Ainda não entendeu a importância de ter uma cultura data driven? Então, veja este exemplo:
Imagine que o gestor de uma indústria deseja saber qual região do Brasil deve focar seus investimentos. No Sudeste, há maior número de compras do produto fabricado e, a princípio, esta informação seria um indicativo que levaria à tomada de decisão.
No entanto, o que este gestor não sabe é que este grande volume de vendas ocorre apenas pelo tamanho da população e não porque as pessoas de lá realmente possuem preferência pela marca. Na verdade, o produto em questão é a 5ª opção entre os concorrentes naquele local.
Ou seja, por não conseguir enxergar o cenário de forma ampla, a empresa comete um erro e acaba, consequentemente, provocando um enorme prejuízo.
Você já vivenciou uma situação semelhante a esta descrita acima? Existem diversas variáveis que podem afetar os negócios. Muitas vezes, as instabilidades e flutuações do mercado levam os dirigentes das empresas a tomarem decisões de forma empírica e intuitiva.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre a cultura data driven, como implementá-la e que soluções tecnológicas podem ajudar nesta tarefa!
O que é uma cultura data driven?
Quando uma empresa adota a cultura data driven, todas as decisões são embasadas em dados científicos. Existe um esforço cíclico de coleta, gerenciamento, análise e ação a partir da interpretação das informações. Depois que esta ação é executada, seu resultado ainda deve ser monitorado para reavaliar a situação e estabelecer novas estratégias.
Inserindo uma cultura organizacional voltada para dados na rotina da empresa, é possível atuar em conjunto para prever possíveis cenários. Dessa forma, pode-se evitar riscos e acelerar o crescimento da empresa.
Afinal, saber é poder! E quanto mais complexo, minucioso e multidisciplinar for o conhecimento, maiores são as chances de tirar proveito das circunstâncias ao redor.
A bagagem e conhecimento do gestor possuem de fato grande importância na obtenção de resultados. No entanto, a falta de uma ou mais informações chaves podem prejudicar a análise, tornando-as imprecisas.
É preciso captar estas informações de diferentes fontes, fazendo um cruzamento de múltiplos dados para que os gestores possam tomar uma decisão mais assertiva.
Além de saber do tempo de produção, custo e margem de lucro, é fundamental questionar acerca das mudanças na demanda e do comportamento do público que consumirá aquele determinado produto.
- Será que a embalagem está atendendo bem às necessidades ou desejos dos consumidores?
- Qual região opta pela concorrência e qual tipo de produto podemos oferecer a estas pessoas para que comecem a comprar da nossa marca?
Estes são alguns exemplos de perguntas que podem ser solucionadas se a empresa adotar uma cultura de gestão guiada por dados, apoiada pela utilização de um bom ERP (também conhecido no Brasil como “Sistema de Gestão Empresarial”).
Como implementar uma cultura data driven?
Para adotar uma cultura de dados na empresa, é preciso entender sua importância e dispor de esforços para colocá-la em prática. Confira abaixo como implementar esta ideia!
Contratar e capacitar a equipe
Um dos problemas que podem surgir ao buscar uma cultura data driven é o uso inadequado das informações obtidas. Isso acontece quando não há uma equipe capacitada para explorá-las de forma estratégica. Esta capacidade de extrair insights preciosos à empresa depende da criatividade e bagagem de cada um.
Por isso, o primeiro passo é encontrar profissionais qualificados, que estejam engajados com assuntos de tecnologia e inovação. São 3 perfis desejados:
- TI: Pessoas que possam auxiliar no uso de tecnologias para captação e controle dos dados.
- Marketing: Pessoas que possam auxiliar na estratégia do negócio a partir da análise de dados, além do comportamento e tendências do mercado.
- Analista de negócios: Pessoas antenadas no mercado, que possam combinar habilidades analíticas e conhecimentos técnicos para interpretar os dados recebidos, com objetivo de visualizar os impactos sobre os processos da empresa e os ajustes necessários.
Você também pode capacitar o recurso humano que já possui, investindo em cursos e workshops para colaboradores. Todos os envolvidos na empresa precisam compreender a cultura de dados, suas vantagens e como funciona no dia a dia.
O ideal é também comunicar de forma transparente por quais razões está sendo tomada uma decisão ou mudança. Dessa forma, ficará mais fácil consolidar este mindset internamente.
Invista em tecnologia
Para que estes profissionais qualificados possam trabalhar de forma veloz e precisa, é fundamental que haja investimentos da empresa em soluções data driven. Com a evolução de novas tecnologias, escalando para uma Indústria 4.0, hoje existem automações e inteligências artificiais que fazem todo o trabalho “bruto”, permitindo a equipe focar seu tempo e esforço na criação de novas estratégias.
Neste contexto, o ERP – também conhecido no Brasil como “Sistema Integrado de Gestão Empresarial” – surge como uma ferramenta robusta para coletar, armazenar, processar e interpretar dados de forma clara e centralizada para diversos propósitos da indústria.
Implantar um bom ERP na gestão garante a sustentabilidade do negócio a longo prazo, pois traz impactos positivos a todos os setores da empresa – marketing, financeiro, manufatura, qualidade, vendas, entre outros.
Benefícios do ERP Korp
Resumidamente, o ERP da Korp é uma ferramenta completa para implementação da cultura de gestão guiada por dados. Isso porque, através da automação de processos, a ferramenta pode:
- Otimizar o tempo de trabalho;
- Aumentar a produtividade;
- Identificar falhas e melhorias;
- Melhorar a tomada de decisões;
- Aumentar a segurança das informações;
- Obter controle maior sobre os prazos;
- Fornecer dados ágeis e precisos aos gestores.
A Korp atua há mais de 30 anos em soluções de gestão para a indústria. Revolucionamos a maneira de gerir processos e equipes, trazendo resultados reais para sua empresa.
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