Atualmente, um dos principais objetivos dos gestores de fábricas é a redução de custos na produção industrial. Para isso, é necessário buscar melhorias em diversos pontos da empresa.

Confira 4 maneiras de reduzir os custos de produção industrial por meio de ferramentas práticas e eficientes:

1. Tenha um Procedimento Operacional Padrão (POP)

Um dos principais motivos de falhas em processos industriais é a ausência de padrão na execução de atividades. Por isso, é essencial desenvolver o detalhamento de processos. Assim, os profissionais têm uma orientação (passo a passo) para elaborar as atividades diárias. Nesse sentido, a sugestão de ferramenta para a criação de padrões é o Procedimento de Operação Padrão.

O POP é um tipo de manual que detalha o fluxo de trabalho que será executado, especificando todos os pontos necessários para a finalização da atividade. Aliás, é possível aplicá-lo em diversos setores de uma fábrica.

2. Melhore a manutenção

Com o objetivo de reduzir custos na produção, repense a manutenção de equipamentos. A manutenção mesmo sendo um dos processos mais críticos dentro do fluxo industrial, em muitos casos, é negligenciada. Diante disso, ocorrem quebras e problemas com máquinas, afetando diretamente a produção.

Um controle eficiente da manutenção de máquinas ajuda na redução de problemas com os equipamentos, consequentemente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos. Para isso, é necessário aplicar alguns conceitos de manutenção que ajudam no decorrer do processo. Por exemplo: manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Cada um desses métodos ajuda a fábrica na elaboração de um plano de manutenção ideal para o cenário da empresa.

3. Mantenha a equipe capacitada

Ao manter o time capacitado, a companhia evita a ocorrência de falhas, acidentes, quebras de equipamentos e não conformidades em produtos e processos, isto é, o resultado é uma redução de gastos.

Portanto, tenha foco nessa capacitação de profissionais. O aprendizado regular destinado aos colaboradores ajuda na eficiência corporativa. Além disso, faça uma integração adequada de novos funcionários, investindo em cursos específicos e que agreguem valor ao trabalho dos colaboradores.

4. Conte com um sistema de gestão

Implementar um software de gestão ERP é uma excelente opção quando o objetivo é melhorar os resultados industriais. Por meio do sistema integre processos e setores. Desse modo, ganhe mais eficiência e agilidade na produção.

Além disso, o ERP ajuda as instituições no controle de estoque e otimização dos níveis de inventário. Assim, as organizações conseguem fazer um melhor uso dos espaços físicos, reduzir custos com a movimentação de material e equilibrar o fluxo de caixa.

Outra vantagem do ERP é que os dados de todos os setores ficarão compilados em um único local. Portanto, desde informações do financeiro, contabilidade e RH até os dados relacionados à logística, produção e engenharia estarão concentrados e integrados em um único sistema. Tudo isso, gera uma economia enorme de tempo, e você sabe que, tempo é dinheiro no mercado atual.

O Viasoft Korp ERP disponibiliza estas e muitas outras funcionalidades às empresas. Quer saber mais detalhes? Clique aqui.

Se preferir, envie uma mensagem nos comentários ou em nossas redes sociais.