. A partir disso, seguir todos os padrões de qualidade fica ainda mais difícil, exigindo uma atenção maior nas inspeções. Nesse contexto, o SGQ vem como uma ótima solução.

O que é o Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade é um compilado das ações e recursos que uma indústria precisa apresentar para alcançar os objetivos planejados. Um exemplo clássico é a ISO 9001. Essa norma faz parte do SGQ, elaborada para certificar que os serviços e produtos estão em conformidade com os requisitos, e dentro da expectativa dos clientes.

O SGQ envolve ações para identificar os objetivos estabelecidos pela indústria. Em seguida, aponta as melhorias necessárias ou a implantação de processos para atingir os resultados desejados.

Esse modelo precisa de investimentos em tecnologias de controle. Assim, a empresa consegue potencializar e agregar valor aos produtos e serviços. Além disso, as soluções tecnológicas otimizam o desempenho de colaboradores, processos e ambientes de trabalho.

Independente da área de atuação e do tamanho da instituição, ao usar um modelo de gestão, a companhia tem maiores chances de melhorar a performance e a qualidade dos trabalhos.

A seguir, confira 4 benefícios ao implantar o SGQ na indústria:

Vantagens do Sistema de Gestão da Qualidade

A alta concorrência entre as indústrias exige um padrão de excelência capaz de entregar ótimos resultados com o menor custo possível. Aliás, esse é um pré-requisito para competir dentro do mercado. Por isso, buscar boas soluções em qualidade é essencial. Vamos aos benefícios do SGQ?

1. Maximização do desempenho

O SGQ auxilia a empresa por meio de técnicas que visam alcançar os objetivos definidos no planejamento estratégico. Tudo isso, de modo integrado e alinhado com as políticas da fábrica. O foco está no alto desempenho da produção sem a perda da qualidade.

2. Satisfação do cliente

Atender a necessidade dos consumidores é um objetivo que não pode ficar de fora da indústria. Então, ao implantar o Sistema de Gestão da Qualidade além de contar com o apontamento de problemas, necessidades e interesses dos clientes, o sistema fornece dados precisos que ajudam na elaboração de um plano focado na satisfação do cliente.

3. Redução de custos

Está pensando no custo de implantação do SGQ na indústria? Talvez seja melhor avaliar o custo ao não contar com um sistema de qualidade na empresa, pois essa ausência pode originar diversos outros gastos. Por exemplo: retrabalhos, reclamações de clientes, prejuízos com a marca perante o mercado, etc.

4. Aumento da produtividade

O Sistema de Gestão da Qualidade tem o objetivo de estabelecer melhorias contínuas. Portanto, no caso da produtividade industrial, auxilia na definição de processos e recursos. Além disso, visa o crescimento da produtividade com a prevenção de desvios, perdas e custos desnecessários.

Ficou com dúvidas? Então, envie seu recado nos comentários. 🙂