Já imaginou executar os processos industriais a cada período de um modo diferente? Dificilmente, os produtos manteriam a qualidade, né? Padronizar os fluxos faz-se necessário, a fim de ter uma visão transparente e detalhada de cada fase do ciclo produtivo. Além disso, a padronização ajuda na qualidade dos itens e serviços, auxilia na redução de falhas e gastos, evita retrabalhos, entre outros benefícios.

Independente do tamanho do segmento e da fábrica, padronizar os processos industriais é essencial para manter a organização e monitoramento das tarefas, detectar com facilidade os gargalos, prevenir fluxos desnecessários, economizar tempo, entre outras funções.

Confira as principais vantagens de padronizar os processos industriais

1 – Redução de erros e da perda de qualidade

Ao padronizar os processos industriais e seguir uma estrutura testada, garanta a qualidade dos produtos e serviços. Certamente, essa qualidade é importante em qualquer segmento, mas indústrias da área de alimentos, medicamentos, embalagens e automóveis devem ter ainda mais atenção.

2 – Processos industriais eficientes

Por meio da padronização, sua empresa pode diminuir etapas, tempo e esforço em atividades desnecessárias, pois haverá uma melhor forma de executar as atividades. Além disso, o padrão permite que os gargalos sejam eliminados, tanto pela maior transparência quanto pelo controle das equipes e tarefas.

3 – Treinamentos e time qualificado

Depois de ter uma uniformização a ser seguida, incluindo fluxos industriais mapeados e documentados, é hora de treinar o time. Aliás, isso fica muito mais simples por meio de padrões. Quando a companhia disponibiliza documentações confiáveis à equipe com todos os dados para o desenvolvimento do trabalho de cada setor, há um melhor desempenho na execução das tarefas.

4 – Recursos usados corretamente

Evite o desperdício e erros ao ter um padrão para o uso de recursos, como matérias-primas, por exemplo. Melhore também o controle do estoque e demais departamentos, minimizando prejuízos e falhas.

5 – Experiência do cliente otimizada

Quando a indústria implementa um padrão no processo produtivo, automaticamente, previne a variação na qualidade, bem como diminui atrasos e problemas na distribuição. Desse modo, despertando a confiança dos clientes e uma experiência positiva em relação à marca.

6 – Produtividade efetiva

A padronização está diretamente ligada à alta eficiência e agilidade no desempenho do processo produtivo, pois melhora a sequência e gestão das atividades e fluxos. Dessa forma, a empresa diminui os retrabalhos e também a ociosidade de equipamentos e funcionários.

7 – Redução de gastos

Otimizando a produtividade, sua empresa ganha agilidade no dia a dia, elimina erros e retrabalhos. Portanto, ao padronizar os processos industriais a companhia reduz custos desnecessários e melhora a lucratividade.

De que maneira padronizar os processos produtivos?

Se a sua empresa pretende mapear, documentar e padronizar os processos, é importante pensar em alguns pontos, como:

  • Entender os recursos envolvidos na padronização;
  • Identificar os fluxos que serão mapeados e padronizados;
  • Designar os colaboradores envolvidos em cada etapa do trabalho;
  • Definir as ferramentas e estratégias a fim de aplicar e manter a padronização;
  • Estabelecer um planejamento com todos os prazos e objetivos.

Mas, claro, para definir todas essas questões de maneira correta, será necessário contar com dados confiáveis sobre a empresa, que permitam identificar as atividades, fluxos e recursos. Além de informações que permitam a elaboração de metas e métricas.

Para mapear, padronizar, controlar, e recolher informações confiáveis sobre os trabalhos na indústria, conte com a tecnologia. O sistema ERP, por exemplo, pode ajudar as instituições com todo esse ciclo e contribuir em diversos outros pontos dos negócios.

O software ERP possibilita que a empresa tenha dados atualizados em tempo real de todos os setores industriais. Além disso, todas as informações estarão integradas e armazenadas em apenas um local. O que facilita e agiliza o acesso.

Caso queria compreender como funciona esse sistema de gestão, verifique os módulos do Viasoft Korp ERP, desenvolvido para indústrias e empresas de distribuição. A plataforma já atende companhias em todo o Brasil há mais de 20 anos, entregando tecnologia de ponta e suporte qualificado.

Padronizar os processos industriais, certamente, leva as empresas para um nível efetivo de qualidade, estratégia e lucratividade. Então, não há motivos para não uniformizar as tarefas, não é?

Se você ficou com alguma dúvida, aproveite para enviar sua mensagem nos comentários.