Você quer melhorar a saúde financeira do seu negócio? Sim? Então, trabalhe por uma gestão e controle eficientes das contas a pagar e receber. Desse modo, manter o planejamento em dia fica mais fácil, assim como, a gestão dos lucros.

Administrar as contas a pagar e receber pode parecer algo simples, mas muitas instituições não sabem como melhorar esse controle, e por isso, acabam comprometendo a saúde financeira. As contas servem como um indicador do nível de estabilidade financeira da organização. Portanto, busque conhecimento nessa área, e aplique boas práticas que auxiliem no controle financeiro.

Veja a seguir, algumas dicas para equilibrar as contas da sua empresa:

Registre todas as operações

A gestão das contas a pagar e receber é uma tarefa operacional. Sendo assim, menos complexa do que um planejamento financeiro. Inicialmente, é necessário registrar todo o fluxo de caixa, entradas e saídas, e conferir se estão programadas, conforme planejado. Nesse sentido, o mais importante é ser cuidadoso e preciso. Qualquer erro, pode gerar um desencontro e provocar um desequilíbrio nas contas.

Gerencie a inadimplência dos clientes

Tenha sob controle todos os clientes inadimplentes. Dessa maneira, é possível prever todas as contas a receber pendentes. Para isso, utilize a régua de cobrança.

A régua de cobrança impede que sua empresa esqueça as faturas pendentes, pelo contrário, inicia o controle antes mesmo do vencimento. Então, por meio dela, acompanhe os consumidores devedores e mantenha contato via e-mail, ligação ou SMS. Envie mensagens específicas de cobrança, lembretes de faturas pendentes, etc.

Esse controle não é fácil para ser realizado manualmente. Então, conte com a ajuda de algumas ferramentas de gestão, como um sistema ERP ou CRM.

Por que utilizar o ERP para controlar as contas a pagar e receber?

Implantar o sistema ERP, proporciona a ampliação do controle, e a integração entre os departamentos da empresa. O ERP auxilia ainda na automatização de processos e na redução de erros ou desatenção operacional. Além disso, ajuda os gestores com a tomada de decisões por meio de relatórios personalizados, que trazem uma visão geral do fluxo de caixa, registros e contatos dos clientes.

Aplicar essas práticas, juntamente ao planejamento financeiro, permite que o seu negócio tenha um controle das contas a pagar e receber mais assertivo. Com isso, é possível alcançar bons resultados diante do mercado e concorrência.

Conheça as possibilidades do Viasoft Korp ERP, e realize o controle das contas a pagar e receber da sua empresa.

Dúvidas ou sugestões? Envie-nos uma mensagem.