Assim como o mercado é acelerado, as indústrias também têm um ritmo veloz, a fim de produzir e entregar todos os pedidos. Por isso, geralmente, a produtividade industrial está em pauta nas reuniões gerenciais das fábricas.

Dentro das indústrias há uma série de tarefas que precisam ser feitas simultaneamente, por diferentes departamentos. Então, ao melhorar a produtividade industrial, múltiplos setores são beneficiados.

Como melhorar a produtividade industrial?

Confira a seguir, 6 dicas para ajudar sua produção fabril e analise a possibilidade de aplicá-las dentro da empresa:

1 – Processos automatizados e empresa digitalizada

Um dos primeiros passos rumo a uma boa produtividade industrial é eliminar ao máximo o uso de papéis, tanto pelo fato de atrasarem alguns trabalhos, quanto pelo quesito extravio. Portanto, quanto mais arquivos e documentos estiverem digitalizados, melhor. Logicamente, esses dados precisam estar seguros dentro das máquinas ou na nuvem.

Além disso, empresas que contam com soluções tecnológicas que automatizam tarefas burocráticas e repetitivas têm um diferencial competitivo, pois os colaboradores podem focar em tarefas mais estratégicas para o negócio.

2 – Liderança adequada e qualificação

Não é interessante que haja líderes em demasia, comparando com a quantidade de operadores. A indústria precisa do mínimo de gestores e deve capacitar periodicamente toda a equipe. Desse modo, gerentes e colaboradores conseguem juntos solucionar falhas e erros durante as atividades, aumentando a produtividade no dia a dia.

3 – Terceirização em foco

Procurar uma empresa especializada em terceirização é uma ótima alternativa. Em muitos casos, a produtividade industrial aumenta com a terceirização porque a empresa deixa a parte burocrática de recrutamento, seleção e contratação para o fornecedor responsável. Aliás, esse fornecedor também ajuda com a área jurídica trabalhista.

4 – Atenção para a cadeia de fornecimento

Dentro das indústrias manter um bom relacionamento com os fornecedores e o controle do fornecimento é primordial. Portanto, esteja sempre atento aos seus parceiros, veja se esses fornecedores seguem procedimentos de qualidade e as regulamentações, tenha planos de inspeção e processos padronizados para os registros de NF. Além disso, avalie os resultados das relações, ao longo do tempo.

Diante de toda essa análise, fica mais fácil entender os erros e acertos relacionados aos parceiros e fornecedores, impactando diretamente na tomada de decisão sobre a produtividade industrial futura.

5 – Sistema tecnológico e o aumento da produtividade industrial

O Viasoft Korp ERP já auxilia diversas indústrias em todo o Brasil com os processos empresariais e com o aumento da produtividade. O sistema de gestão permite que as instituições organizem adequadamente o negócio e otimizem os resultados corporativos. Conheça as funcionalidades do software: módulos do Viasoft Korp ERP.

6 – Estruturação e integração dos setores de marketing e vendas

Com a organização dos departamentos de marketing e comercial, a equipe consegue focar naqueles leads e oportunidades que tenham maiores chances de fechamento.

O Viasoft Korp CRM ajuda as empresas com a qualificação de leads, pipeline de vendas, mapa comparativo, dashboards configuráveis, entre outras funções. Entenda melhor as possibilidades do sistema CRM, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sugestões? Então, envie-nos um recado nos comentários. 🙂