Na Gestão Horizontal, os colaboradores têm uma liberdade maior para desempenhar suas atividades do que no modo tradicional de gerenciamento. Sendo assim, responsabilidade e autonomia fazem parte do modelo de Gestão Horizontal.

Apesar de o modelo parecer facilmente aplicável, há muitas dificuldades na implementação e integração dessa gestão na cultura organizacional da empresa. Mas, vale lembrar que os resultados, geralmente, são bem favoráveis para a indústria.

A Gestão Horizontal vem sendo aplicada em grandes organizações, conhecidas mundialmente, por exemplo: Google, Tesla e Netflix.

Saiba o que é, como funciona e conheça algumas vantagens da Gestão Horizontal, neste artigo:

O que é Gestão Horizontal?

Esse método organizacional tem o objetivo de minimizar a burocracia e acelerar o fluxo dos processos. A partir disso, as atividades tornam-se mais lineares e estruturadas. Então, os funcionários podem planejar estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Diante desses fatos, há 2 pontos que merecem destaque:

  • A autonomia permite que os colaboradores tomem decisões mais rapidamente;
  • A responsabilidade colocada nesses profissionais em relação às atividades faz com que procurem melhorar os processos e o trabalho como um todo.

Esse tipo de gerenciamento tem como base a ideia de que “quanto mais os colaboradores estão envolvidos no processo decisório, mais serão produtivos”. Esse pensamento também é conhecido como “sentimento de dono”. É quando o funcionário assume uma tarefa e executa de maneira exemplar, como se realmente fosse o responsável pela organização. Dentro dessa estrutura de controle, o Brainstorming é uma excelente técnica para extrair ideias da equipe.

Outra característica relevante nesta gestão é a cooperação entre os setores. Durante os processos, a tomada de decisão é feita pelos times, compostos por profissionais de diferentes cargos. Assim, permitindo que todos tenham um posicionamento e visão sobre o assunto em questão.

Benefícios da Gestão Horizontal para a indústria

Em um mercado competitivo como o industrial, investir em uma metodologia ágil de gestão trará ótimos resultados para reduzir os gargalos.

Além disso, aumenta a motivação dos colaboradores, reduz as burocracias nos processos, minimiza custos com gestores e a indústria mantém a equipe dedicada com pensamento inovador.

Como implementar a Gestão Horizontal na indústria?

A aplicação da Gestão Horizontal depende da abertura da indústria para a Transformação Digital de procedimentos. Depende também da atuação efetiva do departamento pessoal na mudança da cultura organizacional. Afinal, essa metodologia é formada por ações de pessoas, que precisam de treinamentos e capacitações para assumirem de forma mais autônoma e responsável suas atividades dentro da empresa.

Uma ferramenta que auxilia na implementação da Gestão Horizontal é o sistema Viasoft Korp ERP, pois possibilita que o time tenha diversas informações de performance e desempenho dos setores para análises, em tempo real e de modo preciso. Dessa forma, possibilitando a descentralização da tomada de decisão, o que traz mais liberdade para cada setor na hora de avaliar os indicadores e montar o plano de ação no dia a dia.

Você quer conhecer as possibilidades do Viasoft Korp ERP para sua indústria? Então, converse com um de nossos consultores.