As indústrias que fazem a rastreabilidade de mercadorias conseguem localizar as entregas e visualizar o histórico dos produtos. Ou seja, o rastreio de ponta a ponta viabiliza o controle total dos materiais.

Essa rastreabilidade é importantíssima, pois ajuda as indústrias com a identificação da origem dos itens, a manter o padrão de qualidade da entrega, entre outros benefícios.

Neste post, entenda o que é a rastreabilidade, suas vantagens e de que maneira um sistema eficiente de gestão pode ajudar na implementação do rastreio. Boa leitura!

O que é rastreabilidade?

A rastreabilidade é a capacidade de rastrear algo. No setor industrial, esse conceito é bastante usado para designar a localização da jornada de um item, começando quando ele ainda é uma matéria-prima até tornar-se um produto acabado.

Esse monitoramento da cadeia produtiva possibilita que as indústrias trabalhem de modo eficiente. Veja exemplos do que é possível fazer por meio do rastreio de materiais:

  • Identificar com agilidade e facilidade a origem e localização dos itens com avaria ou outros problemas;
  • Atender as diretrizes legislativas, por exemplo, a rastreabilidade de alimentos e de medicamentos;
  • Satisfazer as necessidades dos consumidores em relação aos itens, já que as indústrias sabem onde estão os produtos, quanto tempo demoram em média para chegar no cliente, etc;
  • Identificar dados do produto, como: tipo, origem da matéria-prima, lote, entre outras informações. Geralmente, isso é feito por meio do uso de códigos de barras.

Vantagens da rastreabilidade para as indústrias

Você já viu várias funções da rastreabilidade durante este artigo, mas esta boa prática não para por aí. A seguir, veja os outros benefícios do rastreamento de itens para as indústrias:

  • Ajuda na identificação de gargalos: o rastreio do processo produtivo viabiliza a detecção de gargalos, que posteriormente podem ser trabalhados pela equipe;
  • Aperfeiçoa o gerenciamento de materiais: ao controlar toda a cadeia de suprimentos, as indústrias conseguem gerir de maneira eficaz os produtos e processos;
  • Auxilia nas tomadas de decisão: isso ocorre porque os gestores baseiam decisões em dados reais e mensuráveis;
  • Diminui os níveis de estoque: assim que a movimentação de materiais estiver otimizada, a empresa minimiza a necessidade de estoque no processo produtivo;
  • Melhora o padrão de qualidade: se a empresa precisar fazer recall ou recolhimento de mercadorias, poderá agir com rapidez;
  • Otimiza a satisfação do cliente: a empresa torna-se mais confiável ao apresentar total controle dos produtos e fluxos.

ERP para rastreabilidade nas indústrias

É possível colocar o rastreio em funcionamento de modo eficiente por meio de um sistema de gestão (ERP ou Enterprise Resource Planning). Essa plataforma tecnológica permite a automatização de tarefas e fluxos, a criação de códigos de barras, além do acompanhamento dos materiais e produtos.

Então, mediante o sistema ERP, as indústrias conseguem controlar a rastreabilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados de modo automatizado. O Viasoft Korp ERP pode ajudar sua empresa com o rastreio de materiais.

Confira os módulos e possibilidades do sistema, e entre em contato com o nosso time para tirar todas as suas dúvidas sobre a plataforma.