Contar com o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é uma ótima alternativa para instituições que pretendem fazer a gestão de ativos de modo eficiente. Afinal, o sistema disponibiliza um conjunto de ferramentas para o controle e organização dos bens industriais.

Sendo assim, sua equipe pode usar o software para fazer o balanceamento de custos, analisar a performance planejada, identificar riscos, entre outras ações. Ou seja, o ERP viabiliza que a empresa tenha um planejamento eficaz de patrimônios e mais assertividade na gestão de ativos.

Por que preocupar-se com a gestão de ativos?

Esse gerenciamento garante o uso adequado dos bens da empresa. Dessa forma, o time melhora a manutenção dos patrimônios, otimiza a programação das trocas de máquinas, organiza a compra de novos equipamentos, entre outras demandas.

Além disso, ao ter uma visão 360° dos ativos da indústria, é possível diminuir desperdícios. Por exemplo: reduzir o gasto com máquinas paradas pela falta de manutenção preventiva, aumentar a vida útil dos bens, reduzir os riscos de falhas no desempenho das máquinas e equipamentos, etc.

Utilizando o ERP para o gerenciamento de ativos

Primeiramente, busque um ERP que atenda realmente às necessidades e demandas da indústria em que você trabalha. Veja aquelas opções do mercado que melhor se adéquam à companhia. Em seguida, análise os prós e contras de cada uma, incluindo flexibilização e personalização do sistema, custos, suporte, entre outros requisitos.

Feito isso, marque uma conversa com os fornecedores potenciais. Nessa fase, não deixe de visualizar os módulos do Viasoft Korp ERP, um sistema especializado em processos industriais, que está no mercado há mais de 20 anos.

Obs: para começar a gestão de ativos no sistema, será necessário realizar um inventário completo na empresa para coletar os dados sobre os ativos da fábrica. Afinal, a plataforma precisa receber informações atualizadas e corretas para iniciar a automação e geração de relatórios e dashboards.

Além disso, tenha uma equipe qualificada tecnicamente e bem treinada para usar o ERP, investir no conhecimento dos colaboradores influencia diretamente nos resultados empresariais. Envolver os funcionários nos processos de mudança, não só motiva a equipe como também viabiliza uma implantação mais rápida e adequada.

De que maneira o ERP ajuda a equipe com a gestão de ativos?

Além de ajudar com uma melhor qualidade e manutenção dos ativos físicos, esse gerenciamento realizado por meio do ERP possibilita:

  • Maiores chances de assertividade no orçamento corporativo;
  • Planejamento da manutenção preventiva;
  • Aumento da produtividade;
  • Controle de estoque.

Com a gestão de ativos feita com o apoio do ERP, a indústria consegue automatizar processos, obter informações em tempo real, integrar dados de diferentes departamentos, entre outras ações. Desse modo, tornando a gestão de bens mais efetiva e ágil.

Outro grande benefício de contar com o ERP é a integração de dados em um único lugar. Ou seja, a probabilidade de desencontro de informações é menor, há rapidez ao unir os dados, facilidade de acesso e na comunicação, entre outras melhorias.

Para saber mais sobre os módulos e possibilidades do Viasoft Korp ERP, entre em contato com um de nossos consultores. Se preferir, deixe sua dúvida nos comentários ou em nossas redes sociais.