APS é uma sigla em inglês para designar Advanced Planning and Scheduling (em português, Planejamento Avançado de Produção). Na prática, o sistema APS ajuda a programar a produção e sugere sequenciamentos para cada máquina da indústria.

Entenda neste artigo os benefícios da plataforma APS e como funciona.

Para que serve o sistema de Planejamento Avançado de Produção (APS)?

O principal foco do APS é otimizar a sequência produtiva da fábrica, a fim de melhorar o uso de recursos. Além disso, a empresa consegue aperfeiçoar a performance e a produtividade do pessoal.

Geralmente, ao longo do tempo, as companhias ampliam seu leque de produtos e têm um aumento na demanda de produção. Por isso, planejar de modo eficiente os processos precisa fazer parte das prioridades do negócio. Nesse momento, entra o sistema de Planejamento Avançado de Produção (APS), que dá apoio aos gestores industriais e ajuda a tornar a empresa mais produtiva e lucrativa.

Confira as vantagens de usar o sistema APS

Ao fazer a programação e sequenciamento da produção por meio do sistema, a indústria se beneficia de várias formas, veja algumas delas a seguir.

1. Nivelar os recursos ao mesmo tempo

Comumente, o nivelamento de recursos é feito um a um, por isso, pode levar um bom tempo, muitas vezes gerando uma programação desatualizada. Mas, com o sistema de Planejamento Avançado de Produção é possível fazer o nivelamento simultâneo de todos os recursos de modo rápido.

2. Estipular a prioridade do processo produtivo

Não é nada fácil definir o que deve entrar na máquina primeiro, ainda mais em grandes empresas. Mas, o software APS viabiliza avaliar diferentes critérios de priorização a fim de definir as sequências. Então, você e sua equipe conseguem determinar a melhor ordem de prioridade, compreender qual produto gera a maior receita, aquela que pode gerar maior multa por atraso, etc.

3. Melhorar o nível de utilização das máquinas

Com o apoio do APS, mantenha o sincronismo entre as operações. Dessa forma, a indústria reduz significativamente o tempo de espera das máquinas que têm demanda e ficam paradas aguardando a conclusão de uma fase anterior.

4. Reduzir os tempos de setups

Você sabia que itens iguais, semelhantes ou com a mesma configuração de máquina para produção podem ser feitos em sequência, a fim de aproveitar o tempo de setup? Sendo assim, conte com o APS para estabelecer uma matriz de setup com o objetivo de criar a melhor programação.

5. Diminuir horas extras

Muitas fábricas precisam de horas extras de modo imediato a fim de aumentar a sua capacidade e atender as demandas. Mas, por meio do sistema de Planejamento Avançado de Produção, há a possibilidade de contratar horas extras apenas para os recursos críticos em situações críticas. Dessa maneira, otimizando a gestão do calendário do pessoal e reduzindo custos.

6. Otimizar a comunicação entre os departamentos

Para que a programação da cadeia produtiva funcione, os setores precisam se comunicar constantemente. Em especial, o comercial, o planejamento e a operação. Então, com o software de Planejamento Avançado de Produção (APS), melhore essa comunicação e o compartilhamento de informações sobre as entregas e listas de tarefas.

Viasoft Korp APS

O sistema Viasoft Korp APS tem integração com a maioria dos ERPs do mercado. Sendo assim, faça a implementação de maneira fácil. Além disso, o software permite realizar a simulação de diferentes tipos de cenários da sua produção. Nesse sentido, escolha o melhor cenário e aplique na empresa.

Outro ponto interessante desta plataforma é que você pode controlar totalmente a produção e visualizar com agilidade os processos e sequenciamentos em um gráfico de Gantt.

Entre em contato com um de nossos consultores e tire suas dúvidas sobre o Viasoft Korp APS.

Dê o play para saber mais sobre o nosso APS: