Nas empresas, a cadeia de distribuição geralmente tem vários desafios, por exemplo, evitar erros no controle de expedição. E, o ERP é uma excelente ferramenta para ajudar as instituições com a redução das falhas no processo de envio dos materiais.

Entre os problemas mais frequentes da expedição, estão: as avarias, o alto volume de trocas e devoluções, e entregas erradas. Assim, gerando retrabalho à equipe e prejuízo financeiro. Tudo isso, pode ser solucionado com um controle adequado. Esse controle inclui um planejamento assertivo, organização e foco na prevenção de erros.

Lembrando que, ao melhorar a expedição e o processo logístico, é possível otimizar a satisfação do cliente. Dessa forma, impactando positivamente nos lucros do negócio.

A seguir, veja os erros de expedição mais comuns e como evitá-los:

1 – Não gerar uma lista de separação

A lista de separação ajuda não só na divisão dos pedidos, como na preparação dos mesmos. Então, se a empresa não gerar essa lista podem ocorrer problemas que afetam a operação. Veja alguns exemplos: separação incorreta de mercadorias, descuido na data de vencimento dos itens, esquecimento de itens durante a separação, etc.

Essa listagem com os pedidos que devem ir para separação pode ser emitida por meio do software ERP (Enterprise Resource Planning). Ao manter o padrão de imprimi-la o resultado é a diminuição de erros no processo de coleta. Além disso, a equipe pode tratar da separação dos pedidos com mais agilidade.

Geralmente, a lista contém dados como: nome do produto, localização no estoque, quantidade, código de barras, entre outras informações.

2 – Descuido com as embalagens

Depois da separação, acontece o processo de empacotamento, que pode ser um berço de problemas, caso a indústria não tenha cuidado com a embalagem. Nesse sentido, as empresas precisam redobrar a atenção com as condições do empacotamento de produtos.

Para que não ocorra a entrega de artigos quebrados ou amassados, busque ter a certeza de que os itens estão em caixas estruturadas e com o tamanho adequado. Além disso, vale uma dedicação especial para os itens sensíveis. Então, inclua papel ou plástico bolha, se necessário. No momento de fechar as caixas, lacre as embalagens e insira as etiquetas.

Toda essa cautela ajuda a reduzir os erros na expedição e na entrega do produto, consequentemente, refletindo em uma imagem positiva da empresa perante o cliente.

3 – Falta de planejamento do transporte

Se a empresa deseja ter êxito na expedição de itens, precisa fazer o planejamento do transporte. Sendo assim, a equipe deve compreender a dimensão da frota, a fim de conduzir o fluxo de entregas, escolhendo os veículos e rotas de maneira correta.

Veja alguns pontos que precisam ser considerados: capacidade do veículo em relação ao peso e volume da carga, quantidade de viagens, planejamento de rotas, especificações técnicas para o transporte das mercadorias, etc.

Logicamente, são muitos dados ao mesmo tempo. Por isso, conte com o sistema ERP para integrar e organizar todas essas informações. Ao ter o controle dos dados e processos, diminua os prejuízos com a ociosidade ou a falta de veículos, além de outros erros.

4 – Falta de equipamentos

Manter os equipamentos necessários auxilia a empresa no controle do estoque e a impedir erros operacionais. Portanto, mantenha um layout de armazenagem e distribuição inteligentes, de acordo com o giro dos itens, ciclos sazonais, entre outros fatores.

Para isso, tenha equipamentos para o funcionamento da distribuição, como esteiras, carro shuttle e outros recursos. Essas ferramentas melhoram a entrada e saída de mercadorias e ajudam na localização rápida dos artigos, além de melhorar o aproveitamento do ambiente.

5 – Não investir em tecnologia

Por meio da tecnologia, tenha o controle da expedição e do negócio como um todo na palma das mãos. Afinal, através do sistema ERP, a empresa consegue agilizar e melhorar os processos corporativos, evitar erros, além de inovar com facilidade.

O sistema de gestão ERP permite que a companhia armazene os dados sobre os pedidos e estoque em apenas um local, além de viabilizar a automatização da contagem dos produtos e a emissão de documentos administrativos e fiscais, entre diversas outras funcionalidades.

O Viasoft Korp ERP ajuda as empresas com a gestão e controle das rotinas de estoque, expedição, financeiro, contábil, de engenharia, entre outras áreas. Ou seja, a plataforma possibilita tanto a gestão empresarial quanto a automação de processos. Dessa forma, melhora a produtividade, o fluxo de produtos e diminui as falhas operacionais e de administração.

Os erros na expedição de artigos trazem muitos problemas, como a insatisfação dos consumidores, prejuízos de imagem e financeiros, além de perda de tempo. Por isso, busque soluções para minimizar as falhas e aprimore as estratégias dos processos logísticos, a fim de manter o negócio lucrativo e competitivo no mercado.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de compartilhar sua mensagem conosco.