No ramo de logística, o lote de fabricação é aquela remessa formada por diversas unidades de um mesmo item de suprimento. Sendo que esses itens são feitos em série, sob as mesmas condições. Aliás, na produção em lote, a indústria produz uma quantidade limitada de um determinado produto em certo período de tempo.

A identificação dos lotes ocorre por meio de codificação: código de barras ou outro número identificador. Então, diversas indústrias usam esse tipo de produção para manter o controle dos itens.

Rastreio do lote de fabricação

Ao identificar o lote de fabricação, a empresa rastreia também os produtos e cargas, conforme os destinos de distribuição. Ou seja, se acontecer algum problema ou falha com os produtos, será fácil identificar o lote e analisar o erro primário.

Além disso, o usuário final terá mais segurança ao adquirir uma mercadoria com as informações de fabricação. Por exemplo: data, composição, etc.

A seguir, saiba como evitar problemas no controle do lote de fabricação:

Identificação e rastreabilidade

Como é feito o rastreio e identificação dos lotes de fabricação no estabelecimento onde você trabalha? Esse é um fator primordial que as indústrias devem levar em consideração, a fim de evitar dificuldades no controle e gestão dos lotes.

Você já parou para pensar na quantidade de processos existentes dentro de uma fábrica? São muitas fases, tarefas, fornecedores e clientes. Então, para manter a ordem e o controle da produção, a empresa precisa contar com um sistema de identificação que facilite o rastreio.

Nesse sentido, quando a empresa tem um software para a gestão e automatização de processos e tarefas, os trabalhos diários tornam-se mais fáceis e adequados.

ERP em ação

Realizar o controle de um grande número de lotes manualmente e com qualidade é inviável, pois as chances de erros são altíssimas. Portanto, a solução ERP vem como uma excelente alternativa para ajudar indústrias com a identificação e gestão dos lotes. Além disso, torna os processos mais ágeis e simplificados.

Com o software, a fábrica terá maior controle dos itens, conforme as datas de validade e fabricação. Tenha o controle do estoque por identificação de lote, assim, a equipe acompanha as movimentações do produto. Por exemplo: transferência de local, saída para vendas, etc. Além do mais, o ERP ajuda no:

  • Rastreio da mercadoria pelo seu número de lote ou série;
  • Relatórios relacionados ao lote do produto;
  • Verificação de lotes que estão próximos da validade ou que já venceram;
  • Entre outras possibilidades.

Além dos benefícios que o sistema traz em relação à gestão da produção e logística, também há outras vantagens, como:

  • Histórico de atividades de cada área;
  • Controle de permissão de acesso;
  • Ajuda com informações valiosas para o planejamento e ajustes na produção;
  • Otimização da rotina do seu negócio, assegurando uma padronização de processos;
  • Entre outras.

O Viasoft Korp ERP está à disposição das empresas para auxiliar com a identificação, rastreio e controle de lotes de fabricação, ajudar com a movimentação de estoque, gestão da qualidade, etc. Conheça os módulos do sistema.

Se preferir, converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas.