Uma das responsabilidades do setor financeiro e dos gestores da indústria é assegurar a saúde financeira do negócio. Se a empresa não cuida das finanças, várias adversidades podem surgir. Por exemplo: baixos indicadores, menor poder de negociação, acúmulo de contas, etc.

Por isso, é necessário utilizar ferramentas que melhorem o desempenho dos processos e aumentem a confiabilidade dos resultados. Conheça os benefícios do sistema ERP para o setor financeiro da indústria.

Por que utilizar o ERP na gestão financeira?

O software ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) tem como objetivo mesclar diversas ferramentas em um único sistema. Além disso, é possível obter uma fácil integração entre os departamentos com o apoio da plataforma.

Essas características ajudam o financeiro com a demanda de análises e processos. Desse modo, tem-se um elevado nível de confiabilidade nas avaliações e resultados, além de uma excelente estruturação das informações.

4 benefícios do ERP para o setor financeiro da sua indústria

Veja algumas vantagens ao adotar um ERP para gerenciar as rotinas e informações do departamento financeiro, a seguir:

1 – Redução de custos

A integração entre os processos industriais com o apoio do ERP, permite que o setor financeiro visualize de forma rápida as receitas e custos gerados pelos setores. Assim, há uma visão geral e específica dos valores e fica mais fácil criar boas soluções para reduzir despesas e aplicar os recursos monetários em áreas estratégicas do negócio.

2 – Operações financeiras mais seguras

O setor financeiro trabalha com informações complexas e confidenciais. Portanto, o armazenamento desses dados precisa estar em local seguro, evitando o extravio de registros financeiros, e consequentemente, impedindo prejuízos ao negócio tanto no sentido estratégico, quanto no âmbito tributário.

Nessa situação, o ERP auxilia a equipe com o armazenamento dos dados de maneira segura, estabelecendo níveis de hierarquia de acesso e visualização de históricos de navegação. Ou seja, garante-se que apenas usuários autorizados tenham acesso aos registros.

3 – Melhore as metas do setor financeiro

Toda empresa precisa de um Planejamento Financeiro com metas, certo?

Se sua equipe quer um auxílio na criação desse plano, utilize o sistema ERP que disponibiliza as informações necessárias para uma gestão e planejamento assertivos. Entre os vários objetivos, elaborem alguns que sejam possíveis de cumprir com o pouco tempo e baixo custo.

4 – Minimização de erros

O financeiro trabalha com dados, valores, legislação fiscal, cálculos de tributação, entre outras atividades complexas. Por esse motivo, dúvidas nesses processos precisam ser minimizadas ao máximo. Dessa forma, evitando a divergência de informações e prejuízos.

Então, ao implementar o ERP, você assegura uma diminuição de erros, pois várias tarefas podem ser automatizadas, portanto, mais precisas. Sem falar que, garante-se que os processos estejam de acordo com os tributos e regras vigentes.

Você acredita que o ERP pode melhorar a gestão financeira da sua indústria? Conheça as vantagens e possibilidades do Viasoft Korp ERP.

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Então, envie-nos uma mensagem nos comentários.